oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

11.2.09

A origem do pseudónimo Carmina Burana

Lembram-se de uma área da "Carmina Burana" celebrizada por um antigo anúncio da "Old Spice"? Lembram-se do mesmo trecho na abertura do concerto dos The Doors: "Os filhos de Morrison" em 2003 no Pavilhão Atlântico? Serviu também de banda sonora para filmes como "Excalibur", ou de fundo para Jim Morrison em "The Doors" de Oliver Stone.




(para o caso de não se lembrarem)

Search and Download More Music Free

Se me fosse dado escolher a banda sonora para a minha vida, eu escolheria a "Carmina Burana" de Carl Orff. Por ser uma composição belíssima, intensa, o coro é forte, a marcação da percussão, tudo é intenso (choro sempre no "finalle" é a adrenalina provocada por aquela força crescente). "Carmina Burana" é na sua origem uma colecção manuscrita de cerca de 200 poemas e canções medievais encontrados na abadia de Benediktbeuern, na Alemanha. Eram poemas de monges e eruditos errantes (os goliardos). “Carmina Burana” (tanto quanto li) é uma expressão em latim, é o plural de Carmen que significa canções (Canções de Benedikt Beuern).



Foto retirada daqui, Carl Orff homepage

Carl Orff, musicólogo, pegou neste conjunto de poemas e formou esta cantata magnífica, com o símbolo da Antiguidade — A roda da fortuna, girando eternamente, trazendo alternadamente boa e má sorte, como pano de fundo.


"Carmina" representa a mudança constante: uma condição da vida humana. Começa com o apelo à Deusa da Fortuna passa pelo encontro do homem com a natureza e pela ode ao vinho e ao amor na área "In taberna" que culmina com o coro "Ave, formosíssima" que depois se repete grandiosamente no final (que é aquela força crescente onde tudo é intenso e a adrenalina se liberta em estado líquido).

E obrigada pai! por me teres dado a ouvir e a conhecer tão boa música (clássica e não só, música é música). Devo a ti, pai, a minha vida ter banda sonora, momentos banais tornados raros, horas como as outras, inesquecíveis. E as associações... Que memórias se levantam quando eu ouço a "Carmina Burana"... o anúncio da Old Spice; Jim Morrison...


Direitos de autor: Carmina Burana. É o que vai aparecer agora em rodapé. Sou eu. Euzinha.


6 comentários:

Gema disse...

Banda sonora excelente para uma mulher intensa.
Assim és tu, Depeche, INXS, Alicia keys (No one...) pelo meio! A culminar o post revisitado: as origens. O pseudónimo assenta-te como uma luva, um beijo Carmina bê.

Carmina Burana disse...

Um beijo prima!
Isso de ser "intensa" é de familia.

Carmina Burana disse...

A propósito de "No one" da Alicia keys, tu acreditas que eu tenho o CD e ainda não saí da faixa 4? Ás vezes lá ouço a faixa 1 que é um instrumental e não conheço mais nada do album! Será que algum dia vou enjoar o "No one, no one..."?

Anónimo disse...

CD's pirata...

david

Carmina Burana disse...

Pirata sou eu.

Gema disse...

LOL!!
Não. Acho que não, que não vais enjoar.