oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.7.07

24 meses... está na hora de largar as fraldas!

Plano a) Compre-lhe um bacio original, com cores atractivas, imitando um boneco ou um carro e convide-o a usá-lo sem o obrigar muito.
(imitando um carro, gostei da ideia, mas onde é que os há? hein? É no estrangeiro é? É que eu já fui à chicco, à bebé confort, à Prénatal e às lojas do Chinês. Só os há em forma de penico original, também os há em forma de hipopótamo e de rã, mas eu preciso mesmo é de um em forma de carro, alguém me ajuda por favor?)
Plano b) Se a criança quizer usar a sanita, arranje-lhe uma caixa para ela apoiar os pés, pois ter os pés no chão, facilita a contracção dos músculos para evacuar.
(Evacuar é a palavra de ordem, quando sento o meu filho na sanita, confortávelmente por cima de um redutor. A mamã repete: faz cócó filho, faz força, a mamã ajuda. Ao que ele responde: Na, não, bebé chão! Que é como quem diz: Está bem, abelha)
Plano c) Inicie com o treino do controlo das fezes, que é o mais fácil, depois passe para o xixi.
(Não se pode saltar logo para a 1ª classe pois não?)
Plano d) Controle os horários emq ue o seu bebé costuma evacuar e mais ou menos a essa hora pergunte-lhe se quer fazer no bacio.
(tenho apontado na minha cabeça, cocó é às 10 da manhã, eu perguntar pergunto, a resposta é que é sempre na, não. Na não.
Plano e) Fazer festa e aplaudi-lo quando ele fizer xixi ou cocó no bacio ou na sanita e avisá-lo quando ele estiver molhado, mas sem dramatizar.
(sem dramatizar é comigo. Nada de dramas.)
Plano f) Tentar aos poucos que o bebé passe a usar fralda só de noite ou durante a sesta.
(Para além do penico em forma de carro, tenho que comprar um resguardo para a caminha)
Plano g) Coloque sempre o bacio na casa de banho para que a criança se habitue a este local para fazer xixi e cocó.
(Tal e qual como me ensinou um pediatra em "Argentino" no Hospital Fernando Fonseca, a higiene del ninho biem como la dos adiultos deve ser etxa in el quartito de bano e siempre lá, no és na sala, ni en ningúm trastero, que quer dizer, na nossa língua, e ficam já aqui a saber com mais sorte que eu que só soube meses después, que quer dizer, despensa.)
Plano h) As crianças devem ser habituadas a usar qualquer casa de banho
(Isso é que não. Os meninos quanto a mim devem continuar a utilizar a casa de banho que tem o boneco de calças e as meninas a utilizar a casa de banho que tem o boneco de saias e estando muito aflitos, mesmo muito aflitinhos, então aí, podem frequentar ambos a dos deficientes, desde que não se demorem. Que é lá isso de serem habituados a usar uma casa de banho qualquer? É ao calhas não? Modernices...
Plano i) De início os rapazes e as raparigas devem aprender a fazer xixi sentados. Nos rapazes, só quando estiverem habituados a controlar o seu xixi é que devem ser ensinados a urinar de pé.
Plano j) Leve a criança à casa de banho sempre que ela pedir.
(Diz no fascículo 4º de onde estraí estes planos, dos livrinhos do Clube Bebé, da Nestlé, que a idade ideal para retirar as fraldas a uma acriança é entre os dois anos e os dois anos e meio, ora portanto, meus amigos, não, não estamos nada atrazadinhos.
E quando eu finalmente encontrar um fabricante de bacios de plástico em formato de carrinho isto vai. Com certeza)

Sem comentários: