oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

15.5.08

Tanto fumo para nada!

O Senhor Primeiro-Ministro foi apanhado a fumar uma cigarrilha a bordo do voo para Caracas. Foi apanhado a prevaricar. Olha meste, hã. A alínea 2 do artigo 4.º da lei do tabaco refere ser proibido fumar nos "transportes rodoviários, ferroviários, aéreos, marítimos e fluviais", então o Senhor PM aprova a Lei e depois já não se lembra? Ai, ai. E depois ainda vem para as estações de rádio com aquela conversa: Ah e tal, Portugueses e Portuguesas e Venezuelanos (já agora) peço perdão e faço aqui uma jura, nunca mais me apanham a prevaricar que eu até já decidi: "Vou deixar de fumar!"
Já não bastava o Chefe da ASAE logo no 1º dia de vigência da Lei ter sido apanhado a fumar cigarrilhas no Casino Estoril? Hum?
O porta-voz da TAP apressou-se a justificar que "pedir para fumar" num voo fretado é tão "normal" como solicitar uma "refeição especial" ou a distribuição de determinados jornais a bordo. Ó com franqueza, então quer dizer que a próxima vez que eu (distraída) puxar de um cigarro (pode ser? É que eu cigarrilhas não gosto) no café Teatro e vier de lá um Senhor com um tom muito consternado:
- A menina se faz favor, não me acenda o cigarro aqui dentro que senão somos todos multados…
Eu posso responder:
- Então mas se o Senhor PM pode… e o Senhor Chefe da ASAE idem, porque é que eu não hei-de poder? Ainda por cima ter vontade de fumar depois do café e antes das pancadinhas de Moliére é uma coisa tão "normal" como "mandar vir uma refeição a bordo", quem diz uma refeição, diz o jornaleco. Vá lá, é só este, eu prometo que amanhã deixo de fumar.
Ó Senhor Primeiro-ministro, o Senhor pague mas é a multazinha está bem? Os 50 a 750 Euros. Que é para aprender a não aprovar Leis, enfim, que depois não apetece mesmo nada cumprir.

54 comentários:

Rainha Reles disse...

Este Post está demais, também, este PM inspira. Olha meste, não sabia que estava a prevaricar… anjinho.

Anónimo disse...

O nosso PM violou a Legislação e deve ser multado. E todo staf que o acompanhava (nos fumos) também deve ser multado. Mais não é um cidadão “qualquer” devia dar o exemplo. Belo Post. Abraço
Paulo
Évora

7 Sóis disse...

O nosso PM foi apanhado a fumar dentro do avião (está bem que daqui à Venezuela o voo é longo), eu não gosto é quando os membros do nosso governo estacionam em qualquer lugar, de preferência onde seja proibido estacionar. Eu, ando para ali às voltas que não sou PM nem nada, isso é que me arrelia! E depois ainda vem o supervisor do voo para Caracas dizer: “Ninguém se importou com o fumo” e depois vem o Sr.Agente da autoridade: “Ah, é o carro do Senhor PM, Ah é o carro do Sr. Valentim, Ah, é o carro da ex mulher do Beto, aquele jogador de futebol, não convém multar. Isso é que …
Não deixem é de passar o cheque dos 200 mil Euros para apoiar a organização da Feira do Livro. Se não é que a gente se chateia a sério, já não basta não se poder fumar nem nas feiras!
Beijos

Becas disse...

A sério? Com que então a fumar cigarrilhas no aviãozinho?
Este PM é uma fonte de insólitos.

Anónimo disse...

Os moralistas, os das leis fanáticas são sempre os 1ºs a prevericar (até os que mais prevericam!)

Assunção
Braga

Anónimo disse...

Devia ter pago a multa e pronto, até porque foi ele que aprovou a Lei do Tabaco na Assembleia da República, devia ter assumido que sabia bem que não podia fumar a bordo de um voo. Também acho que não se deve empolar o caso, mas que é ridículo é. E absurdo. “Eles” não podem achar que estão à margem da Lei só porque são do Governo. (Belo Blogue) Beijinho

M. Helena Dantas
Açores

Carmina Burana disse...

Podem registar-se amigos (nem sempre o fórum está de acesso livre!)
Ena, temos cá 7 Sóis, tanta luz! (beijinhos querido, resolves-te espreitar o blogue foi?)
Falta aqui o Paulo Castanheira que exclama sempre quando o assunto é política… se calhar não fuma, ou não se importa com o fumo dos outros, ou não entrou neste voo. Paulo? Podemos falar de bola. Do Rui Costa. Já se estava à espera para Director desportivo não já?
Beijinhos para todos

Rainha Reles disse...

Isto hoje parece o Fórum regiões.
Évora (já somos 2)

7 Sóis disse...

Venho sempre ao teu blogue, espreito e fico comentar é que é pior. Gosto mais de ir ao livro (de exclamações), já sabes. Beijinhos
(Granda traulitada! Mas está tudo bem não está? Quando é vai tirar os pontos?)

Carmina Burana disse...

Dia 19 (para o 7 Sóis). Está. Está tudo bem, está a sarar bem, obrigada (apesar do aparato da cicatriz que ainda é o menos).

João Ayres disse...

Os Norte-americanos são a maior nação de fundamentalistas do mundo moderno (“isto hoje parece o fórum regiões”), são fanáticos cristãos, cheios de preconceitos contra os fumadores por exemplo, contra os gays. Um bocado homofobos. Não parece pois não? É porque não são todos! E muitos, muitos lutam a favor. Os Norte-americanos são adoráveis mas o fundo é verdadeiro. Eu não vejo letreiros, infrinjo normas absurdas com especial prazer, sou observado, não sou massacrado, mas mesmo não sendo daqueles que são massacrados diariamente sempre que acendem um cigarro, por exemplo, não gostava nada que Portugal se assemelhasse a uma nação intolerante sem moderação (nas Leis aqui em particular, uma Lei não deve ser branda cheia de pontos de fuga mas também não deverá ser uma Lei fundamentalista, ganha com isso mais transgressores que fiéis, é de caras). Quanto maior for o preconceito, a homofobia mais Leis e igrejas e associações contra tudo e contra todos nascem e depois gera-se a revolta e criam-se mais associações, estas a favor de tudo e de todos. Lutamos uns contra os outros. E no meio não está a virtude, não está nada.

Rainha Reles disse...

Olá João. Adorei o teu comentário. Que cápsulas é que tu tomas? Estou a brincar! Tens toda a razão, toda. Fos-te ao núcleo da questão, ao que há a retirar disto tudo que até parece banal. (não esquecendo que o Post da Carmina está divertidissimo)ainda estás aí?

Rainha Reles disse...

O que tu 'tás é cheio de mimo!

Rainha Reles disse...

Se calhar acham que tu és gay (estou a falar do não te massacrarem) e é assim, ficam na dúvida e não te dizem nada, ficam sem saber por onde pegar, se pelo cigarro se pelo teu ar. (é hoje que fico sem papel de parede!)
A sério, os Norte-americanos são mesmo preconceituosos em relação aos gays?
Já tenho ouvido isso várias vezes e questiono-me se serão assim tão liberais ou é só publicidade para enganar.

João Ayres disse...

Aqui na Califórnia exageram um bocado.
Já passei por gay e é mais desconfortável a ignorância, o preconceito de um povo que a sensação de estar a ser tomado por uma coisa que não se é.
Existem várias Leis contra a homofobia e estão sempre a sair (talvez seja desta que sai a lei que permite o casamento de homossexuais) há leis que vão saindo para combater justamente a crescente discriminação e a intolerância (que chega a ser violencia).

Rainha Reles disse...

É que fala-se tanto no sonho Americano, é um país multi racial, multi cultural achamos que dão-se todos bem, mas aquilo que ouço é a extrema violência (nas prisões por exemplo, contra os homossexuais) é o racismo (abordado nos filmes) e esse preconceito de que falas. São um bocado arrogantes não são? Mais do que liberais? Com a mania...

João Ayres disse...

Os Norte-americanos não foram colonizados, auto-colonizaram-se, formaram-se de acordos com Franceses, Espanhóis, Ingleses, Mexicanos, Índios, Holandeses. São uma mistura dividem-se em grupos e o facto de se terem auto colonizado (talvez mais que o petróleo e as armas que já é uma coisa que faz do Presidente arrogante, não de uma nação) faz deles (norte-americanos) um pouco arrogantes sim.
Tenho que ir, gosto do teu papel de parede. Nada de sarcásmos e eu não arranco nada. Beijos

Rainha Reles disse...

Por acaso estou rainha, mas se me vier de repente o sarcásmo! (desculpa João) eu adoro quando te irritas comigo!

Anónimo disse...

O comentário de João Ayres diz-me muito (e estive para não comentar apesar de ter sido chamado à cabine! porque já foi tudo dito e eu subscrevo)Eu já estudei e trabalhei em Boston (há uma grande comunidade de Portugueses lá)também. Os Estados Unidos foram Colonizados pelos Europeus mas a expressão usada “auto-colonização” faz um tremendo sentido, partilho, é uma nação orgulhosa e ninguém duvida que são desenvolvidos tecnologicamente, industrial/ culturalmente, etc., têm portanto razão para isso, para serem orgulhosos mas portam-se com maior arrogância por vezes que com orgulho. É de facto uma das sociedades mais multiculturais do mundo (descendentes de escravos – afro-americanos, imensos hispânicos) e tal como disse J. Ayres disse há uma grande profusão (curiosa no mínimo e em grande escala) de Igrejas e associações contra a homofobia, a favor da integração Latino-americana, associações contra a violência homófona (na televisão, nas prisões), estão sempre a sair Leis e como muito bem disse, nascem precisamente por haverem as outras associações e seitas e gangues (os skins por ex.), a favor do preconceito e do fundamentalismo e do fanatismo.
O nosso Primeiro Ministro fumar ou não a bordo de um voo estou-me nas tintas, por mim até pode fumar durante a corrida na Ponte 25 de Abril, mas concordo com todos os comentários que foram aqui feitos, absolutamente. Fumo ocasionalmente, o fumo dos outros não me incomoda, sou daqueles que também não “vejo letreiros” não é por mal também é verdade, a conversa fugiu para a falta de tolerância, para as Leis que estão a pedir “serem desrespeitadas” e fugiu muito bem. Preocupem-se em fazer leis contra a violência, o desrespeito pelos direitos humanos, dos animais, pela segurança, preocupem-se com a Justiça, a educação, a saúde, deixem as pessoas fumarem em paz, serem gays à vontade já agora, e já agora também, deixem de constranger o Primeiro Ministro, acho que ele já percebeu o que é que esta lei provoca: para além de uma enorme vontade de a transgredir, provoca um enorme embaraço e sentimento de culpa e de estar a cometer um crime hediondo em quem fuma.

Abraço a todos

Paulo Castanheira
Lisboa

Anónimo disse...

Há já algum tempo que não vinha ao blogue. Surpreendi-me 1º pela quantidade de mensagens (ontem estive algumas horas a ler e foi muito bom, a escrita é super agradável no mínimo, sempre) e eu que aos comentários venho tão raramente (eu percebo que isto é um blogue muito pessoal, espreito às vezes mas saio logo, não sou da casa, não apanho o fio à meada, ainda me rio sem saber bem de quê, alguns coment. têm imensa graça, depois não me sinto bem (parece que estou a espreitar pelo óculo da porta) sou um estrangeiro muito embora não discriminado, o que já não é mau) mas como estava a dizer eu que nem aos comentários venho, fiquei surpreendido pela lembrança. Obrigada mesmo Um abraço a todos. Bom fds

Paulo Castanheira
Lisboa

João Ayres disse...

She
May be the face I can't forget
The trace of pleasure or regret
May be my treasure or the price I have to pay
She
May be the song that summer sings
May be the chill that autumn brings
May be a hundred different things
Within the measure of a day

She
May be the beauty or the beast
May be the famine or the feast
May turn each day into a heaven or a hell
She may be the mirror of my dreams
The smile reflected in a stream
She may not be what she may seem
Inside her shell

She
Who always seems so happy in a crowd
Whose eyes can be so private and so proud
No one's allowed to see them when they cry
She
May be the love that cannot hope to last
May come to me from shadows of the past
That I'll remember till the day I die

She
May be the reason I survive
The why and wherefore I'm alive
The one I'll care for through the rough in ready years
Me
I'll take her laughter and her tears
And make them all my souvenirs
For where she goes I've got to be
The meaning of my life is


Notting Hill (do filme Notting Hill) Elvis Costello
( bom dia! )

Carmina Burana disse...

João: podes baixar o som (Elvis Costello)? É que acordas-te com demasiado charme...

João Ayres disse...

Baixa tu.

Carmina Burana disse...

Baixa tu primeiro!
Estás a querer discutir comigo é?
(bom dia para ti também)

João Ayres disse...

Adoraria... tanta coisa boa que há para começar o dia, a discutir contigo por causa desta minha mania de ouvir música no máximo era uma delas...

Carmina Burana disse...

Obrigada por teres baixado o som do gira-discos um bocadinho, é que estou a tentar ler o comentário do P. Castanheira.

Carmina Burana disse...

São diferentes de ti certamente.

Mas fica descansado, ninguém aqui interpreta com fanatismo o termo "arrogante" "preconceituoso".
Aliás, o meu blogue está a ser povoado por lindinhos (e lindinhas)com demasiado charme e inteligência.

Becas disse...

E agora entro eu (só para desconversar, para estragar tudo)
Deixa lá o rapaz levantar o som! Ele gosta de ouvir música alto o que é que queres?

É verdade, o puto? Já faz no bacio ou foi na altura? Com o impacto da cabeçada?

Rainha Reles disse...

Vê lá se queres que ele baixe o som e venha cantar-te o Notting hill ao ouvido.

Carmina Burana disse...

Pronto, pronto, não tenho nada contra a quem ouve música no máximo, foi uma discussãozinha da cáca. Já me custa ouvir a voz do Diogo Infante no CD da Leopoldina quanto mais a do João Ayres ao ouvido nothing hill, capaz de ficar toda arrepiada.
O puto faz no bacio sim. A ver…

Rainha Reles disse...

Arrepiada, no minimo.

Becas disse...

Ouve lá, o Ricardo canta alguma coisa?

Carmina Burana disse...

(En)canta.

Carmina Burana disse...

Para o João: Traduz-me "Notting Hill" não sou capaz. "sem barreiras?"

Rainha Reles disse...

Boa pergunta. Vou mandar-lhe um sms, a dizer que estamos aqui com uma gande dúvida (só para o tirar do banho)

João Ayres disse...

Lamento, a tradução é livre podes dar-lhe o título que quiseres mas na verdade Notting Hill é apenas o nome de uma região de Chelsea, Londres.
Não quer dizer mais nada.

João Ayres disse...

Ainda estás à espera do Boeing? Pode ser um 757 em vez de um 747 da American Airlines, cinzento, com uma lista vermelha? Los Angeles – Santander com escala em Lisboa?

Carmina Burana disse...

Julgas que me arrepias? O voo é directo.

João Ayres disse...

Eu gosto de fazer escala (sou fumador) e estou farto de escalar em Madrid

Carmina Burana disse...

Vens no Domingo não é? Ora Domingo, um dia a mais em Lisboa, segunda, estou a trabalhar, oh…

Carmina Burana disse...

Baixa.

Carmina Burana disse...

Baixa, baixa o som, outra vez, estás com demasiado...

João Ayres disse...

Vou abandonar a sessão de yoga, o sexo tântrico, preciso urgentemente de me concentrar.

Carmina Burana disse...

Agora ficou difícil não ficou?
Ibsen sem concentração...

João Ayres disse...

O costume.

Becas disse...

vais ter uma comitiva à tua espera na Portela! (por falar em danado)

Becas disse...

só não fazemos porque entendo que precises de alguma... privacidade...

João Ayres disse...

Se queres ser útil, arranja maneira de desligar as câmaras. Privacidade total.

Becas disse...

Epa, tou exitado! Nunca participei num filme de acção sexo e espionagem, não é um papel principal mas para começar, ser o gajo que se infiltra e desliga as câmaras de um aeroporto Internacional, ***!

Fiore disse...

Eu vou rezar um terço...
Um terçozinhooooo
Boa...
Dirijo-me devagarinho ali á igreja da nha paróquia... e rezo .. rezooo
vou rezar até domingo à tarde... è que não sei qual a maior desgraça. Se cair um boing em cima da Carmina ou se não Cair.
O senhor que me ilumine as preces...

Rainha Reles disse...

Rezar quando o próximo está prestes a entrar em pecado, é bonito... é de amigo(a)

Gema disse...

Sou a 64ª passageira deste voo (não, que houve aqui pessoal que entrou e saiu e voltou a entrar, não interessa) eu a pensar que ía embarcar no voo para Caracas (era o que dizia o Post) e afinal este é Los Angeles Santander com escala em Lisboa que é uma coisa nunca vista, o piloto da American Airlines foi subornado só pode, subornado por causa de um lindo que diz que só quer ir fumar um cigarro à Portela.
Eu tenho pena de ti João, meu querido, a tua filha pede-te: - Papá, eu quero ir à mãe. E tu respondes: - Está bem filha, o pai vai ver quando é o próximo voo para Espanha esta bem?
Para veres a tua mãe mandas vir a D. Manuela de Portugal e por causa de um beijo obrigas 200 pessoas + a tripulação toda a fazer escala em Lisboa, um cigarro é uma coisa que se fuma em 2 minutos agora um beijo é uma coisa que pode causar um grande transtorno a um simples voo comercial...
Bom, Becas: podes desligar as câmaras. A Gema leva o telemóvel e depois poe tudo no You tube. Boa?

MiudaCute disse...

Não é original, mas é boa Ema.
O João qualquer dia é o Tom Hanks naquele filme em que vivia fechado num terminal de aeroporto.
Beijinhos (este Post foi demasiado... inspirador)

Carmina Burana disse...

Para Paulo Castanheira:
“eu percebo que isto é um blogue muito pessoal”
Já foi, agora é um blogue multi cultural/racial/intencional/funções
“espreito às vezes mas saio logo”
Há comentadores neste blogue que são como fios de cabelo, não saem assim… mas ainda bem Paulo, não é preciso “ser da casa”, nem “apanhar o fio à meada” se acha graça a alguns comentários e à minha maneira de escrever é isso que vale, “parece que estou a espreitar pelo óculo da porta”
Este blogue mais parece a montra da loja Singer, já olhou para trás de si? Não está sozinho.
“sou um estrangeiro muito embora não discriminado”
Os estrangeiros são bem-vindos, já deve ter percebido, eu fiz uma espécie de acordo de Schengen com o Blogspot.com
Bom fim-de-semana Paulo

Para: Becas, Rainha Reles, Miúda Cute, Fiori e Gema
:P

Sete Sóis: Dá-me luz! :)

João Ayres: A partir de agora a nossa conversa é via satélite…