oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

12.8.09

A vacina, já!

"A organização mundial de saúde pressiona cientistas que neste momento trabalham de dia e de noite para descobrir a vacina para a gripe A"
Isto, posto assim na imprensa, leva-me a pensar mais uma vez que para a cura da sida e do cancro é que não há pressa.
Por todo o mundo cientistas em laboratórios, universidades, lutam pela descoberta da vacina contra o hiv, do antídoto para a divisão descontrolada das células, eu sei que sim, mas a sida e o cancro são a galinha dos ovos de ouro para a industria farmacêutica.
A OMS pressiona (apressa) os cientistas para descobrirem a vacina da Gripe A e o que diz a OMS aos que investigam a vacina para o hiv? E aos que investigam o contra veneno para o cancro? "Continuem a fazer o vosso trabalho, mas… não há pressa".

Será?

11 comentários:

Jewel disse...

Isso é que era, OMS para os cientistas do mundo: "A vacina, já!"

Alex disse...

É isso, a desgraça de uns...
Gostei do título do post.

Carla Boavida disse...

O cancro são células nossas, normais, que se transformam em células cancerosas ou malignas, multiplicam-se e invadem tecidos e outros órgãos, o tratamento do cancro passa sempre por destruir não um corpo alheio que se instala no nosso organismo, um vírus que vem de fora, mas as nossas próprias células. É uma razão para a investigação desta doença ser ainda nos dias de hoje, tão avançada que está a medicina e os recursos tecnológicos ao dispor da medicina, um enigma, e para a descoberta da cura ser como que uma “missão impossível” para cientistas e um largo quadro de investigadores. Por outro lado, há um denominador comum a todos os tipos de cancro: a divisão e o crescimento descontrolado das células. É assombroso pensar que o segredo da divisão e da multiplicação descontrolada das células, esteja nas mãos de algum cientista, farmacêutica, universidade, fechado a sete chaves, para que a galinha dos ovos d’ ouro não morra, morram antes ou padeçam os seres humanos e outros seres vivos, mas, tudo isto dá que pensar. Enquanto morrem e não morrem, ou enquanto lutam desesperadamente pela cura, há um grande monopólio a viver às custas disso. E isto passa-nos a todos, naturalmente, pela cabeça.
Os anti-retrovirais contra a s.i.d.a. são dos medicamentos mais caros que conheço o que me faz também muitas vezes recorrer ao mesmo raciocínio.
Também me apetece deixar no ar Carmina b., a mesmíssima pergunta:
“Será?”

Um beijinho minha querida, e boas férias.

david a. disse...

… A prioridade das pesquisas biomoleculares varia em função do lucro?
O que eu sei é que é uma acusação grave.

david

Becas disse...

Quem não deve estar interessado na descoberta da vacina contra a transmissão do hiv ou na cura da sida é a industria de preservativos. Será que já ameaçaram cientistas?

Esta é outra acusação grave (eu sei).

Debora Ayres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Debora Ayres disse...

A grande maioria das universidades funciona com verbas insuficientes para a investigação de doenças tão complexas. Já as indústrias farmacêuticas (os laboratórios) vão-se alimentando da incurabilidade das doenças.

Não podemos acusar levianamente uma legião de cientistas e futuros cientistas que pelo mundo inteiro trabalham de noite e de dia, nem essas industrias (grandes descobertas, e curas, têm provido daí), mas é inegável que ganham mais lançando no mercado novos medicamentos cada vez mais eficazes para o tratamento de doenças fatais, que ganhariam lançando de uma vez só a vacina para as suas curas.

Rainha Reles disse...

Se os governos de todos os países (países sub desenvolvidos incluidos, porque dos paises menos desenvolvidos saem grandes cientistas), dessem às universidades prioridade orçamental (mais dinheiro, mais recursos) a cura para ambas já tinha sido encontrada.

Bruno Nogueira disse...

Eu até estou completamente de acordo contigo, agora o que eu não posso deixar de lamentar no meio dito tudo é que tenhas vindo aqui lançar a polémica, deixes os laboratórios a falarem sózinhos e…

Bruno Nogueira disse...

... vás de férias.

MiudaCute disse...

Ooh não! Tu de férias outra vez? Não... :(