oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

16.4.08

Obrigada

Saio de casa mais cedo a contar que vou encontrar o Mateus e o Gonçalo e os pais deles (o pai do Gonçalo é meu vizinho à mais de 30 anos), no elevador, no passeio, a estacionar à porta da casa dos meu pais, os nossos filhos cumprimentam-se, nós damos beijinhos uns aos outros e fazemos festinhas na cabeça dos miúdos (tudo isso leva o seu tempo). Saio de casa mais cedo porque se encontro a D. Inês (que é uma senhora já de certa idade, viúva, vive sózinha do Rés do Chão do meu prédio, doente, com deficiência) e é mais um bocadinho que eu estou ali: - "Precisa de alguma coisa D. Inês? Não? Se precisar os vizinhos não servem para outra coisa, está bem?". Saio de casa mais cedo porque vou à D. Preciosa comprar cigarros, a visão, o jornal e ela pergunta sempre pelo Miguelinho e trocamos dois (às vezes três, sete) dedos de conversa, olho para o relógio e digo:
" - Já estou atrazadinha que agora entro às 9!"
" - vá-se embora, vá-se embora que amanhã logo paga."
Gosto de encontrar o Sr. Alves. "- Bom dia menina, bom apetite." "- Bom dia Sr. Alves." "- Então um resto de dia feliz." - Faça chuva ou faça sol, o Sr. Alves deseja-me sempre um resto de dia feliz. Acho que é por causa do Sr. Alves que eu tenho tido sempre restos de dias felizes. Não sei. mas confio que sim. Gosto da D. Natália, sabe aquilo que gosto, aquilo que eu quero da loja, aquilo que procuro e sabe quando estou triste também, mesmo que eu esteja fechada, ela sabe que estou triste. Não sei como, mas sabe. Gosto da D. Maria Pastel porque se preocupa comigo, quer que eu me alimente bem (tal como a minha mãe) que eu não tenha problemas, nem de trabalho, nem nada (tal como a minha mãe). Gosto dos Chineses, não sei se aquilo que dizem em Chinês quando eu não estou a olhar se é "vai à fava" o certo é que pela frente estão sempre a sorrir-me e tratam-me (os que vejo com mais regularidade) com imenso carinho e respeito (pegam nas minhas mãos quando me dizem 'obligado', sem saber a importância que isso tem para mim, o gesto intimo que isso representa para mim, mas aceito, não digo nada, agradeço). Gosto de ir à bomba de gasolina ao pé do sítio onde moro porque detesto meter gasolina, detesto por ar nos pneus, agora não me lembro, são dois, os senhores que se riem para mim, me dão os bons dias, me põem gasolina no carro, me põem ar nos pneus (olhe que este pneu está um bocadinho em baixo), são dois os senhores que me agradecem ainda antes de me devolverem a chave, antes mesmo de eu agradecer. - "Faça boa viagem menina". E é por isso que eu não tenho tido acidentes e faço boa viagem, não sei se é, mas acredito que sim. Obrigada. Gosto dos piropos dos Senhores que estão à porta dos cafés, em cima dos andaimes, gosto porque eu não sou boa nem nada, nem gira e eles só para que eu não fique triste por causa disso, à minha passagem alguns dizem que sim. E sorriem. Mesmo sem dentes fazem-me a vontade e sorriem. Gosto da Natércia, do Rui (às vezes um olá não chega e tenho que encostar), depois chego à escola: - "Bom dia Vitinho" (Sr. Vitor), ao que ele responde sempre, mas sempre da mesma maneira, sem se esquecer um dia só que seja do meu menino: - "Então? Como está o nosso atleta?", o beijinho da Prof. Manuela Rozeira e o da Prof. Lola (Lurdes Henriques) e o da D. Amélia e o da Alcinda, que são como os beijinhos da bênção. "Deus te abençoe minha filha", elas não dizem, isto sou eu a dizer porque a terem o som ligado (os nossos beijinhos) era assim que se ouvia dizer: "Deus te abençoe minha querida". Obrigado Lucília e Leonor (ninguém, mas ninguém me tira um galão tão maternal e me dá um pãozinho tão saboroso), Felícia (a cota mais chique no universo!), Sasa (M.ª José Brasil) afirmativa, genuina, não se dá ares, Rita (instável como um catavento, mas adorável), a Prof.ª Silvia Reynolds (o seu sorriso é encantador, para mim é a Prof.ª mais linda cá da escola), Isabel Maria Oliveira (a minha querida amiga sempre embrulhada nela própria nem dá para ver o que ela é e daquilo que é capaz, mas eu sei, eu vejo-a bem mesmo dentro daquele papel de embrulho), Amália (qual vice, qual quê, para mim a senhora está lá em cima!), Ana Marçal, São José Glória (o sotaque e a genuidade são irresistíveis), Carlos Carlos (todo ele é música), Maria de Fátima Domingues (penso em si todos os dias minha querida, que tudo corra pelo melhor, queria tanto dar-lhe um abraço em breve...), Fernanda Mendes, Fernanda Esberárd (fazemos desgarradas de piadas e disparates porque o sentido de humor é o sinónimo mais apropriado para inteligência), Francisco Cardoso (Exmo. Sr. Presidente, já lhe dei os parabéns não já? Já, acho que sim, o homem que até à data, resolveu todos os problemas da secretaria, se não resolveu, empenhou-se o bastante), Maria do Rosário (Canelas), António Almeida (a primeira boa impressão é a que perdura, nunca me esquecerei do caso Ruben), Luís Tecedeiro (o Prof. é um cavalheiro, é um excelente conversador, adoro todos os livros que me manda ler, o próximo não me esqueci é o "Passos à volta" do Herberto Hélder), Maria de Fátima Costa... se me esqueci de alguém não faz mal, isto é só um Post. Não, não me esqueci de si não chefinha (D. Ana Amaral) e do quanto sofreu para me ensinar a fazer contas! Eu ainda não aprendi, mas não é culpa sua, eu ´que "nasci prá vida artística". Também nunca me esqueco de si Prof.ª M.ª de Fátima Branco (era o meu passarinho). Isto é só porque não são da minha família, não tenho os números de telefone sequer da maior parte das pessoas que aqui estão, não me devem nada, nem podiam (eu é que agradeço, eu é que estou em dívida e estarei, estarei, estarei...), são peças de um puzzle que se chama "os meus dias" e se faltar uma peça, acreditem, uma peçazinha que seja, o dia já não fica igual. Ou falta um canto, ou falta um bocado de azul, ou fica um buraco no meio... Diria mesmo que quando falta uma peça, o dia acaba incompleto.

17 comentários:

João Ayres disse...

Eu nem digo nada, eu estou sem palavras, nem digo nada, nem vou comentar... eu nem sou da familia. Olha, digo que se fosse mudava-me para tua casa!

João Ayres (agora assino que é para a prima Ema não me confundir com o outro)

Carmina Burana disse...

Muda-te muda-te. Quando é que mudas lá para casa? Eu estou mesmo a precisar de um aspirador wireless.

(fazes bem em assinar não vá a prima Ema pensar que é o João David e que este está metafísico)

João Ayres disse...

Eu tenho fios minha querida, eu não sou nada wireless, eu tenho fios, filamentos e cabos por todos os lados (hoje até venho de atacadores), por todos os lados, todos menos por um...

João Ayres (o metafísico)
Eu vou ao dicionário mas se metafisico não for bonito eu nunca mais cá venho. Com tanto blogue que há de criancinhas e mamãs e recém mamãs e pré mamãs e papázinhos e netinhos)

Carmina Burana disse...

Já foste ao dicionário?
Perdi um visitante ou não? Vá lá, para mim é importante, eu tenho um gráfico que assinala o número de visitantes deste blogue e a sua localização, quando estás em Los Angeles és a unica visita internacional que tenho e quando estás cá em Portugal és a única única. A ínica, pronto. Descupa lá. Deu-me tanto trabalho pôr o gráfico, ainda estou a pagar os créditos a prestações... e gosto tanto de ver aquela luzinha a acender no Portugal e na América... Metafísico não é nada disso que dizem nos dicionários. Metafísico para mim é transcendental, bonito, bonito não, lindo de morrer!!

João Ayres disse...

Nublado? Abstracto??Imcompreensível??? Está bem, aceito.

João Ayres

(ai acende uma luz quando eu entro? Ai é? Não sabia... não sabia que tinha esse efeito... gostei de saber. sinceramente...)

Carmina Burana disse...

Estou a rir, a ir embora e a rir.
Beijos

(sem ti não aguentava isto. sem a tua luz. quando ela se acende... eu não vejo nada, era mentira aquilo do gráfico, não pus nenhum gráfico desses no blogue, era só para te amolecer.)
ih, ih, eu não disse que ía a rir?

João Ayres disse...

Acabei de te eliminar dos favoritos!

Carmina Burana disse...

Calculo que sim.
Tiras-te o google e puses-te o reinabarriga a abrir como página principal.

João Ayres disse...

Tens sempre resposta para tudo?

Carmina Burana disse...

Não. Receio não ter resposta à tua próxima pergunta.

João Ayres disse...

- Ía ali comprar um pacote de Lays. Posso?

Unknown disse...

Uffa!!

João Ayres disse...

Fui bonzinho não fui? Nada de perguntas difíceis.

Carmina Burana disse...

Então? 4 a 3 hã! Ganda Spooooooooooortig! É bem feita que é para não estares aqui a exclamar para a minha mulher está aki uma bela conversa está

João Ayres disse...

4 a 3 não, 5 a 3, quer dizer tu nem tomas do jogo nem tomas conta da tua mulher (está para aqui a falar com desconhecidos) vai lá, vai lá ver o resto do jogo que eu tomo conta dela. Mas é por ser para ti.

Carmina Burana disse...

Ó tomas!

Carmina Burana disse...

Duelos vão lá para fora! (O João vai lá para fora, fora, o Ricardo vai lá para fora cá dentro, bem entendido), eu já disse que isto aqui não é nenhum chat, nem nenhum fórum e quem manda aqui nisto ainda sou eu, eu é que modero os comentários e está terminada a sessão, não quero cá conversas de gajas (neste caso era sobre mim mas mesmo assim) nem de bola (quero lá saber que o Benfica tenha levado 5 na p., arrelias já eu tenho que chegue), os dois, vá, lá para fora, a andar. Vão para o messenger, eu já lá vou ter, se não adormecer no caminho, que ainda vou tapar o menino, vou lavar os dentes, asinha, asinha...