oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.4.09

(Adoção) Balcão de devoluções

..
..
"Nos últimos três anos, mais de 70 crianças que foram
acolhidas por uma família para adopção foram DEVOLVIDAS às
instituições (...)
Alguns motivos fúteis: recentemente, um casal que conseguiu a confiança judicial de três crianças devolveu-as após o primeiro fim-de-semana que passou com elas.
Há quem rejeite as crianças porque
não se dão bem com o cão que a família já tinha, outras porque as famílias
percebem que afinal ter um filho custa muito dinheiro. "
Agência Lusa


"Os casos não são todos iguais, mas alguns chegam mesmo a ser indignos e
revelam, desde logo, a falta de preparação dos candidatos e algum insucesso na
forma como é feita a selecção.
"
Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social


"A rejeição deixa estragos difíceis de raparar: Uma criança que passa por várias
rejeições depois de um abandono inicial, sofre estragos ao nível do
desenvolvimento e da auto-estima que dificilmente se conseguem reparar na
totalidade."

Manuel Coutinho, psicólogo clínico e coordenador da linha SOS criança
do Instituto de Apoio à Criança

"Perante uma rejeição numa pré-adopção, explicou, as
instituições têm de dar uma atenção especial para que ela consiga organizar-se
novamente. - É necessário cerzir aquela falha, referiu, acrescentando que
crianças que passam por processos destes sem que houvesse tempo de reparar o
dano, ficam como que cristalizadas do ponto de vista emocional e passam a fingir
afectos."
Idem
..
Há notícias que custam a acreditar. Eu gosto tanto de pessoas... Cada vez mais me criticam por eu gostar tanto de pessoas, "as pessoas são más", "as pessoas são doentias", "desiludem-nos", "as pessoas enganam", "são hipócritas", "as pessoas são egoístas" e eu (ingenuamente?) continuo a gostar tanto de pessoas... As pessoas são inteligentes, aperfeiçoadas, generosas e belas (chamem-me parva), passa-me pela frente uma besta, um ser humano horrível, uma criatura mesquinha, dá-me volta ao estômago, vómitos, passo-me da órbita, mas seguir-se-à a ele um outro ser humano admirável para eu acreditar que as pessoas valerão sempre a pena, eu também gosto muito de animais, mas também gosto muito de pessoas. O que é que merece uma pessoa que cria numa criança abandonada a expectativa de afeto maternal e paternal? A expectativa da adopção? E a envolve física e emocionalmente nesse processo durante meses e anos? E depois a abandona? (Outra vez) Pior: a devolve. Devolve, rejeita, regurgita, vomita (também se aplica o termo vomita). O que é que merece uma pessoa que desenvolve numa criança o sonho de ter alguém que goste dela tal como ela é? A leve para casa, por um período experimental, e depois como faz com uma lâmpada, a vá devolver ao balcão de reclamações e devoluções do hipermercado: Não serve, não corresponde às características que eu esperava de uma lâmpada (HÁ PESSOAS QUE SONHAM COM UMA CRIANÇA COM AS CARACTERÍSTICAS QUE DESEJAM E DEPOIS SE DESILUDEM), é de casquilho grosso, o candeeiro lá de casa é de casquilho fino, e eu não vou agora trocar de candeeiro (HÁ PESSOAS QUE REJEITAM AS CRIANÇAS PORQUE ELAS NÃO SE DERAM BEM COM O CÃO LÁ DE CASA E NÃO VÃO AGORA TROCAR DE CÃO), para além do mais não é uma lâmpada económica (HÁ PESSOAS QUE DEVOLVEM AS CRIANÇAS PORQUE TER UM FILHO CUSTA MUITO DINHEIRO), o que é que merecem estas pessoas? Que castigo? Tratamento psiquiátrico? Não merecem (SEGURAMENTE) que eu goste delas, e eu felizmente gosto tanto de pessoas, mas felizmente também não sou obrigada a gostar delas todas. Nem julgamento nem tratamento psiquiátrico, NÃO há nada a fazer com elas, porque não há organismo nenhum que possa devolver-lhes a alma ao criador.
As instituições de acolhimento têm um balcão de reclamações e devoluções com cerzideiras para cerzir "aquela falha", para costurar de novo o coração daquelas crianças, o criador NÃO, felizmente para ele (CRIADOR), não aceita devoluções.

40 comentários:

Rainha Reles disse...

Depois disto, venha de lá "o ser humano admirável".

7 Sóis disse...

Não sei o que é pior para a criança, se voltar como "objecto devolvido" à instituição que a acolheu se ser vítima da indiferença, da imcompreensão, de maus tratos, no seio de uma familia que chegou à conclusão que não é capaz.
Se não houvesse a hipótese da devolução, a criança era mantida nessa família, e mais tarde ou mais cedo condenada inevitávelmente ao abandono.
Eu vi ontem a reportagem e ainda não estava em mim quando li o teu post.
É mesmo verdade. Que as "pessoas são más", "doentias", nos desiludem, mas também é verdade que já voltaste (das mini-férias), que já estás aqui.
Beijos

7 Sóis disse...

Parecendo que não, compensa.

João Ayres disse...

o amor só não basta. os problemas, atritos, sempre existiram entre pais e filhos, sejam eles adotivos ou não, a expetativa (neste caso) criada pelas crianças e defraudada por adultos inconscientes e mal preparados é que é gravíssima e aquela sensação que o ser humano está tão longe, mas tão longe da perfeição.. à primeira dificuldade desiste, desiste do casamento, desiste da adoção, pelos vistos também é capaz de desistir de ter um filho.
um psiquiatra lidará melhor com a monstruosidade do comportamento humano ou com as motivações mais profundas que o levam a corromper de forma tão violenta e hostil o mais elementar direito de uma criança, nós não, somos impedidos logo na primeira tentativa, pelo vómito que nos dá

João Ayres disse...

foi bom o fim de semana? espero que tenhas cumprido religiosamente o crespúsculo da tarde..

João Ayres disse...

o sacrifício da páscoa

Carmina Burana disse...

Todos. Cumpri todos os sacrifícios da páscoa, e credita que aquele que me custou menos foi não ter comido carne na 6ª f.ª Santa.

João Ayres disse...

eu comi carne (mas já passava da meia-noite)

Carmina Burana disse...

Á meia-noite em L. Angeles são 4 da tarde em Portugal (crespúsculo da tarde).

João Ayres disse...

não são minha querida, são 08:00AM do dia seguinte (excelente hora para pecar)

Carmina Burana disse...

Pronto, troquei as horas, sou boa nisso.

João Ayres disse...

as horas, as voltas, és, és boa nisso.

João Ayres disse...

estava aqui a pensar nos sacrifícios todos que fizeste na época pascal (a terra, temperaturas a baixo de zero, sem net, expresso, jornais e revistas do dia, sem barulho, sem a mamã, sem o papá, sem sx.. ah, ah! estou a imaginar)

João Ayres disse...

tanto sacrifício para nada..

Carmina Burana disse...

Sem copophonia, sem cinema, muito menos teatro, sem gente, sem nx (nexo)...

Carmina Burana disse...

Tanto sacrifício para nada..

João Ayres disse...

“e eu (ingenuamente?) continuo a gostar tanto de pessoas...”

estava a ler o teu post outra x, há pessoas que valem a pena. há aquelas que já nem o criador aceita a alma, mas há pessoas que valem a pena, vamos acreditar que há pessoas que valem a pena, está bem?

João Ayres disse...

o texto está lindo, inteligente, emocionado, está lá tudo (vou fz o sacrifício de ir embora) bj

Carmina Burana disse...

"há pessoas que valem a pena" E havemos de repetir isso (10, 20, 1000x), até acharmos que é outra vez verdade não é?

Becas disse...

Fins de semana prolongados só vos fazem mal (e o sacrifício também).
Se não fossem 9 da manhã em L.A. (isto se eu não troquei as horas) ainda estavas aqui na palheta. É o que se chama ter dois trabalhos.

Becas disse...

As minhas amêndoas?
Ovinhos de chocolate? Não há ovinhos de chocolate? Não há pascoelhinhas na Sertã?

Becas disse...

Amêndoas e ovinhos de chocolate fazem-me gostar das pessoas, post's assim fazem-me gostar mais dos animais...
O João Ayres tem razão: é "pelo vómito que nos dá"

MiudaCute disse...

Vi o vídeo, li o texto (li o texto 1º, só depois é que vi o vídeo) não consigo dizer nada, achei que era a propósito vir aqui e comentar que: não sou capaz de dizer nada. Não me sai uma palavra (acho que me vai sair outra lágrima).

Jewel disse...

É incrivel haverem devoluções de crianças, eu (ingenuamente?)não sabia disto.
Imagino que a inventarem um banco de reclamações/ devoluções de filhos biológicos o número aumentasse.

david a. disse...

A inventarem um banco de devoluções de filhos biológicos esta seria a conversa de muitos casais: Vamos devolver este e fazer outro. Há 3ª sai-nos o filho perfeito.
(este post teu explica a razão de ue ser um perfeito misantropo)

david

Gema disse...

Aqui no Brasil a devolução de crianças é uma coisa recorrente, a uma escala maior também (como maior é o país) por isso, já li muito e ouvi muito sobre o tema, talvez já não devesse emocionar-me, ficar perturbada, mas fico sempre mais.
No brasil (só por curiosidade) há uma outra realidade, que já começa a ser chamada como "adoção brasileira": casais compram o filho quando ainda está na barriga da mãe biológica, pagam as despesas do hospital e costumam oferecer uma quantia depois para melhorar a vida da mãe (ou para colmatar aquele impulso que qualquer mamã tem na ultima hora de querer ficar com o bebé).
A devolução de crianças é uma realidade dolorosa, é um assunto frágil, todo o processo de adopção é frágil, as pessoas adotam de cardápio na mão, querem uma criança branca, pequena, assim assim e depois ainda devolvem? É difícil aceitar, mas tentarmos compreender é meio caminho andado para tratar o problema, assim como se fosse uma ferida: tem que se tocar, para se tratar.

Gema disse...

João Ayres meu querido, estavas atrasadinho ou quê? :D
(atrasadinho= saudadinhas)

João Ayres disse...

estava atrasadinho :D

João Ayres disse...

atrasadinho e tu ainda me vieste falar na escolha do perfil da criança (o cardápio como lhe chamas) eu não queria voltar ao tema. vou ser chato e repetitivo (tenho a desculpa de estar atrasadinho). a missão de um pai (eu sou pai) não é satisfazer-se é antes disso, satisfazer as necessidades dos filhos. no caso da adoção há quem se dê ao capricho de escolher a idade, a cor da pele, semelhanças com a consanguinidade, talvez sejam poucos os que adotam em beneficio das crianças. depois ainda devolvem. pais adotivos ou biológicos criam expetativas e sonhos em relação aos filhos mas há que assumir os riscos. diante das dificuldades, de alguma decepção, devolver uma criança é um ato vil, já disse lá em cima, uma pessoa que devolve uma criança só pode ser inconsciente ou estar muito mal preparado, é abominável dar a uma criança uma segunda oportunidade para sofrer do trauma do abandono. apesar da irrevogabilidade da sentença da adoção a devolução de crianças (no tal período experimental) é uma realidade, assumi-la e discuti-la é fundamental, tentar compreender e aceitar também, mas isso tudo eu deixo para a psiquiatria e para os versados. comigo fica a noção que as pessoas que valem a pena custam-nos uma infinidade de pessoas estúpidas

João Ayres disse...

becas: aaah! o sacrifício.. faz-me mal faz (ainda vou morrer disso)

Gema disse...

João Ayres: Estás a ficar demasiado intransigente com a idade (rígido, inflexível) :D

Rainha Reles disse...

Ou estás a comentar em cima de alguma chapa de zinco quente?

Gema disse...

Deixam-se arrastar pelas emoções sem no entanto perderem a razão, é típico dos dois (J. Ayres e Carmina b.), ainda para mais, ambos (separadamente), têm o sonho de adotar baseados em critérios completamente diferentes.
Lá no fundo, têm mais vontade de desatar aos impropérios que comentar diplomaticamente contra este tipo de comportamento.

Rainha Reles disse...

A angelina jolie e o brad pitt não têm este problema, vão adotar mais um e a avaliar pela origem dos pimpolhos são um casal que adopta em beneficio das crianças e não para satisfazer “caprichos” como semelhanças com a consanguinidade , tom de pele, etc..

Rainha Reles disse...

Para além de lindos...

Gema disse...

Ora aí está um casal que adoro!
Para além de lindos, "valem a pena".

Carmina Burana disse...

Eu e o J. Ayres temos (separadamente, obviamente) o mesmo sonho: adotar uma criança ou um adolescente. É um sonho um tanto longínquo para ambos, por razões diferentes, as minhas: instabilidade financeira, limitações de tempo e de disponibilidade para dedicar a outro filho... e o medo de falhar, e aqui, há entre mim e o João uma razão comum para o adiar do sonho e é aqui também que somos diferentes de muitos pais que desejam adotar: não temos medo que uma criança ou adolescente não esteja à nossa altura, temos medo sim, de não estar à altura dela (e das suas necessidades, e das suas expetativas).

Carmina Burana disse...

E porque como ele disse: "o amor só não basta". Se bastasse...

Carmina Burana disse...

Angelina Jolie e Brad Pitt, ora aí está um casal que eu adoro. É admirável a maneira como gerem tanta beleza, tanta fama, tanto amor (filhos biológicos, adotivos) livres de preconceitos. Geralmente os casais de famosos não costumam corresponder “às minhas expetativas"

Carmina Burana disse...

Ema e RR: Sim, mais vontade de comentar em cima da chapa de zinco quente que outra coisa.

Becas: Pascoelhinhas na Sertã? Não vi. Mas eu também saio pouco de casa.

David: Também me parece que os estou a ouvir.

Jewel: Ingenuamente, por ignorância (falta de conhecimento) eu também não sabia. Fui tolhida pela notícia, entrei em estado de espanto.

Beijinhos a todos