oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

8.3.09

O meu PAI no museu de todos os sonhos

O meu pai (o avozinho João) tem parte do seu espólio de brinquedos que faz com as suas próprias mãos em exposição aqui, e vão ficar expostos até ao Verão deste ano, depois disso, algumas peças ficarão a figurar (para sempre) no Museu de todos os sonhos.
..
Se há museu que fica bem ao meu pai é o museu do brinquedo, também ficava bem o do ar porque o meu pai é um bocado aéreo ou o de arte antiga ou o da música (o da música ficava-lhe a matar) mas se há museu que fica bem ao meu pai é o museu do brinquedo. Ele faz brinquedos desde a minha infância e os que me lembro melhor são dos que fazia com a casca dos pinheiros que havia ao cimo da casa da avó M.ª José no Tortozendo (tive um telefone, uma guitarra, um barco, uma boneca com a minha cara!...), no museu do brinquedo está lá a infância que o meu pai não viveu, mas teve em sonhos.
....

Barco, espigueiros e carroça em madeira e papel.

Moinhos, casinhas e igreja

carros antigos e aldeia das casinhas

carroças e espigueiro


..
Colecção executada por João Domingos Viana
(ao cimo dois moinhos tradicionais holandeses oferecidos pela embaixada da Holanda)

Tenho tanto orgulho em ti PAI, dos brinquedos que fazes com as tuas próprias mãos, de vê-los expostos num museu (fundação) que nos é tão querido, sobretudo agora, nesta fase da nossa vida, que temos o nosso menino (e depois disto pai, nunca mais se vai ouvir falar no espólio do Joe Berardo :))

Foi um dia muito especial também porque tivemos o privilégio de privar com João Arbués Moreira, engenheiro, coleccionador e fundador do museu e a sua mulher (directora do museu) Ana Paula Arbués Moreira.
..
Ana Paula Arbués Moreira, João Arbués Moreira com o nosso filho Miguel Viana da Silva
..
Duas pessoas fascinantes que nos acompanharam durante toda a visita e transformaram as nossas conversas em verdadeiras aulas de história. João Arbués é um homem encantador, um contador de histórias, com uma cultura vastíssima ou não fosse ele, um coleccionador de brinquedos!



" Os brinquedos ajudaram-me a crescer e a perceber o mundo, tornando-se
primordial a sua ligação à história da humanidade (...) A intimidade, as modas,
as guerras, as ideias, a política, a economia ligam-se eternamente ao que cada
brinquedo trás dentro de si."

....

Museu do Brinquedo - Toy Museum - Fundação Arbués Moreira - Rua Visconde de Monserrate - 2710 - 591 SINTRA - Telefone: 219 106 016 Fax: 219 230 059 e-mail: m-brinquedo@museudobrinquedo.pt (O Museu está aberto de 3ª a Domingo, incluindo feriados, das 10:00 às 18:00, encontrando-se encerrado à 2ª - feira)

6 comentários:

Rainha Reles disse...

Parabéns ao PAI!
Choraste aposto.

Carmina Burana disse...

Mal olhei para a vitrine e reconheci os brinquedos do meu pai... não chorei, mas fiquei atrapalhada :)

Becas disse...

A última vez que visitei estava patente uma exposição de para aí 3 mil soldadinhos de chumbo de William Britain alusivas à "Pax Britannica", inesquecível!
Recordo-me também da vitrine dos soldados nazis e aquilo ter um vidro claro, a separar um gajo da vontade de agarrar nos soldados todos e brincar aos exercitos ali no chão.

MiudaCute disse...

Pois não! Depois disto nunca mais se vai falar no espólio do Joe Berárdo! Pelo menos nós, não.

MiudaCute disse...

Parabéns avô João! É merecido. Eu tenho um moinho (que privilégio!) que estimo cada dia mais.

Carmina Burana disse...

Estava a brincar Miuda Cute!
O espólio de Joe Berardo é imperdível no CCB em Lisboa ou uma visita on line à sua coleção www.berardocollection.com