oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

2.9.05

Os aliados

O meu filho faz hoje dois meses. Eu também dou por terminado o meu primeiro mês como mãe. Fez-se luz na minha vida. Ando feliz sem liberdade, o tempo que me cabe, para as minhas coisas é diminuto, mesmo assim, não importa, o meu filho ilumina a minha vida. Todos os dias me comovo, todos os dias me envaideço, todos os dias agradeço tanta luz.
Quanto à dor do parto, não pensem que me esqueci dela, não. Não vou é andar a vida toda a queixar-me de uma coisa que já não me dói.
Para aqui chegar, tive os meus aliados e está na altura de falar deles. O primeiro mês é seguramente o mais difícil. Para mim foi muito. O pai de braço direito enfiado num gesso sem poder pegar no Miguel vez nenhuma, mudar uma fralda, dar o biberon... tudo a mãe, e a toda a hora.
A nossa primeira dificuldade foi o Miguel ter demorado a aprender a mamar. O meu primeiro grande aliado, foram os mamilos de silicone que o pai comprou na farmácia.
A hemorragia do parto durou mais de 20 dias, por causa disso, usei fraldas para incontinentes da marca "Continente" durante 20 dias (não gostei nada desta parte). Os pontos idem o que justifica o meu segundo grande aliado: a almofadinha tipo bóia. Finalmente, voltei a sentir o imenso prazer de me sentar.
Do derradeiro cansaço é melhor nem falar! Como não encontrei aliados, e é de aliados que se trata neste post, vou passar à frente.
Primeiro vieram as cólicas, depois a prisão de ventre. O Miguel sofreu muito e está agora a melhorar graças a um milagroso remédiosinho que se compra na farmácia, vem dentro de frasquinhos de chá de plantas e chama-se Coli Mil.
Nem Bebé-gel, nem Aero-om, nem massagens, nem chá de maçã reineta, não fosse o Coli Mil eu e o Miguel ainda não tinhamos passado o cabo das tormentas.
E as borbulhas? Os entendidos diziam que eram "medranças", eu dizia que não, os entendidos diziam para eu não por nada e eu punha óleo de amêndoas doces para as borbulhas não se enervarem mais do que já estavam e criou-se aqui uma incompatibilidade entre mim e os entendidos (enfermeiros, mais pais, etc.) que não queiram saber. Para por um ponto final nisto, tive mesmo que recorrer ao Dr. Matildes (o melhor dermatologista que eu conheço) que logo me deu razão e duas pomadas que tingiram toda a roupa do Miguel e tudo à volta do Miguel de amarelo, mas deram cabo das borbulhas de um dia para o outro.
Estes (Dr. Matildes incluído) foram os meus primeiros grandes aliados.
Espero que as fotos que publico a seguir, ajudem este texto a ser útil a outras mamãs e papás. Principalmente porque no primeiro mês surgem duas grandes complicações: as complicações propriamente ditas e uma inexperiência praticamente total, para lidar com elas.
São aliados básicos, pois claro. Uma almofada é uma coisa básica. Depois de a ter descoberto até me fez lembrar a história do Ovo de Colombo e que parva que eu fui! Como é que eu não me lembrei antes da almofada? Realmente... uma coisa tão simples...
É tudo muito simples. Olhando para os filhos dos outros então, é canja!
..
A almofadinha

Semelhante às que existem na classe executiva nos aviões, para apoiar a cabeça, custou 1 Euro numa lojinha Chinesa.

Os mamilos de silicone da Chicco

Muito embora tenha ouvido as piores considerações sobre mamilos de silicone, aconselho-os a todas as mamãs para quem é um sacrifício dar de mamar (mamilos doridos, feridos) ou seja, aconselho-os a todas as mamãs que não nasceram para sofrer. Os "biquinhos" custam 8 Euros e vendem-se na farmácia. Não são descartáveis, mas duram todo o periodo de amamentação.

O Aero-Om

A combater as cólicas não lhe verifiquei eficácia nenhuma, mas uma gotinhas de Aero-Om são remédio Santo para as birras. Bem sei que não se deve habituar os bebés a calarem-se com docinhos, nem tão pouco o Aero-Om tem essa finalidade, mas uma mãe não é de ferro.

BebeGel

Resulta. Mas é em mim. Eu nunca tive que me submeter a um Clister dos antigos, daqueles que nos irrigavam desconfortávelmente, (a minha mãe tinha um pendurado dentro de um armário da casa de banho e eu gostava de abrir a porta do armário que dava para o clister, só para sentir a sensação de alívio por não quer que fazer aquilo) só de pensar nisso, apetece-me eleger o BebéGel e coisas do género como a descoberta do século!

O ColiMil

Quando nada mais resulta, o ColiMil resulta. Custa 10 Euros, vende-se na farmácia e são uns frasquinhos com pó e um liquido à base de funcho e ervas que se misturam durante a abertura do frasquinho. Foi com este remédio que as cólicas fortíssimas que o meu filho teve, passaram.

O soutien de amamentação e a cinta pós-parto

O Soutien de amamentação é indispensável, não há forma de o contornar. Os da Chicco da linha Mamma Donna aliam quanto a mim, a funcionalidade muito prática ao conforto e até à beleza. Custam 34 Euros e são precisos pelo menos 2, isto a somar aos discos de amamentação (e os melhores também são os da Chicco) a coisa começa a agravar-se, mas nesta fase, em que nos sentimos por vezes um farrapo, o melhor é investir em nós e naquilo que nos conforta. Quanto à faixa, as opiniões dividem-se. A mim, não me fez nenhum mal, antes pelo contrário. Ajudou-me (juntamente com um creme especifico) a livrar-me da barriguita flácida. A minha é da Pré Natal e custou 26 Euros. Todas as outras me pareceram armaduras de guerra e ainda por cima eram mais caras. Deve usar-se logo que possível e/ou aconselhado após o parto.

Sem comentários: