oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

24.1.08

Da Macaronésia ao Meio-dia


De Manuel Viana. Vou "dizer" outra vez: De Manuel Viana.
E eu aqui a roer-me de vaidade porque o tio é meu.
Só eu tenho um exemplar com aroma a queijinho da Ilha do Pico (vinham juntos).
Encantou-me primeiramente a preposição do título: Da Macaronésia ou as Ilhas Afortunadas, a Atlântida de Platão, o lugar de descanso dos Deuses e o Meio-dia, que é uma coisa banalissima, que acontece todos os dias e à mesma hora! A Macaronésia compreende as Ilhas dos Açores, da madeira, as Selvagens, as Canárias e Cabo verde, da outra vez tio, a quando da "Abalada do Pidjiguiti" tive mesmo que ir ao dicionário logo ali, Pidjiguiti, ó tio Manelito com franqueza, não se arranjava outro titulo? Pidjiguiti? Na Melopeia fui ao dicionário fui, mas não fui logo a começar pela capa.
"1959 - Massacre do Pidjiguiti, na Guiné, sob administração Portuguesa. As autoridades coloniais ordenam a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, que se encontravam em greve. " Muitos oficiais de carreira são chamados pelos cornos, a narrativa é surpreendente, obrigou-me a conhecer mais sobre o PAIGC (Partido Africano para a independência da Guiné e Cabo Verde) de Amílcar Cabral , o homem que morreu sem realizar o sonho de juntar as suas duas pátrias, Cabo Verde e Guiné), o MFA (Movimento das Forças Armadas).
A Abalada do Pidjiguiti, é a história de um menino que vai com o pai para a Guiné, (o pai vai para as Ilhas Bissagós preparar a invasão da Marinha Portuguesa à Guiné Conacri) e foge para o Senegal, a pé!
Da Macaronésia farei para aqui uma migração de pequenos excertos (em breve, quando acabar de ler) só para afiar esta minha vaidade. E digo já que não empresto, isso não empresto, tem cheirinho a queijo da Ilha do Pico, tem lá uma dedicatória para mim... a minha tia Cecília pôs tudo no mesmo saco, o queijo, a Macaronésia, a dedicatória do autor. Emprestar? Não empresto.
Também te amo muito tio e tenho todo o orgulho e vaidade e aqui para nós, seres tu
meu tio, escritor, Pidjiguiti, Melopeia, ou simplesmente o meu tio Manelito, para o efeito de ter orgulho, tio, e vaidade, era a mesmíssima coisa.