oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

10.10.08

Pelo Estreito de Magalhães


A atribuição do Magalhães não tem passado pelo estreito dos Velhos do Restelo. Os Velhos do Restelo nunca fizeram uma viagem de circun-navegação nem em sonhos, e a linha do horizonte deles está um palmo à frente do nariz, quando dão um passo zás! Já estão (coitados) a pisar a linha.
O nome é Português: Magalhães. A tradução para outras línguas resulta bem, soa mais ou menos assim: Magellan. Não é Eusébio nem Amália nem CR7 (Cristiano Ronaldo) o que me parece melhor ainda. É produzido por uma empresa Portuguesa, a JP Sá Couto (a dos da marca Tsunami). Toma. O Magalhães é mais resistente ao choque e a líquidos que qualquer outro computador e tem uma dimensão e peso reduzidos a pensar nas crianças. O plano tecnológico é inovador, é "muito à frente", um computador portátil com possibilidade de ligação à internet por cada criança é uma coisa fantástica não admira que venha logo a oposição acusar o Ministério da Educação de usar os meninos como instrumento de propaganda eleitoral e de intimar as autarquias a pagar os custos da assinatura anual da internet e o modem, e mais não sei o quê.
Um computador não rouba tempo a uma criança, nem para brincar, nem para a familia (os peritos em roubar tempo à familia são todos uma coisa que se chama adultos), nem para fazer os tpc's em formato de sebenta, assim como a Crónica feminina, as novelas radiofónicas, o crochet, a televisão a cores não o fizeram à minha mãe. No meu tempo não havia computadores, havia a rua e havia bibliotecas e eu passava demasiado tempo nas bibliotecas e apesar da leitura ser umas das melhores vias para o conhecimento, para a facilidade de comunicação, para a aprendizagem, para o estimulo da inteligencia se eu tivesse passado mais tempo ao computador era hoje mais esperta e faz-me uma falta danada ser mais esperta.
Um computador estimula a creatividade, desenvolve a destreza, a capacidade de raciocínio. Já em relação aos chat's aquilo enerva e o msn também, aquela conversa de chacha e descuidada, para deitar fora logo de seguida, também não sou fã de jogos de computador mas já os da play station e da x-box... fazem dos miudos mais perpicazes, mais espertos (mais reflexos), já para não falar nos jogos de tiros e de socos que não abusivamente, servem para descarregar a nossa agressividade, aquela coisa intrínseca, do mais primário instinto de sobrevivencia que há em nós. Podermos dar tiros, uns valentes tabefes num campo e a um inimigo virtual é extremamente libertador! Mas eu não vim aqui para falar de jogos (entusiasmei-me), um computador, se ligado à internet ainda melhor, é uma excelente via para o conhecimento, para a facilidade de comunicação, para a aprendizagem, para o estímulo da inteligência tal como a leitura e cujas contra-indicações são as mesmas em relação aos computadores, ler faz igualmente mal à vista e faz mal à postura porque todos nós lêmos nas posições mais incorrectas sobretudo os mais pequenos, por isso, nada contra, o meu filho há-de ter Magalhães, internet, x-box, telemóvel, iPod, livros (muitos livros!) há de estar ligado ao mundo, as novas tecnologias não ha dem ser para ele coisa proíbida, o diabo a quatro, quanto mais se fala nos males que daí advêm mais aguçada fica a vontade de experimentar e são os velhos do restelo, serão sempre os velhos do restelo (obrigada), pensando que estão a atrazar todo o processo de evolução da espécie e das mentalidades, a fazerem com que o mundo pule e avançe. Isso, digam mal, sejam pessimistas, do contra, não deixem a praia vazia nem voltem as costas às caravelas quando elas estiverem de largada, o avanço da tecnologia depende de Vós!



"Vão ser distribuídos 500 mil portáteis às
crianças do ensino básico, através do programa e.escolinha. O computador
Magalhães será o primeiro computador portátil com acesso à internet fabricado em
Portugal. Informações sobre este programa:
CUSTO:
Cada computador tem um
custo de produção de 180 euros. A diferença entre a produção e o preço de venda
ao público é absorvida “por privados, pelas operadoras móveis e uma pequena
parte pelo Estado”.
será gratuito para os alunos inscritos no primeiro
escalão da acção social escolar
;
custará 20 euros para as crianças do
segundo escalão;
terá um custo máximo de 50 euros para as crianças não
abrangidos pela acção social escolar
LIGAÇÃO À INTERNET:
a opção de
ligação à internet é facultativa.
FORMA DE AQUISIÇÃO:
as escolas
organizarão a identificação dos alunos;
os encarregados de educação, na
posse dessa identificação, farão os contactos necessários.
DESTINATÁRIOS:
Alunos do 1º ciclo do ensino básico (6 a 10 anos de idade)
Poderá ser equacionada a extensão do programa “e.escolinhas” aos alunos do
2º ciclo.
CARACTERÍSTICAS DO MAGALHÃES:
Arquitectura Classmate PC;
integra um Intel Celeron M a 900 MHZ, na primeira fase. Passará a integrar
processadores Atom;
A ligação de rede sem fios, 802.11b/g Wi-Fi;
Tem um
ecrã LCD de 9 polegadas;
uma memória de 512 MB;
Disco rígido de 30
GBytes;
Câmara web incorporada;
Bateria de 6 células.
Suporta os
sistemas operativos Windows XP e diferentes versões de Linux, entre as quais o
Caixa Mágica.
Resistente ao choque e aos líquidos;
‘chassis’ de plástico
resistente (em vez de liga de carbono como os portáteis normais);
FABRICANTE:
Será produzido em Matosinhos pela empresa JP Sá Couto que já
produz os computadores da marca Tsunami
ASPECTOS COMPLEMENTARES:
Nos próximos 7 meses, será alargada a instalação de internet nas escolas a cada uma
das salas de aula;
O computador Magalhães poderá ser exportado para a
África, a América Latina e a Europa.

Sem comentários: