oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

16.4.09

Socorro tenho uma homónima!

Isto de não registar a marca ™ (trade mark) é no que dá. Não ter um ® no nome. Agora (ao fim destes anos todos) encontrei uma homónima. Não encontrei bem, a verdade é que foi ela (a outra! ou serei eu a outra??) que me encontrou a mim. A outra Maria João Viana. Isto de não criar uma patente, de confiar que não virá alguém assinar como eu, responder pelo mesmo nome e esta sensação (quando me envia e-mail's) de eu estar a abrir correio de mim para mim, um dia, tinha que dar nisto.
Homónimas são as palavras que têm a mesma grafia e fonia (escrevem-se de maneira igual e lêem-se da mesma forma) porém! têm significados diferentes (ou seja, pode ser que os meus dias de exclusividade ainda não tenham acabado:))
..
12 Fevereiro 2009
..
"Há algum tempo atrás fiz uma curiosa e interessante
descoberta. Tenho uma homónima. A curiosidade é que partilhamos além do nome
alguns gostos. Mais especificamente o gosto pela música e pela escrita (...)
Para além do nome, o gosto por Carl Orff também se revela curioso. Embora não da
mesma forma, mas o facto de já ter executado, no Côro da Escola de Música do
Conservatório Nacional, há muito tempo, a sua obra "Catulli Carmina" e assentar
a minha prática pedagógica na metodologia Orff, faz com que a paixão da minha
homónima por Orff seja mais um elo de ligação entre nós. Este mesmo nome, Orff,
e o facto de estar tão intimamente ligado ao ensino da música a crianças,
continuando a demonstrar a sua capacidade de se destacar, quer como pedagogo
como compositor, cria mais um laço entre este nosso nome: A ligação às crianças.
Da minha parte, aos meus alunos, e da minha homónima, ao seu filho, a quem
dedica o seu blog e através do qual a pude descobrir (...)
..
Maria joão Viana, Madeira Portugal, in Textos&Textos
..
Para ler na íntegra, clique aqui .
..

Não fui a tempo de registar a patente do nome (há, minha querida, há imensas Maria João Viana's para além de nós, pelo menos o google diz que sim) mas pelo sim pelo não, vou fazer uma cópia de segurança do meu código genético não vá o diabo tece-las. É que de homónimas como nós está o mundo cheio, agora aparecer aqui um clone deste magnífico exemplo de engenharia genética (que sou eu) é que já era pior, como diz a Rainha Reles "Livra... olha duas!"

(o prazer é meu, de ler-te e de ter-te como homónima) um beijo.

50 comentários:

Becas disse...

Espero que a homónima não seja gira e inteligente como tu porque duas... aah! eu não aguento! ☺

Carmina Burana disse...

Essa do "aah! eu não aguento!"
é ™ (trade mark), tem ® (marca registada) , © (direitos de autor)!

Carmina Burana disse...

E ela (a minha homónima) é mesmo gira e inteligente. Aguenta-te.

Becas disse...

Ele diz isso mas lá tem aguentado.

Rainha Reles disse...

Ena ena! parabéns, uma homónima... e não te preocupes não teres tirado a patente, não seres ® (marca registada), tu és ÚNICA (Graças a Deus!)

Rainha Reles disse...

Livra... olha duas.

MiudaCute disse...

LOL!
Quiçá uma prima nova!
Conta-me tudo...

MiudaCute disse...

Também é escritora?

Carmina Burana disse...

Também gosta de escrever.

Anónimo disse...

Sério?
Gira e inteligente como tu, gosta de escrever, isso não é uma homónima, é uma fotocópia, um copy paste...

david

Carmina Burana disse...

Um dejá vù?

Anónimo disse...

Também.

david

MiudaCute disse...

Onde é que vive a tua homónima?

Carmina Burana disse...

Ó que cuscos pá.

Jo disse...

É engraçado. Nem sei porquê, não me tinha ocorrido antes que podias ter postado qualquer coisa sobre a nossa descoberta...
Foi com aquela expressão de "sorrir para o monitor" (como se do outro lado nos vissem) que li o teu texto, e, me diverti a ler os comentários. Obrigada pelos elogios (sabem sempre bem).
Aproveito para dizer que acabei de escrever sobre Carmina Burana no meu blog...
E esclarecendo os curiosos (ou curiosas), vivo na Madeira, mas sou lisboeta de coração (ou alfacinha de gema...)
Bjs
Maria João Viana (a outra)
Nota: é sempre um prazer ler-te...

Gema disse...

Madeira? Tinha que ser! :D
Mais um(a) emigrante.

Gema disse...

Maria João: Este blogue está cheio de (adoráveis) emigrantes (eu incluída, nasci em Lx vivo em São Paulo), é uma coisa boa.
Este blogue encurta a distância e as saudades, às vezes é uma espécie de "café ponto d' encontro" e quando estamos aqui parece que o oceano não nos separa, nem o fuso horário existe.
Bem-vinda.

MiudaCute disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MiudaCute disse...

Madeira ainda não “tínhamos” ninguém pois não! LOOOL
São Paulo, Londres, Los Angeles e a estadia do Becas em Itália (a Itália nunca mais foi aquilo que era!), dos arquipélagos ainda não "tínhamos" ninguém, espero que dê notícias da Madeira porque as que chegam aqui ao continente às vezes vêm um nadinha falsificadas :)

MiudaCute disse...

Ah! E quanto ao nome: Maria João Viana não nos confunde nem nos faz confusão nenhuma porque à (nossa) Maria João Viana chamamos tudo menos isso, é Pocaontas, Carmina Bê, mel, ...

João Ayres disse...

.. sininho (é outra alcunha) mas não é a sininho do peter pan é a do "fazes-me falta da Inês Pedrosa)

João Ayres disse...

bom dia!
(são 08:00AM em Los Angeles, não, o fuso horário parece que não existe, mas o oceano existe e deve ter um ralo e quando eu descobrir o ralo esvazio o oceano que não me serve para nada a não ser para eu ter que andar de avião)

João Ayres disse...

ás vezes também dá ares de pluralismo cultural, este blogue. (agora bebia um café Carmina bê a ver se esta coisa do fuso horário melhora)

Jo disse...

Quem bem recebida que sou aqui.
Sinto-me em casa...
É como diz a Gema. Este blog (e os blogues em geral)encurta as distâncias...
Espero continuar a ler-vos. É sempre um prazer.(Fico a sorrir para o monitor. Se os meus colegas me apanham, dizem que estou tolinha!)
Notícias da Madeira, darei concerteza! Com todo o prazer. O que eu souber, passo a palavra...mas já vos digo...não ligo muito ao que eles dizem por aqui...É que às vezes é cada uma, que o melhor é nem ouvir...

Jo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Ayres disse...

serve-me o café depressa porque eu de repente tenho duas, duas! maria joão viana´s aqui e duas, eu juro que não aguento

Carmina Burana disse...

(estou a rir!)
Serve-me tu um café João Ayres, pode ser um starbucks (café americano) e outro para a minha homónima.

João Ayres disse...

sabes que para além de teres uma homónima também tens um outro "eu"?

Carmina Burana disse...

Só dizes disparates.

Becas disse...

Agora é a duplicar (eh! eh!). Aguenta-te.

Carmina Burana disse...

Podes sempre falar do tempo Jo! Que tempo faz na Madeira?

Carmina Burana disse...

É provável que aqui te "sintas em casa sim" (em casa de gente doida a maior parte das vezes).

Rainha Reles disse...

Agora é a duplicar (Ah! Ah! Ah! deixa-me rir). Aguenta-te (João Ayres)

Rainha Reles disse...

Eu trouxe um café (é lavazza) mas é para a Jo, para lhe dar as boas vindas, para ti João Ayres, trago aqui uns calmantes...

Rainha Reles disse...

É que tu és um rapaz electrico, duas então, dão-te cabo da... resistência toda.

Jo disse...

Muito Obrigada pelo cafezinho.Que bem que sabe.
Quanto às gargalhadas, tento sempre fazer essas figuras em casa. Mas sempre há aqueles que me veêm a rir e vêem espreitar. Não deixa de ser como aquela sensação de quando tropeças quando vais na rua sozinho...logo em seguida olhas para todo o lado, a ver se alguém te viu, e quando concluis que ninguém te ligou, começas a sentir o lábio superior a querer subir para esboçar um sorriso, mas estás sozinho no meio da rua...não fica bem ir a rir sozinho...É quase assim...
O tempo...aaahhhh o tempo aqui é bom... Esfriou. Hoje está frio. (22º na minha cozinha, mas está frio)

Jo disse...

O bom é que normalmente, durante o dia está um sol magnífico. Tenho o privilégio de ver o mar sempre que estou a sair de casa. Só não o vejo quando acordo, porque as janelas estão fechadas...(na vã tentativa de prolongar a noite por mais um pouco...para dormir mais um pouquinho...) O tempo está bom.

Carmina Burana disse...

Pronto, encontrei mais 2 semelhanças:
"tentativa de prolongar a noite por mais um pouco...para dormir mais um pouquinho"
eu também sou pouco dorminhoca sou, se não tivesse filho, aos fins de semana era até ao meio-dia.
"22º na minha cozinha, mas está frio"
também sou friorenta (e aqui muita gente deve ter rido com os 22º e é frio!), mas como eu te compreendo, 22º é frio sim, aos 32 é que a coisa começa a melhorar.
Daqui a bocado somos sinónimas em vez de homónimas.

Bruno Nogueira disse...

Maria João Viana II: Nada de perguntas pessoais, até porque tenho medo (tremo só de pensar nisso) que sejas tão fascinante quanto a Maria João Viana I e depois ainda fico mais embasbacado, o que eu pergunto é se o Alberto João Jardim açambarca os órgãos de informação na Madeira e depois só “passa” aquilo que lhe convém ou se é tudo mentira, inveja dele ser um rapaz alto e magro (como eu) e educadinho. E de boas famílias. Era isso.

Bruno Nogueira outra vez disse...

Ah! Não é preciso responder (uma vez que eu sei a resposta, não me lembro agora, mas sei) e também porque não vou ficar aqui à espera e não sei se volto.

Carmina Burana disse...

Eu até percebo que tenhas vindo aqui comentar, eu Maria I, a homónima Maria II, a Rainha Reles 3, isto fez-te lembrar o Programa da Maria :D

Carmina Burana disse...

Como está a Maria?

Bruno Nogueira só para rematar disse...

Gostaste da analogia?

Carmina Burana disse...

Não sabia que agora eras analógico...

Bruno Nogueira ainda não é desta disse...

Eu era digital, agora (por causa da crise) sou analógico.

Carmina Burana disse...

Mas ficaste na mesma. Não se nota nada.

Bruno Nogueira parece que é desta disse...

Achas? Então, sendo assim adeus, vou para o meu blog.

Carmina Burana disse...

É que ficas-te mesmo na mesma…

Bruno Nogueira por acaso não deixei ficar por aí umas chaves assim assim não? disse...

>

Carmina Burana disse...

Se forem do Areeiro, não tas devolvo, fico com elas.
(ps: este comentário é para o rapaz das chaves do areeiro)