oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

31.3.08

Agora é que eu percebi

Agora é que eu percebi que a nova Lei do Tabaco pertence ao pacote do subsídio Pré-natal e dos 5% para o iva das fraldas. Eu sou um bocado distraída de modo que a subtileza da Lei provocou em mim este vagar. Mas finalmente está tudo esclarecido, a nova Lei do Tabaco é uma medida de incentivo à natalidade.
Eu já tinha reparado que a Belita vai para a porta do talho do Mário à espera dos quartos para as horas que é quando o Mário sai cá para fora para alcatroar as vias respiratórias, a Belita que nunca fumou, nem fuma! Eu da janela da varanda vejo o Mário a libertar CO2 e a Belita (que não fuma, palavra de honra) a fazer a fotossintese. A Raquel, que trabalha no Centro Comercial Colombo arranjou namorado e vai casar nos próximos episódios. Diz ela que o namorado trabalhava na loja das fantasias mesmo em frente à loja dela, toda a vida trabalhou na loja das fantasias e que ela nunca tinha reparado nele.
- Então e como é que se conheceram?
- Á porta do Colombo, não é a principal é aquela do Mr. Parking sabes?
- E há quanto namoram?
- Desde que saiu a nova Lei do Tabaco
- Desde Janeiro de 2008 portanto
- Sim, foi amor à primeira vinda cá fora para fumar um cigarrinho a meio da manhã
A Raquel está grávida. Não voltámos a falar desde então, mas a mãe dela contou-me. Fiquei felicíssima e já estou a imaginar um bebésinho vestido com roupinhas da Pré-natal durante o ano e com uma fantasia do noddy no Carnaval.
Á porta da minha escola os Professores passaram a conviver alegremente. Antigamente davam os bons dias e apenas reparavam fugazmente nos colegas se acaso vinham mal vestidos, vinham de táxi e nos mais apalermados, agora discutem o que passa nas salas de aula, o comportamento dos miúdos, os fins de semana, as gracinhas dos filhos, dos cães, contam piadas, mostram solidariedade entre uma passa e outra, amizade e até afecto. Nunca vi em tempo algum, aglomerados assim, de gente bem disposta com sentido de humor que às vezes para colmatar a minha culpa de fumadora, me fazem sentir bem por pertencer ao aglomerado, por fazer parte deste grupo de dependentes da nicotina, do alcatrão e uns dos outros (descoberta incrível porporcionada pela entrada em vigor desta nova Lei do tabaco).
Ontem à porta da Escola, no cigarrinho das 4 da tarde foi quando finalmente percebi!
- És de Viana não és? (Perguntava a Stora de Geo para o de EVT)
- Sou. (Emprestas-me o isqueiro?)
- Eu também vê lá, viemos de tão longe para nos conhecer-mos aqui!
- Estás cá há quanto tempo? (obrigado)
- Desde Janeiro (Bendita Lei)
- E gostas de cá estar, não tens saudades do teu marido, filhos...? (Empresta-me o isqueiro outra vez, desculpa lá, isto com o vento apagou-se)
- Não tenho marido nem filhos (Bendita Lei, bendita Lei, só falta dizeres que também não)
- Eu também não.
- Isto de termos que vir cá para fora fumar tem o seu lado bom não tem? Damos uns pelos outros, conhecemo-nos melhor... (tu és bem giro pá)
- Também acho (Já acendeu, agora sim, já não se apaga mais)
- Onde estás a morar? (Giro e és lá da terra, para passar os Natais e ir às festas da N. Senhora)
- Ali na Colina, hoje vou convidar um grupo para irem lá a casa beber um copo, queres vir? A casa é alugada, ainda não arranjei guita para os sofás, mas há umas cadeiras de praia na varanda e ali podemos fumar à vontade.
- Pode ser.
A subtileza da nova Lei do tabaco é de facto de uma elegância... Isto é como tudo, também vem estragar muitas famílias, a D. Maria do Carmo fumava dentro do Cabeleireiro, passou a fumar à porta do Estabelecimento e agora fuma em casa do Sr. da Bomba. A D. Maria do Carmo é uma mulher casada, valha-me Deus. O Paulinho não fumava agora fuma só para fazer companhia à Ana Rita ainda por cima fumam debaixo do estendal da D. Lurdes que faz a limpeza à escada da minha mãe e no meio da correnteza da Praceta que é onde tropeço neles ao virar da esquina quando vou a sair do prédio. Com tanto lugar abrigadinho para fumar e o Paulinho nem precisava, fazia como a outra, simplesmente a fotossíntese.
Pois é.. eu estava a pensar em deixar de fumar... mas, não sei... vou pensar melhor. Deixo de fumar, é verão, estão todos na esplanada e eu lá dentro do café, numa espécie de aquário, homens giros, interessantes, sem serem chatos, fundamentalistas, quase todos fumam, já se sabe não é? De modo que não sei... Depois falo com quem? Os não fumadores são workaholics (os que não são imitam, vão mais vezes aos mail's e à net que eu lá fora fumar), não sei mesmo... vou ponderar. Eu querer aumentar o meu agregado familiar não queria, mas também não sou pessoa para desrespeitar as Leis, não. Antes pelo contrário, as Leis são para se cumprirem e as que incentivam à natalidade merecem. Pela bondade, pelas boas intenções, esta em particular, pela sua infinita subtileza.

Sem comentários: