oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

9.6.09

Breve post sobre o trabalho

Uma chefe que fala comigo aos gritos (por causa das minhas férias) "- Vais de férias mas deixas o teu trabalho todo feito!"
Um director que me disse (a fugir, porque não consigo nunca que pare para falar um bocadinho comigo, consigo ter 2 ou 3 minutos de direito de antena mas com o director de lado para mim, com a permanente intenção de se ir embora)
"- Se não conseguires fazer o teu trabalho, chamamos-te durante as férias para o vires acabar."
E que me disse:
"- Já liguei para outras 'empresas' e os vencimentos fazem-se numa semana."
(tenho um director que não sabe o que é que eu faço nas outras 3 semanas). Será que ele quis dizer: - O teu trabalho é fácil, numa semana está tudo despachado (Pois é, é fácil, para os outros é fácil. O trabalho dele para mim também é fácil, não sou eu que o faço). E que me disse também: "- Fiz vencimentos durante muitos anos, sei bem como se fazem vencimentos." (então se sabe, qual é o drama de eu ir de férias?)

Gostava de lhe ter dito (mas ele entretanto fugiu mesmo) que faço vencimentos há 12 anos, 6 noutra empresa, 6 nesta e não tenho essa segurança toda (bem sei que os cálculos são sempre os mesmos, os programas é que não e as Leis estão sempre a mudar), conclusão: nunca serei uma pessoa segura, eu nunca saberei o suficiente, estarei sempre à espera de aprender mais (que me ensinem mais), estarei sempre a querer passar aos outros o que aprendi. Uma coisa que eu não sei, seguramente, nem tenho a mínima ideia de como se faz, é fazer com que uma pessoa, que não se interessa por nós, só pela nossa mão d' obra, fale connosco cara à cara (impreterivelmente) e cordialmente (sempre que possível).

E assim vão as coisas lá no trabalho...

17 comentários:

david a. disse...

Não eras tu que gostavas de pessoas?

david

Rainha Reles disse...

Cara a cara e cordialmente é possível, cara a cara e cordialmente pelas costas, é que não.

Becas disse...

Se esses "chefes" tivessem que pôr por escrito todas as "ordens" que dizem da boca pra fora...

Becas disse...

Eu já ouvi falar em “vão todos de férias e um gajo que cá fica é que tem que fazer o trabalho dele e dos outros”
agora isto: - vais de férias mas deixas o teu trabalho todo feito! palavra d’ honra, nunca tinha ouvido.
Deve ser por ser do estado (empresa publica) o estado gosta de manter uma certa... excentricidade.

Rainha Reles disse...

Para nós também não era nada bom se tivessemos que pôr tudo por escrito. Como é que a 'gente escrevia: "idebus f?", era chato...

Rainha Reles disse...

Lembras-te do eng.º I.N. não me querer deixar ir de férias? "Não pode não pode, veja lá isso" e eu: "Mas não me diga que mais ninguém sabe fazer orçamentos e propostas", e ele "Então não sabe! toda a gente sabe fazer orçamentos e propostas" (como quem diz, agora com os computadores e os programas e tudo, é só carregar num botanito e o orçamento sai logo) "até eu sei fazer orçamentos, fiz orçamentos durantes muitos anos!" e eu: "Ah bom, então sempre posso ir de férias" e ele: "Não pode, já lhe disse", conclusão: eu fui de férias, mas mais valia que a PC mas tivesse pago! Quando cheguei tinha o serviço todo engatado...

Rainha Reles disse...

Boa sorte, minha boa amiga. E aguenta porque de qualquer das maneiras, há de sobrar sempre é para ... TI.

MiudaCute disse...

Estou prestes a ingressar no mercado de trabalho, Yupi! Que excitação!

[Uuuugg!! Uug!]

Quando os teus colegas souberem que vão faltar ou forem de férias, não faças o trabalho deles.

E goza bem estes 2 feriados (goza, diverte-te, descança, esquece).
Um beijo dois três sete muitos muitos mil!

Carmina Burana disse...

Consegui pôr-vos a trabalhar a um feriado tá visto :)

David: Eu adoro pessoas! (e não me dou mal com isso)

Unknown disse...

Para quem não sabe, para quem não está dentro de uma secretaria, todo o trabalho que dali sai é um “Ovo de Colombo”. Vencimentos? É uma grande estopada. Pior que os vencimentos ainda são as contribuições que aquilo tem que ir tudo certinho, é da nossa responsabilidade que o pessoal vá abonado mês a mês daquilo a quem direito mas também a carreira contributiva de cada um. Menos responsabilidade implica poder prejudicar um empregado na aposentação, numa baixa, quando for requerer o fundo de desemprego, quando for entregar o IRS, etc.. É uma pena que tenha que deixar o serviço feito porque é uma tarefa mensal, incontornavelmente mensal, seria bom que pelo menos 1 vez por ano a deixassem descansar dela, mas enfim… também há muita falta de pessoal e muitas outras vicissitudes, todos temos consciência disso também. Não se deixe desmotivar. É pouco provável que encontre espírito de motivação por parte dos superiores, infelizmente no nosso país ainda há o culto do despotismo, que a alegria no trabalho é um desperdício, mas encontrará sempre esse espírito dentro de si e nas pessoas (e nos colegas também) que lhe querem bem e continue a fazer o seu trabalho com responsabilidade e discrição, se precisar de ajuda faça favor:
aetorres.vencimentos.srsminsaude@gmail.com

david a. disse...

Eu acho muito bem que te chamem nas férias, durante o banho, a meio da noite…
Uns berros de vez em quando tb acho bem. O respeitinho é muito bonito mas ninguém aqui é “flor de estufa” que a voz não possa ser grave ou demasiado aguda de vez em quando.
Toca mas é a acordar.

david

david a. disse...

[Isto sou eu a reinar contigo. Sou misantropo mas não sou fascista]

Houve aí um feriado há tempos que fiz o mesmo, só me levantava para comer e fazer xixi.

david

Alex disse...

O sistema da qualidade ainda é uma aberração “dê a sua opinião” “dê sugestões para a melhoria da qualidade dos serviços” mas depois querem é que façamos o trabalho ca-la-di-nhos.

Por este andar, um gajo morre ainda vão chamar os descendentes para acabar o trabalho (para saldar a dívida que lá deixamos).

Becas disse...

Daqui o bocado tens aqui o homem do Sindicato.

Carmina Burana disse...

Daqui a bocado tenho é aqui o meu marido a dizer: - Mas agora todos os anos é a mesma m# por causa das férias?

:D

Bruno Nogueira disse...

Vai uma pastilha?
Uns pingos?
Um bagacinho (amarelo)?
Alprazolam?

Como é que isso vai hoje?

Carmina Burana disse...

Vai direitinho prás Marchas Populares ;)