oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

5.10.10

Breve história do dia 5 de Outubro de 1910


Ora hoje comemora-se uma coisa que foi... um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português? Não, nada disso, hoje comemora-se uma coisa que foi um cavalheiro que desfilou uma rua a baixo com uma bandeira branca na mão e as pessoas que estavam à janela ou à varanda (o José Relvas por exemplo estava à varanda, à varanda da câmara municipal de Lisboa), e que estavam na rua e dentro dos carros (Ford, os carros em 1910 eram todos Ford) pensaram que a monarquia estava a... render-se.

O cavalheiro era um diplomata Alemão e as pessoas que pensaram que a monarquia estava a render-se eram Portuguesas. Como é que se chama a isto? Implantação da quê?

A Década de 10 (1910) foi marcada por grandes acontecimentos mundiais (a revolução Russa, a 1ª guerra mundial, o Titanic afundou-se, ...) Portugal não ia agora ficar para trás.
..
A imagem lá em cima (para os que pensam que me enganei), representa o símbolo da República Francesa num quadro de Eugène Delacroix (não, não me enganei), podia ter publicado uma imagem com o símbolo da República Portuguesa, mas era igual. A única diferença é que a nossa República é uma alentejana de Arraiolos.

Sem comentários: