oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

5.12.07

O Post das Bonecas

Das que eu gosto mais são das de pano.
Em pequena tive um palhaço de pano com um fecho eclair nas costas (podia lá guardar o pijama), foi a vizinha Repeso que mo ofereceu um dia de varanda para varanda.
Era lindo, tinha uns sapatos pretos bicudos, uma cartola, calções xadrez e um nariz de batata, obviamente de palhaço.
Quando eu tinha 3 anos durante um passeio à Nazaré, lembro-me de entrarmos numa loja de souvenirs para os meus pais me comprarem um brinquedo e eu escolhi uma boneca tradicional da Nazaré. Por mais voltinhas que a senhora da loja desse comigo ao colo pelos peluches, pelos baldinhos da praia, pelos carrinhos e por mais que a senhora apontasse e sorrisse (exageradamente) para uns bonecos que eram os "carecas" eu estava virada era para a boneca tradicional da Nazaré.
Ficaram todos muito admirados.
Essa boneca tinha uma cara redonda, bochechas coradas, o traje era uma camisa branca, uma saia verde e mais saias (sete ao todo) por baixo e um lenço na cabeça atado atrás (como a minha avozinha Maria José prendia os lenços à cabeça, justamente).
Mais tarde essa minha avó fez-me uma boneca que começou por ser uma colher de pau, daquelas de concha grande e redonda, depois enfiou uma meia preta de lã na colher de pau, bordou os olhos da boneca com lã verde, a boca cor- de- rosa e fez-lhe uma cabeleira com fios de lã amarela. Os braços e as pernas da boneca eram de pano, enchidos com desperdícios. Tinha meias altas e andava de meias. Era preta a boneca, preta, loira, de olhos verdes e a sorrir... Acho que lhe fizemos uns totós.
Lembro-me de bonecas magrinhas que tinham uma saia feita de penas sintéticas que serviam para por em cima da colcha, em cima da cama (em cima e ao meio da cama, exactamente no centro), a minha tia Rosa da França tinha duas, duas bonecas em cima das camas, de pernas abertas, exactamente onde as colchas faziam o meio.
Tive outra boneca da Nazaré, com uma cartola preta, um lenço vermelho atado à cartola e uma saia vermelha com uma avental por cima bordado e mais 6 saias brancas com barras às cores por baixo a aparecerem.
Mas a mais bonita das bonecas tradicionais que tive, foi a Minhota. Tinha brincos e muitos fios de oiro! Usava umas chinelas mas apesar de andar de chinelas era a que tinha a roupa mais bonita!
Mais tarde aderi ao "careca" (lá teve que ser), foi presente do meu tio da França (marido da tia que está 8 linhas para trás desta escrita). Era irresistível aquele bebé que se confundia com um de verdade, teve um carrinho de passeio e tudo, vermelho com cerejinhas e eu passeava ambos, o careca e o carrinho vermelho pelo parque do Alvito. Quando era para andar no eléctrico e no avião a minha mãe tomava conta do careca e o meu pai tomava conta de mim.
Também havia lá em nossa casa (na minha infância) uma colecção de Sevilhanas. Cada vez que íamos a Espanha o meu pai comprava uma. Eram bonecas muito bem maquilhadas e semelhantes às Barbies só que muito morenas, tinham vestidos de baile com saias compridas e com muita roda e muitos folhos, tinham sapatos pretos de verniz e um xaile (a que tinha o vestido mais típico era a Sevilhana do vestido vermelho às bolinhas brancas, mas da que me lembro melhor era da Boneca do xaile amarelo, era a mais bonita e o xaile tinha fios longos nas pontas como os xailes das fadistas). Também tinham flores no cabelo e brincos e uma grande travessa nos cabelos, que nunca sei dizer o nome que se dá em Espanha àquela travessa e tinham castanholas presas às mãos delicadas!
Peineta, chama-se pei-ne-ta à tavessa (Se llama peineta a un ornamento femenino para el cabello que consta de un cuerpo convexo y un conjunto de púas que se encajan sobre el monõ)
As Barbies ao pé das Sevilhanas não fazem tanta vista, nem as Barbies Marmaide, aquelas que têm umas asas enormes com cores garridas!
Das bonecas que eu nunca gostei, foi das bonecas com cara de loiça.
Ainda hoje não gosto de olhar para elas. Quebram-se com facilidade e não há nada mais assustador para uma criança como eu era (ou para uma criança que eu sou dentro de um corpo de mulherzinha), que uma boneca com cara de loiça partida.

Sem comentários: