oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

26.4.06

O livro do Miguel


um mês...
Quando o Miguel nasceu, de mim, diziam que tinha o queixinho de rabeca e as covinhas nas faces quando sorria, do pai, diziam que herdara a pele branquinha, os olhos claros e as birras também!
Com Um mês o Miguel mamava de duas em duas horas e as minhas noites eram um desassossego.
Durante o dia só queria o colinho da mamã. Pesava 3.860 Kg e media 50 cm's.
Aconteceram muitas coisas divertidas; tentou por-se de pé pela primeira vez e um dia acordou atravessado na cama, mas a mais engraçada foi a pintinha no olho, que julgavamos ser um sinal e um dia desapareceu! Era sujo afinal...
O Miguel não gostou do seu primeiro banho. Apesar da mamã ter inventado mil e uma histórias e brincadeiras, quando o banho terminou fez beicinha e soluçou muito como se tivesse ficado muito ofendido com tamanha maldade!
Em 2005, quando o Miguel nasceu, um litro de leite custava 50 cêntimos, um pão 70 cêntimos, a revista "visão" 2.70 Euros e o Jornal 1 Euro.
Uma papa "Cerelac" custava 3 Euros e uma lata de leitinho 15 Euros. Um bilhete de cinema custava 5 Euros e para ir ao teatro o preço dos bilhetes variava entre os 10 e os 20 Euros.
O Presidente da República chamava-se Jorge Sampaio e a música mais tocada nas rádios era o Hip Hop (uma música de rua que teve a sua origem nos getos de Nova York e para a qual os ouvidos da mãe não são particularmente sensíveis).
Dois meses...
Quando acordava, a primeira coisa que o Miguel fazia era... rir!
Enquanto mamava, não tirava os olhos do quadro que a mamã pintou com bonecos do circo. A primeira melodia que conheceu foi a abelhazinha de pano que ficava pendurada no berço.
A primeira alcunha do Miguel foi "Cócózinho de formiga" quando era um minusculo embrião e a mamã entendia que o Miguel era do tamanho de um cocó de formiga.
Aos dois meses já era mais conhecido por ciclista porque estava sempre a pedalar!
De noite, tinha o sono muito leve. Tinha medo de ficar sózinho e era muito comilão. A canção de embalar do Miguel era "Ser Poeta". Resultava sempre...
três meses...
A cor que mais o atraía era o azul e era também a cor que melhor lhe ficava.
O quarto do Miguel foi decorado em tons de azul, vermelho, laranja e cinzento.
Os passeios eram à casa da Avózinha Ana e do Avôzinho João, ao Parque das Nações e ao parque de diversões.
Foi por esta altura que o Miguel aprendeu a tirar e a por a chuchinha sózinho!
Foi em meados do terceiro mês também, que comeu a primeira papa e foi muito divertido!
quatro meses...
Para surpresa de todos, nasceram os primeiros dentinhos do Miguel!
Já comia sopinha de legumes com borrego e maçã cozida. Mas não foi fácil gostar de sopa! Fazia muitas caretas e tinha vómitos, mas a mãe inventava tantos malabarismos que depressa o Miguel se adaptou a novos sabores e texturas.
No dia 27 de Novembro o Miguel foi baptizado na Igreja do Seminário da Luz pelo Frei Albertino. Foi uma cerimónia encantadora e o Miguel estava muito feliz nesse dia e portou-se sempre muito bem!
O Miguel passou a fazer distinção entre a chuchinha gorga e as chuchinhas magricelas e se durante o dia qualquer chuchinha estava bem, para adormecer o Miguel só queria a chuchinha gorga!
O brinquedo preferido do Miguel? As mãos da mãe.
cinco meses...
O Miguel começou a dar as primeiras gargalhadas.
O que mais o fazia rir era o pai quando chegava a casa. As gargalhadas do Miguel pareciam desenhos animados.
Do que ele não gostava mesmo nada era de adormecer! E chorava muito quando estava cheio de sono!
Foi aos cinco meses também o seu Natal. Acho que o presente que o Miguel mais gostou foi a roda de actividades que eu lhe dei. Era gigante! E cheia de cores e de brinquedos!
O Miguel passou o Natal na nossa casinha connosco, os avós todos e o bisavô Zé.
Descobriu que os adultos apreciavam as suas gracinhas, por isso, enfiava as mãos nos bolsos, pegava no biberon de leite sózinho e já tinha dois dentinhos crescidos de baixo para enfeitar as risadas.
seis meses...
Aos Seis meses nasceram mais dois dentinhos, desta vez em cima.
O Miguel começou a atirar tudo para o chão e a soletrar bá, bá, .
Já se sentava sózinho a brincar sem tombar para os lados e sem almofadas!
sete meses...
Disse pela primeira vez mamã, papá, bó (avó?), vô (avô?) mas para além de não dizer em associação, depressa se esqueceu! Pois foi...
No Carnaval a mamã vestiu o Miguel de Pato Donal e fomos passear para o Parque de Diversões. O Miguel estava mesmo giro.
oito meses...
Começou a distinguir música de outros sons e balançava o corpo ao ritmo, sentado no chão, para a frente e para trás! Nada era mais engraçado que o Miguel a fingir que dançava!
nove meses...
A avózinha Ana e o Avôzinho João seguram nas mãos do Miguel e ele dá longas e desembaraçadas caminhadas pela casa, e como a casa dos avózinhos parece um museu, pelo caminho há tanta coisa para descobrir!
O Miguel adora sair de casa! A porta que se abre, o botão do elevador são uma excitação! Mas a maior alegria é a chegada à casa dos avós. Solta muitos gritinhos de exclamação na subida de elevador até ao 4º andar, lá em cima a avózinha já espera de braços abertos para lhe pegar e a seguir ao colinho dela pula para o colinho do avôzinho João!
O Miguel é o bebé mais fustigado com beijinhos do mundo! Mas ele nem se importa... está assim habituado, desde que nasceu. Culpa nossa de sermos piegas mas mais dele, por ser tão irresistível!
Extraído dos rabiscos da mãe no Livro do Beda Nestlé.

Sem comentários: