oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

16.3.08

UMM isto é que é um Jipe!

UMM! Isto é que é Jipe! Qual Land Rover qual carapuça. O primeiro umm que conheci era o jipe de um ainda primo da minha mãe há muitos anos, no Tortozendo, o meu primo Jaime olhou para mim, com 7 ou 8 anos e disse com um orgulho na máquina que só visto:
- Anda cá pequena, vem com o primo Jaime que o primo Jaime vai-te mostrar a terra e a serra, ponho aqui aqui uma almofada no banco para ires aqui sentadinha de cu tremido, quer vir tio? (O tio era o meu pai que nos acompanhou e acabou por ir à frente em cima da almofada que eu na altura ainda não tinha espondilite, o meu pai é que tinha). A tia Maria Bispa ficou à porta lado a lado com a minha mãe cada uma dentro do seu avental a abanarem a cabeça, a tia Maria Bispa ainda se despediu de nós com um:
- Logo quando chegarem é que vai ser o belo e o bonito! - Aquilo dá umas dores nas cruzes que nem queira saber prima, uma vez andei naquilo, ó diabo, não me levantei inteiriça durante uns 3 ou 4 dias! (isto já foi ela para a minha mãe)
Os nossos Uémeémes estiveram no Paris Dakar e muitos estão ao serviço dos Bombeiros, das Forças Armadas, da Cruz Vermelha, ... Têm uma robustez impressionante e são muito mais baratos (que o Land por exemplo). UMM quer dizer União Metalomecânica e é numa fábrica em Queluz que se fabricam e exportam estes veículos, ou seja, nada de confusões com a Hummer que é também uma marca de veículos, militares se não estou enganada, fabricados nos Estados Unidos pela conhecida GM (General Motors). A UMM é nossa. O que é nacional é mesmo bom. Acho que a fábrica só os faz por encomenda mas não devem chegar para as encomendas porque em Espanha e em França pelo menos, toda a gente conhece esta marca e eles são exportados para lá, eu não percebo a ausência de publicidade a esta marca que origina a confusão com outras marcas de veículos, não percebo porque cá não existem mais ao serviço ou ao prazer de particulares em detrimento de outras marcas de jipes que proliferam por aí em trilhos nos desportos radicais e mesmo nas estradas normais... Agora começo e vê-los mais expostos, alguns são adquiridos por pousadas e instituições de turismo rural e estão a ser usados em passeios - os Jeep Tours - como o que fizemos este fim de semana pela serra do Gerês a cima, a cima e a baixo! Foi fantástico. No nosso grupo íam pessoas idosas de modo que os condutores destes veículos foram meiguinhos e optaram pelos trilhos que não tinham tantos buracos, raízes, altos e baixos, etc., mesmo assim foi radical!
Embora lá fazer publicidade ao melhor automóvel Português de sempre! E o Land Rover é maricas, maricas, ao pé do UMM é um ovo mole.









6 comentários:

Anónimo disse...

Boas,
so um reparo, os UMM deixaram de se produzir pela primeira vez por volta do ano de 1994, retomando a produção em 2000 (penso que o da foto seja dessa epoca), apenas fabricando por encomenda, vindo a declarar falencia pouco tempo depois, cerda de um ou dois anos(tendo vendido cerca de 100 unidades longas a empresas de turismo no algarve).

Carmina Burana disse...

Obrigado Abreu pelo seu esclarecimento, acabei de criar um post onde coloquei em destaque o seu comentário.

Anónimo disse...

é sempre um prazer ajudar, eu tambem gostava que ainda fossem fabricados, mas os UMMistas não têm sorte, têm de se contentar com os velhinhos, mas sempre fieis...
como o seu mecanico disse, nunca pensei, certamente que muitos dizem o mesno sobre o desempenho do NOSSO TT (claro que o conforto nao se asemelha de todo)

carmina burana disse...

Estive à bocado a dar uma vista de olhos no publico.pt e li esta notícia e lembrei-me dos UMM:
"No primeiro semestre de 2009, e também muito provavelmente no segundo, o Estado garantirá o pagamento, em média, de 80 por cento do salário de 10 mil trabalhadores da indústria automóvel, através de cursos de formação financiados por fundos públicos nacionais e comunitários.
Este é um dos principais pontos do plano de 900 milhões de euros de apoio ao sector automóvel, (...)"
Foi uma pena o Estado não ter "salvo" a União Metalomecânica, afinal só tem planos de salvamento (de milhões de Euros) quando se trata de indústria automóvel estrangeira, que já recebe do estado beneficios para se instalar cá, depois alegam dificuldades ameaçam com o despedimento coletivo, que se vão embora para outro país com mão d' obra mais barata e o estado entra com um "plano de salvamento" mas o que é nacional e é bom pode ir à falência, desaparecer do mapa que o estado não tem pena nem vê nenhum problema nisso.

carmina burana disse...

Pois é, têm que se contentar com os velhinhos, até durarem... novos já não se fazem mais, é mesmo uma pena. Não são nada confortáveis, também não foi para isso que foram construidos, foram criados para andar em trilhos e em condições mais agrestes não é? mas aquilo também é jipe que substituindo os sinoblocos de tempos a tempos não deve reclamar de mais nada! :)

Unknown disse...

boa tarde ! sou o feliz propiatario desses umms , que estam na estalagem de S. bento e agradeço a todos a simpatia !
Carlos nascimento.