oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

9.5.08

O Post do Pecado

Há dois tipos de Pecados, o pequenino, o inocente, o sem querer, aquele que enfim, se desculpa, e o capital, que já é uma coisa em grande, condenável, censurável, que vergonha, etc. E são 7 (eu pelas minhas contas, conto mais mas isso não vem agora ao caso, sou eu que me retenho em algum pecado e conto gula 1, avareza 2, Cobiça 3, 4, 5, estão a ver não é? tenho alturas que conto até 20). Aos 7 pecados, opõem-se as 7 Virtudes, mas as 7 Virtudes ficam para outro post porque já é tarde e se eu conseguir acabar o post dos Pecados já gozo, perdão, já me dou por satisfeita.
Feitas as contas, sou uma pecadora nata. Há pecados que não cometo, há 1 ou dois que é de ano a ano mas depois há ali uns quantos peco que se farta. É tanta a avidez que chego a pecar as 7 vezes sem sair do mesmo pecado, se for preciso no mesmo dia, o que deve ser uma coisa que eu nem devia estar para aqui a confessar, mas eu depois antes de me ir deitar vou às opções de mensagens e nos comentários dos leitores: permitir ou não permitir, eu claro, não permitir.
Uma pecadora como eu não pode ser condenada pelo número de pecados capitais que pratica, tem que ser condenada tendo em conta a frequência e a intensidade com que os comete.

A GULA

Frequência: gula por morangos, frequência sazonal. Intensidade: chega a ser vergonhoso, o Sr. Indiano da mercearia quando me vê a passar na Rua foge com a bancada dos morangos e depois vem para a porta da mercearia assobiar para o ar com as mãos atrás das costas e eu sei bem que ele para além de ter fugido com a bancada, como quem diz: hoje não há morangos, pensa: Lá vem a maluquinha dos morangos.
Depois ele é morangos com natas, morangos com leite, morangos com açúcar, morangos com champanhe, morangos com morangos, é em cima da bancada se for preciso (não tragam ainda as algemas, porque só agora comecei a pecar, perdão, a postar).

A IRA

A ira é uma coisa que me dá de tempos a tempos, mas como é imprevisível a frequência é variável. Depende muito. Intensidade: é por cores, ponham-me uma pessoa chata à frente por exemplo, ou mesquinha, ou em bicos dos pés, ou armado em carapau de corrida, em cão com pulgas, em pintas, em mariola, um cobardolas, um xoninhas, e se eu começar a ficar verde é intensidade fraca, se começar a ficar azul é intensidade média, se começar a ficar roxa fujam e é intensidade alta.

A INVEJA (ou a COBIÇA)

Aqui é que eu me espalho, tem dias que cometo tão exaustivamente este duplo-pecado que se não fosse fumadora nem fazia intervalo. Eu já dei por mim a cobiçar namorados que são de outras raparigas, eu já dei por mim a roer-me de inveja de não ser muito culta, inveja das pessoas cheias de estilo, quando passa uma pessoa do género feminino, alta, num modelito que eu cobice vou à procura dum modelito igual (VAIDADE) e depois o modelito numa miss é claro que não faz o mesmo efeito que numa rapariga xs de pouco mais de metro e meio, de modo que há alturas que eu consigo cometer 3 em 1. Aqui a intensidade é sempre elevadíssima e a frequência tendo em conta que o meu marido comete A AVAREZA e não me paga modelitos e também não aprecia que eu cobice os namorados das outras, é mais do que devia, é. Tenho que começar a reduzir.

A VAIDADE (ou o ORGULHO)

Na obra prima de Jane Austen está lá o preconceito e o preconceito é que devia ser pecado, mas não é, por isso e pelo anteriormente exposto é que eu digo que conto mais de 7, já não basta eu gaguejar em alguns pecados ainda junto outros à lista. Orgulho é sempre. É estado permanente. É pecar ininterruptamente. Ás vezes lá me apanham distraída, mas a acontecer é um luxo.

A PREGUIÇA

Sou e não sou. Gosto de dormir até ao meio-dia mas se tiver que me levantar às 6 da manhã para cometer a GULA, quem diz a GULA diz a "LUXÚRIA" (adiante explico a razão das aspas), dias não são dias. A intensidade e a frequência dependem se há ou não morangos no frigorífico e de estados de espírito hormonais. Eu neste momento (isto é o chamado post em tempo real) estou a receber uma mensagem via telemóvel dum morango, perdão, de um amigo com champanhe, perdão com charme e pode ser que seja só a desejar "dorme bem", não sendo, eu que já hoje cometi o da Gula 1, o da Preguiça 2, o do orgulho 3 e o da Ira, e vão 4, 5, 6 , ainda não acaba o dia sem cometer o da cobiça. Sete.

A SOBERBA

Este gostava eu de cometer. Mas não tenho altura suficiente.

A AVAREZA

Este também para ver se conseguia poupar algum.

A LUXÚRIA

Pronto, e vão oito, já me enganei nas contas, tá visto. Não faz mal, mais um menos um, condenada por cinco, condenada por dez. Luxúria, exuberância, lascívia, pecado principal, segundo a doutrina católica é a porta de entrada para outros tantos pecados como a prostituição, a sodomia, a pornografia, o incesto, a masturbação, a pedofilia, o fetichismo, o sadismo o masoquismo e a bestialidade (tudo desvios absolutamente sexuais), e tantos outros pecados relacionados com a carne. Neste pecado nem lhe toco, entre aspas. Por isso lá atrás pus a luxúria entre aspas. Sei bem que não sou feita de carne e osso. Sou de outra matéria qualquer (inflamável é certo), não de natureza morta, o meu sangue é quente porque sinto dor, mas não é carne. Sou humana (tenho forma humana), mas também tenho asas e garras de condor.
Pecado Capital. Original. Sem ser original. Adâmico (de Adão e Eva). Virtual. Grave (10 mandamentos). Mortal (gravíssimo). Como se não bastasse não ter Avareza nenhuma contra o Pecado, o meu arrependimento não ser genuíno logo que acabo de pecar, ter Preguiça para me penitenciar, ainda sou pessoa para ter pleno conhecimento que estou a pecar, dar meia volta e voltar a pecar outra vez, chegar aqui e fazer um post disso, para toda a gente ficar a saber.
Não sei se ainda tenho alguma graça Divina.
Não sei se serei condenada mesmo que isto venha a fazer prova da minha confissão. Não sei. Uma coisa é certa, é quase 1 da manhã, está tudo caladinho, o telemóvel acabou-se a bateria, o meu marido dorme profundamente, não há morangos, pecar agora só a partir das 6 da manhã, até lá vou deitar-em ao lado dele e fingir que sou um anjo, de tão inocente.

7 comentários:

Becas disse...

A bem dizer, tu não pões os pés na Igreja...

Carmina Burana disse...

Ponho pois. E sabes o que faz Deus?
Fica a olhar para mim com infinita misericórdia...

Becas disse...

E pede para lhe tirarem os pregos.

Carmina Burana disse...

Não pede nada!

João Ayres disse...

Escreves tão bem… (sou eu a encher-te de mimos) mas tu nem pecar sabes (a temperança é a virtuosa prudência em relação ao prazer).

Carmina Burana disse...

E a castidade é a oposição à luxúria, não pratico uma nem outra.

João Ayres disse...

Eu sei que não. mas a minha virtude é a que se opõe à ira.