oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.4.09

Ainda pelo estreito de magalhães...



"O Magalhães é o
maior assassino da leitura em Portugal".

"António barreto in revista LER"

..

O Magalhães, os outros computadores, o disco de vídeo digital, a play station, a x-box, os ciber-cafés, os mp3, 4..., aliás eu sou uma leitora compulsiva (e não me basta gostar de ler, ainda sou uma espécie de viciada em escrever) por culpa do meu pai (ser dado a modernices). Tinha eu 6 anos comprou uma televisão a cores, quando fiz 13 ofereceu-me uma aparelhagem Sony (ultimo modelo na altura) e como era daquelas com gira-discos incorporado uma colecção de discos de vinil, aos 16 um computador, entre a aparelhagem e o computador um vídeo de 4 cabeças e cassetes de filmes (muitos filmes, muitos muitos, nunca vi tanto cinema na vida como nos primeiros 4 anos de vhs lá em casa), incitou-me a substituir o bip por um telemóvel, fomos os primeiros a ter tv cabo no prédio (no prédio? na rua!), passámos horas a ver o national geographic, o biographi, o gnt e o canal história (o nosso preferido era o biographi), como é que eu não havia de ser uma leitora de livros compulsiva? Eu, que o que gosto mesmo de fazer compulsivamente (logo a seguir à leitura) é contrariar? (o meu pai em particular).
Já o meu filho também dá ares de ser do contra, come a ver desenhos animados, ouve rádio, vai ao cinema e ao teatro com alguma frequência, já sabe por cd's a tocar na aparelhagem e dvd's na x-box, como faz 4 anos este ano para o ano ou para o outro mais tardar, vai ter Magalhães e há de ter telemóvel, net, mp4 e todas essas invenções assassinas mas já dá ares de também ser do contra porque não há dia que não apareça à nossa frente a segurar um monte de livros e nos venha com a lenga-lenga do costume: "mamã, lê todas etas istóias!" lembre-se António Barreto de o mandar nestas alturas ir ao google e clicar nos favoritos (o que dava jeito sobretudo quando estamos a fazer o jantar, ao telefone ou a tomar banho), julga que ele vai? Ó vais.
António Barreto não deixaria partir a caravela do magalhães (navegador) pelo menos não a deixaria partir em paz e tenho que lhe agradecer por isso, mais uma vez digo que serão sempre os velhos do restelo pensando que estão a atrasar todo o processo de evolução da espécie e das mentalidades, a fazerem com que o mundo pule e avance. Isso! sejam contra e pessimistas, o avanço da tecnologia (a tecnologia sim, tem um espírito do contra deveras sagaz) pulará de contente, para a frente, só para chatear.
..
(Só para contrariar também, constatei que mais pessoas leram a edição em papel da revista LER e a entrevista a António Barreto, que visitaram o seu blogue. Ah! Ah! Somos um país demasiado burocrático, não se enerve que primeiro que a 'gente' largue o papel... Por outro lado, a culpa do estado de iliteracia e da pouca vontade de ler de alguns Portugueses onde as crianças estão incluídas muito pouco tem a ver com o magalhães e as "novas descobertas", tem mais a ver com pais e educadores, mas eu depois faço outro post sobre isso.)

18 comentários:

Rainha Reles disse...

Eu ia para comentar este post, mas deparei-me com isto:

Deixar o seu comentário

"Está no Livro de Exclamações deste blog. Se é do sexo masculino, alto, giro, sexy, inteligente, sensível e cheio de charme deixe o seu comentário, perdão, sela qual for o sexo, a raça, credo ou religião, deixe o seu comentário cínico (o texto é muito bom, é interessante, sou seguidor, blá, blá, na verdade não leu uma linha); comentário fórum (faz perguntas, conversa, até transformar isto numa sala de chat); comentário palmadinha nas costas (um texto mau acontece a qualquer um); por baixo da porta (chega aqui e enfia publicidade); simbólico (orkut); nazi (este blogue não devia existir); perfecionista (comenta o texto e corrige os erros ortográficos); altruísta (sempre amável); policial (comenta e apaga sem deixar vestígios); científico (acha que é melhor que os outros a comentar); erótico (sem ser conversa d' engate); cético (não acredito que estou a deixar um comentário neste blogue!).
(Se por acaso for mesmo do sexo masculino, alto, giro, sexy, inteligente, sensível e cheio de charme eu para além de blog tenho telemóvel)"

Ah! Ah!

Rainha Reles disse...

Ainda estou a rir!

Becas disse...

O telemóvel qual é? 91...

david a. disse...

Sendo assim vou deixar o meu comentário cínico: concordo com o texto, eu também tive uma aparelhagem Sony, um vídeo de 4 cabeças e vi muito muito cinema em vhs, também tive uma vizinha que passava a maior parte do tempo lá em casa e era boa e nem por isso deixei de ser um leitor compulsivo.(O que eu queria mesmo era o teu telemóvel)

david

Carmina Burana disse...

O melhor é começarem a despir-se (os dois últimos comentadores) para eu me certificar que são mesmo inteligentes.

João Ayres disse...

sem roupa e despenteado
(comentário erótico: sem ser conversa d' engate)

Carla Boavida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Boavida disse...

Fazer analogias entre a iliteracia e o portátil Magalhães é como relacionar a televisão ou o cinema com o fato dos portugueses terem poucos hábitos de leitura, toda a gente sabe que cada vez se lê mais, há mais bibliotecas (municipais, nas escolas, etc.), e os livros também se vendem (e muito bem), pela net.
A possibilidade de ter um computador com acesso à internet gratuitamente é uma maneira das crianças se iniciarem nas novas tecnologias, de se introduzir as novas tecnologias no quotidiano de famílias com poucos recursos que não teriam essa oportunidade.
A vontade que eu tinha, depois de ler o comentário do J. Ayres era deixar aqui um comentário fórum ;) A ver se pegava! Mas decidi-me pelo comentário altruísta: obrigada Carmina b. por tão boa escrita (por tão boas leituras me ter dado e continuar a dar). Beijinhos

Anónimo disse...

o "magalhães" não é "o maior assassino da leitura em Portugal". o maior assassino da leitura em portugal é a Carolina Salgado, os pseudo-intelectuais e outros 'não escritores, que teimam (e conseguem) publicar livros

João Ayres disse...

comentei Anónimo porque sou um bocadinho feio e envergonhado (e aquilo do comentário fórum não era para mim)

Carla Boavida disse...

Era, era.
E era uma analogia entre o meu portátil e a minha iliteracia, quer ver?
- Que se lixem os livros! Eu acho é que não pode ficar assim, todo despenteado.

Carla Boavida disse...

E pronto... acabei de fazer um comentário cético (não acredito que estou a deixar um comentário desta natureza neste blogue!)

Carla Boavida disse...

Estou a brincar! Claro.
Um beijinho à Isabel e boa sorte (muita mer** não é? Como se diz?) logo para a audição.

João Ayres disse...

já foi. árdua prova, mas já foi, já estou na fase dos beijinhos à isabel:))

Rainha Reles disse...

A propósito dos computadores e da net serem assassinos da leitura gostei especialmente da parte do teu texto onde se lê: "mais pessoas leram a edição da LER e a entrevista a António Barreto que visitaram o seu blogue. Ah! Ah!"
Eu sou sócia do ciculo de leitores (editora da revista LER), praticamente desde que nasci, o que não faz de mim por si só uma leitora compulsiva, leitora compulsiva sou eu deste blog (e é só porque tem gajos giros), mas eu não vim aqui para discutir iliteracia, vim aqui para deixar o meu "comentário policial": estão dois comentários lá em cima que foram eliminados sem deixar vestígios.

Gema disse...

Uma coisa é certa: verificou-se que o Magalhães está cheio de erros. E é aqui que entra o meu "comentário perfecionista": deem-me cá o Magalhães que eu corrigo os erros.

Carmina Burana disse...

Vocês (todos) são divinais. Literalmente. (o que eu já me ri aqui!)

Carmina Burana disse...

Concordo com o Anónimo lá de cima (o patinho feio, o rapaz envergonhado) quando diz que os "assassinos da leitura em Portugal" são a Carolina Salgado, os pseudo-coisos e os 'não escritores'. Hoje em dia, perde-se imenso tempo numa livraria à procura de um livro que tenha sido escrito por um escritor, e isto, só não dá cabo da leitura, como dá cabo da literatura!