oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

11.11.08

Café americano

-
Abriu no C. C. Alegro (em Alfragide) uma cafetaria da Starbucks, para quem gosta ou quer experimentar pela primeira vez o “café americano”, aquele quase meio litro de café (a chamada banheira) servido em copo de plástico (ou papel), fechado para que se conserve quente por muito tempo e com um protetor para as mãos devido à temperatura do café. O conceito que tenho do "café americano" é que é uma espécie de café "take away", pede-se numa loja (ou numa gasolineira por exemplo) e pode levar-se para ser bebido no carro durante a viagem, noutro lugar, ou para oferecer a alguém que não está propriamente por perto e por isso não me parece que um Centro Comercial seja o lugar 'ideal' para este 'ideal' de café. O lugar mais apropriado seria uma loja de rua, à beira da estrada, como existem nos Estados Unidos ou em muitas capitais Europeias. O café americano é mítico, o copo de plástico onde é servido figura na maioria dos filmes e séries americanas, não é particularmente saboroso, é um pouco mais fraco que o tradicional café lusitano. Também há quem diga que a Starbucks é uma maneira pretensiosa (ou não fosse norte-americana) de servir um mau café. Também não garanto que o Patrick Dempsey vá beber o seu Starbucks ao Alegro, mas... não deixa de ser uma experiência curiosa e diferente.

12 comentários:

Rainha Reles disse...

Podemos facultar-lhe um mapa, podias ter deixado um croquit por baixo do post: Comandos da Amadora, bombas da Repsol, cabos d' ávila, direita... O C. C. Alegro é um lugar para gente estilizada, porque é que o Patrick não há de ir beber café ao Alegro?

Carmina Burana disse...

Um croquit? Gente estilizada costuma andar com GPS.

Carmina Burana disse...

Deixa estar que ele não se perde.

Rainha Reles disse...

Acabaste de me convencer a ir ao Alegro (estou mesmo a precisar de um café).

Becas disse...

Espero não encontrar esse Patrick Dempsey no Alegro, a concorrência pessoal eu ainda aguento agora a concorrência ao nosso Delta café...

Anónimo disse...

Não me digas que não havia imagens do Dustin Hoffman ou o Wesley Snipes a beber um Starbucks?

david

Carmina Burana disse...

Não havia David, calcula tu que só havia imagens do Patrick Dempsey.

Carmina Burana disse...

Becas: Entre ti e o Patrick Dempsey eu... hesitava (hesitava 3 segundos e depois ía beber café com o Patrick Dempsey).
Entre o american coffee e um delta café, não hesitava nem 3 segundos, já provaste o Delta sabor a baunilha?

Becas disse...

Trocavas-me mesmo pelo Patrick?

Carmina Burana disse...

Não.

Gema disse...

Aqui em São Paulo tenho uma Starbucks estratégicamente a meio caminho entre casa e o atellier e claro, é onde eu páro inevitávelmente para ir buscar o meu "american coffee", e não sei o que é mais prazeiroso, se é o café se é ir bebendo no carro durante o trajeto, depois o copo encaixa direitinho no suporte do porta-luvas e é de facto térmico e fechado (não entorna). Dentro de um Centro Comercial não tem lógica, mas há outras opções na Starbucks para beber In loco: o latte (galão) o latte moka (coberto de chocolate) ou o Frapucinno Moka (com gelo).
Acabei de ler o teu Post e pensei: Caramba, todos os dias faço isto, ir buscar um café à starbucks, tem gestos diários e rotineiros que dão tanto prazer e nós nem paramos para pensar nisso.
O teu post fez-me párar e pensar nisso.

Carmina Burana disse...

Faz bem parar Ema (os tais 3 segundos que seja) em homenagem aos pequenos apontamentos da nossa rotina diária.