oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

29.7.09

Catedral de Notre-dame de Rodez

Painel que retrata cenas da vida de Saint Éloi, é uma pintura mural do século XV. Tirei esta foto por me parecer o painel, uma banda desenhada.


E esta porque... não sei bem explicar porquê. Achei muito moderno, muito "à frente" este vitral para a época em que foi pintado. Mas achei mais qualquer coisa... (quando isto não me acontece a 2000 quilómetros de distância é só lá voltar e ver...)



Este túmulo e outros túmulos e esculturas (imagens) desta Catedral foram vandalizados pelos Iconoclastas (uma legião com uma doutrina que se opunha ao culto de imagens religiosas e decapitava as cabeças dos santos por exemplo). Este túmulo é um exemplo do vandalismo desta legião, estava intacto, só a cabeça das esculturas dos anjos e dos santos foram arrancadas.



Esta foto foi pelo pormenor da renda representada no manto que cobre a imagem em cima do túmulo. Fazer crochet com pedra é... mais que uma bela metáfora.




O órgão (espantoso!), esperei que algumas pessoas se aproximassem aos "pés" dele para tirar esta foto, para que se possa ter a noção das suas dimensões.






Continua... (mas já não é hoje que estou a cair de madura)

(e hoje também não que não me apetece)


3 comentários:

Rainha Reles disse...

A propósito de estar a "cair de madura" ontem li este teu post eram quase 2 da manhã, era eu que estava com insónias ou eras tu?

Carmina Burana disse...

Eras tu com certeza, eu já estava a escrever o post assim catedrallllllllllllllllllllllllllldde Rod.-.llw´+l (isto é minha cabeça em cima do teclado)

Carmina Burana disse...

Mas note-se que ainda fui comer bolachas.