oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

5.2.07

Baixa

Estou de baixa desde quinta-feira, primeiro dia de Fevereiro. Estou de baixa desde que levei o Miguel às urgências do Amadora/ Sintra pela primeira vez.
O Miguel passou a noite quase sempre ao meu colo a chorar. A espectoração era cada vez mais a ponto de se engasgar por causa dela e vomitar o pouco ou nada que havia comido, ou simplesmente a espectoração, que não havia maneira de saír se não assim. A última refeição que tomou foi uma tijela de sopa na casa da avó Dília, no Domingo. Decidimos que era melhor ir com ele ao Hospital. O Miguel estava a ficar fraco, visivelmente, e cada vez mais cansado. Estava muito frio. Eram quase 7 da manhã. Bem agasalhado, apertei-o contra mim do carro até às urgências. Quando entramos na sala de espera riu-se para mesa e para os banquinhos coloridos, sorriu e apertou a mão ao segurança, era uma novidade estar ali! Apesar de doente, nunca deixou de sorrir até a tosse, os vómitos e depois as lágrimas nos atraiçoarem. A médica, a cumprir a vigésima quarta hora de trabalho (seguida!) claro que auscultou o Miguel às pressas e tratou de esclarecer que estava diante de um bebé constipado e de uma mãe que via o filho doente pela primeira vez.
- De qualquer modo, tem que ficar em casa com ele de outra forma vai demorar para recuperar ou ficar pior, ele está de facto fraquinho, precisa da mamã. Mas vá para casa sossegada, ele tem os bronquios limpinhos, é um bebé saudável. É apenas uma constipação. Não come porque está doente e quando estamos doentes todos perdemos o apetite, ele tem as suas reservas, quando ficar bem, vai comer este mundo e o outro!
Vim para casa mais descansada apesar de a médica não ter receitado vitaminas, nem suplemento alimentar e pode ser tudo muito normal, mas para uma mãe o filho não comer é uma tragédia muito grande, é uma dor de alma que nunca mais abala nem nos deixa dormir ou pensar em mais nada que não seja a última vez que o meu filho comeu foi à 4 dias!
No dia seguinte levei-o comigo à Dr.ª Manuela, fomos buscar a baixa para eu poder ficar em casa uns dias e a Dr.ª Manuela inspeccionou-o minuciosamente, viu os ouvidos, a garganta, os dentes, a barriga, auscultou-o e mais segura que a médica do Hospital, por ter feito isto tudo, disse-me que de facto ele não podia continuar sem comer mas que estava bem e bem disposto e de certo ía melhorar em breve.
E assim foi. Hoje é segunda-feira, o Miguel está quase limpinho de espectoração (aspiro o nariz do Miguel com o Narinhel e com Rinhomer até à exaustão), já come meias-doses, tem dormido cada vez mais e mais tranquilo, aprendeu a assoar-se e já não chora... pois não, o meu filho já não chora e isso é tão importante que continuo de coração apertado à guarda de um filho que recupera... de colo prontinho, sempre feito, porque a mamã cura tudo. (eu sei que sim)

Sem comentários: