oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.3.08

Adeus mana


De madrugada veio um anjo buscá-la. Um anjo que teve pena de a ver assim tão doce, tão fraca, cansada do pesado fardo e levou-a enquanto dormia. Acho que ela nem deve ter dado pelo anjo, sentido aquela aragem morna (os anjos devem fazer uma leve aragem morna quando descem sobre e nós ou se levantam).
Foi Deus que a condenou à má sorte ou foi Deus que enviou um anjo? Para não ficar de mal com Deus, acredito que Ele não nos condena, tem antes piedade de nós e mandará buscar-nos assim que puder.
Eu tentei dezenas de vezes e não fui capaz de escrever um Post sobre Glioblastoma Grau IV, hoje apaguei definitivamente todos os rascunhos que tinha guardados, Post's com pesquisas sobre o tumor e alguns testemunhos que encontrei na net, escrevi sobre o Tb. Começava a escrever sobre a nossa mana mas quando dava por mim eram Tês atrás de Tês e não sei se tenho esse direito. Apaguei tudo. Escrevi-os aflita, espantei-os aliviada.
Coube-me o lugar ao lado de uma menina tão parecida com a nossa mana. Não sei se foi de propósito, nem sequer foi mau, mas quando olhava para ela de perfil (sentada na cadeira ao meu lado, na mesa do restaurante do Hotel) apanhava um susto breve, como aquela descarga que fazem as tomadas eléctricas dos telefones, aquilo não é um choque nem é nada, é um aviso, retraímos-nos pelo sim pelo não, é uma tomada de atenção, recolhemos logo a mão, defendemos-nos. Pelo sim pelo não quando olhava para ela era por pouco tempo e as minhas mãos, sobretudo a esquerda evitavam ir buscar a travessa ou a jarra do vinho sem precauções. Nem sequer foi mau, mas se eu me queria distrair e não ter nenhuma saudade de quem não conheci, tinha que tomar as devidas providências.
As bochechas e a boca eram iguais. Não sei se eram iguais. O nariz quase não se notava. Para mim eram iguais.
Emocionei-me quando olhei para a foto da nossa mana em cima de uma mesinha improvisada, em cima de um paninho limpo, ao lado uma cesta com rebuçados que sabiam a ervas daninhas. Vi uma mãe como eu naquela foto de epitáfio ainda com as cores apesar da má qualidade da impressão.
Uma vez escrevi que o medo que tenho de morrer é por não ter ainda reunido a quantidade de pessoas suficientes que me chorem. A nossa mana reuniu mais que a conta necessária.
Havia alguém, uma velha, muito velha por dentro da cabeça, que levantava e pousava o véu, descobria e tapava-lhe a cara a toda a vez e hora e eu para os meus botões, cada vez que ela fazia aquilo, eu resmungava: Deixa-a em paz velha, deixa-a descansar em paz. Havia um pai que rondava a filha já depois do anjo a ter levado como um cão que protege o seu dono caído no chão, andando à roda dele, com as quatro patas (o pai também andava à roda dela com as quatro patas no chão) até chegar ajuda. Havia a minha querida Alice que se assemelhava dia para dia a uma Santa, linda e triste, quieta em cima de uma nuvem (como estão quase todas as Santas postas nos altares, estão em cima de uma nuvem), quieta para não cair. Eu e o Vítor andávamos de volta dela como pardais como se ela estivesse presa por um fio e nós a segurar no fio, pelo bico. Havia um Padre, já de uma certa idade, com um discurso também ele já de uma certa idade que evocava passagens da Bíblia que em nada aliviam (tirando a parte do pai nosso que parece que alivia alguma coisa).
Não tardará o dia em que a Filipa perguntará ao pai, aos tios, à professora da Escola porque é que os outros meninos e meninas têm mãe e ela não tem. Porque eu?
Porque a Filipa? Porquê a nossa mana e não nós? Porque não adoecem e caem os mais velhos primeiro, parece que não custa tanto... Porque é que isto acontecesse às pessoas boas?
Eu posso provar. Isto só acontece às pessoas boas e eu posso provar.
"Vive cada dia como se fosses morrer amanhã" e sente o alívio que é, esta sensação de paz. Pronto já passou. Como as nossas mães diziam para os nossos joelhos esfolados: Pronto, já passou.
Adeus querida mana, mãe como nós, minha heroína que eu tanto admirei e respeitei por tudo aquilo que conseguiste na vida e por tudo aquilo por que passas-te. Não foste fraca nem pequena, foste forte e mais alta como os poetas e passas-te por cima dos que chamam coitados aos valentes cheios de glórias que os outros nem aspiram tão pouco. Que Deus te Guarde, descansa em paz finalmente, para sempre.

Sem comentários: