oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

17.11.08

Ir às compras

Ir às compras era fácil no tempo em que a minha mãe me mandava fazer recados.
- Vai à padaria e trás 1 pão e 3 carcaças. Vai à D. Amélia e trás um pacote de manteiga e 1 litro de vigor.
A padaria vendia pão, pão de mistura, pão integral e as carcaças (pão branco), a D. Amélia vendia manteiga primor e o leite era vigor ou do dia. Ir comprar pão ao supermercado (já não falo em ir comprar pão ao hiper) não é como ir ali fazer um recado, quase que é preciso tirar um dia de férias. É preciso atravessar o corredor das esfregonas e dos detergentes, o das loiças, o dos enchidos e chegar à padaria (padaria não, fábrica do pão), é coisa para demorar logo uns 10 minutos e isto é se não precisarmos de uma esfregona nova lá para casa e tivermos que decidir se é villeda ou Scotch Brit ou marca branca, se é para chão se madeira ou mosaico, se chega aos cantos, se vem com balde ou sem balde, finalmente na padaria (padaria não, fábrica do pão), andamos ali trás-para-a-frente, meia hora à procura dum pão porque há pães de todas as qualidades: da avó, de Mafra, da Alenquer, Alentejano, especial, com sementes de sésamo, com passas, com pepitas de chocolate, com farinha 75, de centeio, de trigo, sem sal, de forma, de forma com côdea, de forma sem côdea, doce tipo folar, eu sei lá! Encontrar umas simples carcaças é um quebra cabeças. O leite também não é tarefa fácil, de soja, para crianças divididos por etapas de crescimento: dos 0 aos 12 meses, dos 12 meses aos 3 anos, a partir dos 3 anos; para séniores, para grávidas, com ómegas, com bifidus, com cálcios, sabores, cereais e 30 por uma linha... Se uma pessoa tem o azar de precisar de uma lâmina de barbear ou pensos higiénicos lá se vai o dia de férias, porque há lâminas de cabeça fixa ou oscilante, advence ou confort, formato económico, familiar, extra, sensor ou sensitive, extreme, com lubrificação, com aloe vera e acabamos sempre por ter que ligar:
- Ó querido que lâmina costumas usar?
- Que lâminas há?
E pensos? Eu vou direitinha aos evax's amarelos, normal, sem alas, ou aos tampões Ob sem aplicador mas há mulheres e homens, os homens então (uma mulher que manda um homem comprar pensos higiénicos só pode estar a castigá-lo), que ficam ali numa aflição, o tempo a passar e aquele stress de ter que decidir: adapt, slip, com abas, abas finas, alas, sem alas, fina e segura, diários, tanga, air dry, noite, cottonlike, com toalhitas, odor fresh, tamanho 14, 16 eu às vezes olho de soslaio quando um homem está a pegar num 14 (uma mulher que manda um homem comprar pensos higiénicos só pode estar a castigá-lo) e depois devolve à prateleira e pega num 16 e depois olha em volta e depois repõe o 16 e pega no Maxi e pela cara deve pensar mas eu sei lá agora o tamanho! Ela veste o 36 mas o tamanho de... do... eles estão habituados a comprar preservativos e depois levam o 16 que é médio e mais tarde descobrem que o 14, 16 ou Maxi é o tamanho do penso, mas entretanto já fizeram figura de parvos.
- Querida, de que marca disseste que eram os pensos que usas que já não me lembro? Ausónia? ora ausónia, ausónia, temos aqui evax, reglex, renova, marca continente, carefree, sou, estás mesmo a precisar querida é que está a dar-me uma caímbra...
Neste campo do consumo, o simplex não se aplica. Muitas vezes saio do supermercado (já para não falar no hiper) e tenho que parar na cafetaria para beber um café antes de ir para casa.
- diga se faz favor.
- tire-me um café e queria também uma garrafa d' água.
- Muito bem, o café é cheio ou é curto? Quer que escalde a chávena? É clássico, arábico, gold?
- ?
- Eu ajudo. Gosta do café delicado, encorporado, amargo, torrado, macio, aveludado, ...
- Intenso. Gosto do café intenso.
- Muito bem e a águazinha, vai ser com gás, sem gás, natural, natural fresca, de manga, limão, groselha com chá verde..?

20 comentários:

Anónimo disse...

Que aconteceu à D. Amélia? Morreu?

david

Carmina Burana disse...

Veio o octogésimo fornecedor de lâminas de barbear e fechou a mercearia.

Becas disse...

A minha relação com os pensos higiénicos sempre foi muito contemplativa, em miúdo lembro-me de estar sentado na retrete na casa da minha tia Dulce a olhar para um pacote cor-de-rosa de pensos Modess e a imaginar o universo feminino todo em cuecas, em cuecas e em cintas.
Mais tarde li o diário de Anne Frank e foram aquelas páginas dedicadas aos pensos e aos tampões que me levaram a odiar os nazis e a amar a coragem feminina.
Hoje estou perito nisso tudo: pensos higiénicos, tampões, fraldas recém nascido, etapas, pensos para incontinentes (que à pala do teu blog fui comprar para a minha mana quando ela teve o Tiago), onde está a dificuldade? Só se for na relação preço qualidade, que o preço é exorbitante e depois não se pode olhar a isso porque são coisas íntimas, têm que ser confortáveis acima de tudo, um modess da tia Dulce hoje em dia calculo, só com umas cuecas a condizer daquelas que já não se vêem nem nos estendais dum pátio alfacinha (a minha relação com os estendais também é contemplativa e é assim que me vou desenrascando/ aperfeiçoando como… moço de recados, quando é preciso).
Desde que não me peçam para ir ao pão.

Carmina Burana disse...

O que é que tu não fazes para entrar no universo feminino? ...

Becas disse...

Não vou ao pão. Faço tudo menos ir ao pão. Se calha o padeiro adoecer e a carrinha do pão deixar de passar à porta todos os dias de manhã eu recuso-me a ir ao pão. Vai lá o meu irmão que de pensos higiénicos não deve perceber nada.

Anónimo disse...

Difícil era a bicha pró leite! Tu lembraste disso? Na UCAL ao pé da estação? Naquele tempo o leite em pacotes ainda era racionado e só davam 1L a cada pessoa, a minha mãe e a tua levavam-nos que era para termos direito a + 1 pacote cada um. Tinhamos nós o quê? 4/ 5 anos?

Anónimo disse...

Íamos para o alfarrabista ver os cadernos do tio patinhas, a fazer tempo para nossa vez...

Carmina Burana disse...

Lembro-me pois! (Eu gostava mais dos cadernos da magali e do prof. pardal). A minha mãe não ía muito (para a fila do leite), ela costumava comprar leite vigor e era porque eu não bebia leite em pó, não gostava, mas às vezes lá íamos.
(A ver se a gente não diz isto muito alto que ainda pensam que somos muito velhos)

Rainha Reles disse...

Mas vocês são do tempo da guerra ou quê?!

Rainha Reles disse...

Tampões. Ob, sem aplicador. É prático e sem demoras.

MiudaCute disse...

Coisas de gaija!!
Tampões e Gillette Venus, com um bocado de paciência lá se encontram no sector da parafernália. Agora uma alfinetada no rapaz lá de cima (o moço dos recados): e aquela vez que andaste na fnac à procura de um ferro de enrrolar cabelo? Não conta?

MiudaCute disse...

(Aqui para nós e baixinho, expliquem lá isso melhor, Carmina b. e Jewel, isso da fila para o leite??)

Carmina Burana disse...

Para os meus comentadores da geração Tetra Pak:
Há 30 anos atrás em Portugal o leite era racionado. Vinha numas embalagens (saquinhos) de plástico de 1L e era vendido nas leitarias ou diretamente pela Ucal (União das cooperativas de leite de Lisboa). Como era racionado cada pessoa tinha direito a comprar só 1Lt de leite mas se houvessem crianças na fila, elas tinham direito a mais um pacote. De manhã muito cedo as pessoas já faziam fila à porta da leitaria e muitas vezes o leite acabava primeiro que a fila.
Onde hoje se vê fartura e a dificuldade está apenas na escolha da marca, na altura havia uma certa contenção.

MiudaCute disse...

Então não havia mimosa nem agros? Nem parmalat? E o leite em pó era aquele da molim não era? Eram umas latas azuis.

Becas disse...

Uma vez andei na fnac à procura de uma coisa que se chama babyliss salvo o erro, pois foi, mas isso era porque achava que havia já com mp3.

MiudaCute disse...

LoooooooL!
O que é que tu não fazes para entrar no universo feminino?! babyliss na fnac... que comédia.

Becas disse...

É o que faz ter uma rainha reles para sustentar à base de ob's, veet's spray, ferros de enrolar o cabelo, bolachas do ikea... "prático e sem demoras" diz ela, isso é porque é o Becas que vai ao hiper não é ela.

MiudaCute disse...

A Rainha Reles só vai ao pão.

Becas disse...

A Rainha Reles só vai ao pão.

Carmina Burana disse...

Miuda Cute: Havia o leite em pó Molico da Nestlé e havia umas latas azuis sim, Molim? Não sei, já não me lembro do nome. Depois havia o leite vigor em garrafas de vidro e mais tarde apareceram uns pacotinhos de leite com chocolate da LITA (lacticínios dos Açores) e eu era viciada nesse leite com chocolate, era delicioso.