oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

1.7.05

O toque

Como estava previsto (se o Miguel não quisesse ter nascido antes) hoje fomos novamente ao Hospital, às consultas externas. O primeiro contacto é na sala da enfermeira onde as grávidas são pesadas, é medida a altura da barriga e verificada a tensão arterial. No meu caso, emagreci 1 ou 2 Kilos, a tensão estava baixa, a altura da barriga estava normal apesar de eu achar que não cresceu nada a minha barriga neste último mês a enfermeira disse que eu tinha ali um bonito balão! E ela é que sabe.
Mais uns minutos na sala de espera e fui chamada para fazer um CTG. O pai não pode assistir. Está mal. E depois também não o deixaram assistir à ecografia. Parece que incentivam o pai a não querer participar, como se ele estivesse ali a mais, como se não valesse a pena a sua presença, e vale, é importante, demasiado importante para ser ignorado quanto mais enviado para a sala de espera. Um bocadinho decepcionado foi, e esperou sem outro remédio por mim lá fora junto do avôzinho João e da Avózinha Ana.
O meu filho pesa 3 Kg, é um bebé pequeno, está entre o percentil 25 e 50. "Pequeno, mas bem disposto" disse a médica depois da eco e de interpretar o CTG. 39 semanas de gestação, já podia estar cá fora, mas está em posição, à espera do sinal da partida? Voltei para a sala de espera e pouco tempo depois fui a nova consulta. Desta vez o pai entrou. Aqui é que as coisas mudaram para mim e para o Miguel, pelo menos no habitáculo dele, algo mudou. A médica, muito cuidadosa como todos têm sido fez-me o chamado "toque". Enquanto é feito o toque, a médica carrega um pouco na barriga à altura do diafragma, como que a empurrar o corpo do bebé para a saída. Quando retirou a mão, a luva tinha sangue mas ela logo avisou que não tinha importância. Estava com 1 dedo de dilatação, o CTG acusou algumas contracções do útero (que para mim foram imperceptíveis e indolores) o colo estava bom, a dar sinais de amadurecimento ou apagamento, bom para uma grávida de primeira viagem. Contracções e moínhas senti eu logo após o toque. E senti que algo mudou...
Almocei e dormi a sesta com as moínhas, de vez em quando um endurecimento da barriga, uma dorzita a acompanhar, curta, perfeitamente suportável, mas que ainda não tinha sentido. O "toque" foi uma maneira de acelarar o trabalho de parto.
Parece-me que o Miguel... está quase...

Sem comentários: