oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

1.4.08

Vereador

Vereador: substantivo masculino, vem do verbo verear (velar pelo sossego e bem-estar da população de um município), o mesmo que edil
Edil: s.m. título concedido aos membros de uma junta de magistrados, eleitos anualmente na antiga Roma. A junta era responsável pela manutenção da ordem pública. Além disso supervisionava o comércio, o mercado, as provisões de água e alimentos.
Verear: administrar, legislar como vereador, exercer a vereação.
Pelas minhas contas há autarquias que disponibilizam um vereador por habitante, um substantivo masculino, com telemóvel e tudo por habitante. Em Lisboa a população residente total é de 556 797 habitantes (Censos), vereadores são 243 (cml) ora, residentes uma ova, metade deles, 278 398 e meio são flutuantes, vão lá para ver os Jerónimos, dar uma voltinha no Parque das Nações, um terço, 92 799 e meio vai regar as plantas à avó e dar de comer aos bichanos e regressa a Rio de Mouro antes das 6 da tarde e antes do perigo de derrocada, dos 185 599, os 185 mil vão em serviço, são maioritariamente PSP's, arquitectos, lojistas, artistas e profissionais de seguros, restam 599 ora como os censos são de 2001, em 7 anos entre mortos e Lisboetas que migraram ou emigraram, ou faleceram, ou tornaram-se sem-abrigo, restam 243. Pelas minhas contas temos 243 vereadores para 243 habitantes, isto mais coisa menos coisa, e eu só não tenho um vereador aqui atrás das minhas costas a fazer a verificação ortográfica, a contabilidade e a assegurar que a minha garrafa de água é Luso e não está vazia, porque há um número de vereadores efectivos, outro de vereadores suplentes e um outro de diversos (vereadores nas caraíbas, em casa com cefaleias, no Estádio da Luz, no do Sporting no do Guimarães, no do...) e de modo que atrás de mim, e como a Câmara já disponibiliza 2, 5 por habitante, está um deputado.

Sem comentários: