oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.4.08

Aos meus Heróis

Passei ao lado do Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil Martins em Lisboa um destes dias. Ia de carro, ia para casa. 60 segundos parada no sinal " ... aos que vão dormir aqui, ..." e depois arranquei. Digo sempre esta frase, para vós incompleta. Lembrei-me disto a propósito do (re) encontro com a Dr.ª Carla F. (como se eu precisasse disso para me lembrar que passei ao lado do IPO, que passei ao lado, repito)
A minha homenagem à Dr.ª Rita Palmeiro que operou a Vera (a nossa miuda cute) em 2006, a minha homenagem à Dr.ª Carla e à minha amiga Sandra Godinho e ao meu querido Hugo, aos pais, aos filhos, aos irmãos, avós, familiares, enfermeiras (os), auxiliares, educadoras, voluntários. Eu vim para casa, eles não. Eu cheguei a casa, eles estão parados num sinal. Enquanto escrevo, eles estão parados num sinal, à espera... Eu fiquei 60 segundos e estava do lado de fora e mesmo assim custou-me (uma beca, gosto tanto de ti Hugo). Fui dormir a casa, o mundo é injusto. Eles não. O mundo é desigual. Em especial à unidade de cuidados paliativos, a minha homenagem. Vocês (todos) são os meus heróis.
"... ninguém que aqui entre conseguirá evitar a sensação de
que, de repente o mundo ficou virado do avesso. E é esta imagem que faz com que
quase todos os que por aqui passam, ponham em causa muitas das suas prioridades,
relativizem os seus problemas e sobretudo, olhem para a vida de outra forma. A
taxa de sucesso dos tratamentos felizmente aumentou... Mesmo assim são muitos os
meninos que perdem a guerra contra a doença. O mal ataca as crianças e as
famílias... O mal também vai moendo quem com ele trava uma batalha diária. O
pessoal do IPO está sujeito a níveis de desgaste terríveis. Médicos, enfermeiras
e educadoras contam como aprenderam a lidar com as perdas... Tudo pode mudar, a
qualquer momento, inesperadamente e para sempre, a frase é do escritor Paul
Auster e não se refere especificamente ao cancro. Mas certamente que todos os
que algum dia já tiveram de lidar com esta doença sentirão que esta frase também
lhes pertence. Porque todos aprenderam que o amanhã é incerto..."
Reportagem SIC : "O Mundo ao Contrário" Jornalistas:
Cristina Boavida e Paulo Cepa (Imagem) Edição de Imagem: João Ricardo Santos
Grafismo: Rita Esteves Correia Pós-produção Áudio: Pedro Godinho Produção:
Isabel Mendonça Coordenação: Daniel Cruzeiro Direcção: Alcides Vieira

2 comentários:

Carla Boavida disse...

Como está a "nossa Vera?" Espero que bem, há-de estar, um beijinho para ela e um beijinho para si, o seu Post é um balsamo, ainda estou a sentir o efeito. Agradeço em nome de toda a "familia". Felicidades

Carmina Burana disse...

A nossa "miudacute" está bem. Vai encontrá-la por aí (neste blogue).
Um beijo