oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

18.1.09

José Carlos Ary dos Santos


Génio define o poeta, o homem, define a força a raiva o poder da voz e a obra.
(... o homem que não parava) Nasceu a 7 de Dezembro de 1937 (... não há memória de alguma vez ter parado), parou faz hoje 25 anos (... parou por motivos de força maior) morreu a 18 de Janeiro de 1984.

(No texto o que se lê entre parêntesis foi escrito por Baptista Bastos).
"De silabas
de letras
de fonemas se faz a escrita.
Não se faz um verso.
Tem de correr no corpo dos poemas o sangue das artérias do
universo.
Cada palavra há-de ser um grito.
Um murmúrio
um gemido
uma erecção
que transporte do humano ao infinito
a dor
o fogo
a flor
a vibração.
A poesia é de mel? ou de cicuta?
Quando um poeta se interroga e escuta? ouve ternura? luta?
espanto ou espasmo?
Ouve como quiser
seja o que for
fazer poemas é escrever amor
a poesia o que tem de ser é orgasmo!"
José Carlos Ary dos Santos

31 comentários:

Anónimo disse...

"Era a tarde mais longa de todas as tardes
Que me acontecia
Eu esperava por ti, tu não vinhas
Tardavas e eu entardecia
Era tarde, tão tarde, que a boca,
Tardando-lhe o beijo, mordia
Quando à boca da noite surgiste
Na tarde tal rosa tardia
Quando nós nos olhamos tardamos no beijo
Que a boca pedia
E na tarde ficamos unidos ardendo na luz
Que morria
Em nós dois nessa tarde em que tanto
Tardaste o sol amanhecia
Era tarde demais para haver outra noite,
Para haver outro dia. (Refrão)
Meu amor, meu amor
Minha estrela da tarde
Que o luar te amanheça e o meu corpo te guarde.
Meu amor, meu amor
Eu não tenho a certeza
Se tu és a alegria ou se és a tristeza.
Meu amor, meu amor
Eu não tenho a certeza.
Foi a noite mais bela de todas as noites
Que me aconteceram
Dos noturnos silêncios que à noite
De aromas e beijos se encheram
Foi a noite em que os nossos dois
Corpos cansados não adormeceram
E da estrada mais linda da noite uma festa de fogo fizeram."

Anónimo disse...

Agora tens que adivinhar, não de quem é o poema (J. C. Ary), mas de quem é o comentário.

Anónimo disse...

"A mim me desafio. Aos outros ponho a condição de me odiarem tanto.
Que não descubram nunca o que suponho.
O meu secreto e decisivo encanto.
Contra o que sou me guardo e quando oiço falar do que pareço, posso então encher o peito de desprezo e riso, pois só eu me conheço e só eu posso
subir até àquela solidão
onde me incenso, amo e realizo."

Anónimo disse...

Minha laranja amarga e doce
meu poema
feito de gomos de saudade
minha pena
pesada e leve
secreta e pura
minha passagem para o breve breve
instante da loucura
Em ti respiro
em ti eu provo
por ti consigo
esta força que de novo
em ti persigo
em ti percorro
cavalo à solta
pela margem do teu corpo.

Minha alegria
minha amargura
minha coragem de correr contra a ternura.

Meu desafio
minha aventura
minha coragem de correr contra a ternura.

José Carlos Ary dos Santos

Carmina Burana disse...

Estão a brincar comigo??

Carmina Burana disse...

"Estrela da tarde" é o poema mais romântico do Ary, aposto que a "Estrela da tarde" é a G)Ema.

Carmina Burana disse...

"Liturgia do sangue" é obvio que és tu David Andrade.

Carmina Burana disse...

"Cavalo à solta..." não sei, não arrisco, é muito difícil esta.

Carmina Burana disse...

Podem por favor colocar "As soluções" neste jogo??

Anónimo disse...

É difícil eu sei. "A solução não te dou" mas posso dar-te uma.. pista

Carmina Burana disse...

Ao menos vão dizer-me se acertei?

Anónimo disse...

Bingo!!
Em mim acertaste. Estou tão fácil...

david

Carmina Burana disse...

Previsivel, eu diria.

Gema disse...

Ah ah ah! Em mim acertaste num certo ponto: sou romântica, quanto ao comentário, lamento minha querida, não fui eu.

Anónimo disse...

Não. Ainda estou por desvendar.

Carmina Burana disse...

Será porque o que me dás não são pistas, são despistas?

Carmina Burana disse...

E chegam via spam? spam!
Mas eu agora ando a ler spam's??

Anónimo disse...

SPAM? ai é?
A curiosidade matou o gato.

Carmina Burana disse...

O gato tem 7 vidas e eu estou a contá-las.

Carmina Burana disse...

Não quero mais (des)pistas.
Vamos à "Desfolhada"?

Carmina Burana disse...

Ou...

Carmina Burana disse...

GAME OVER

MiudaCute disse...

LOOOL! Ainda não percebi se isto é o jogo do gato-e-do-rato se é uma homenagem à eloquência do Ary.
Ke está a ficar divertido, está.

Anónimo disse...

Desfolhada? "Corpo de linho/ lábios de mosto/ teu corpo lindo/ meu fogo posto.." Ok, vamos lá à desfolhada, ladys play first.

Becas disse...

O Bequinhas só veio aqui dar-te uma ajuda (assim como se fosses uma donzela em apuros), não sei quem é o "cavalo à solta" mas não é a Simone de Oliveira (se fosse a Simone de Oliveira lembrava-se do resto da letra, não só dessa parte).

Carmina Burana disse...

Calculo que não, que não seja a Simone, nem o Fernando Tordo, nem o Carlos do Carmo... Como está o tempo ai em Itália?

Becas disse...

Nuvolosita intensa, precipitazioni intensa, NEBBIE!! Tutto intenso.

Carmina Burana disse...

Nebbie?? Piccola fortuna la mia!

Carmina Burana disse...

Cavalo à Solta:
"Quem faz um filho/ fá-lo por gosto"

Carmina Burana disse...

É uma pergunta.

Anónimo disse...

Quem faz um filho, fá-lo por gosto.