oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

17.1.08

Aqui pode fumar-se

Foi Publicada no dia 14 de Agosto no Diário da República, 1ª Série N.º 156 a Lei hipócrita e fascista 37/2007 que "... aprova normas para protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e cessação do seu consumo", ora quem elaborou, aprovou, proclamou isto, para além de hipócrita e fascista é parvo.
É hipócrita porque em nenhum sítio da Lei se fala em tratar do tabagismo, acompanhamento médico, etc., a metadona é grátis, é dada, é à borla, à borliú, é dispensada, é espontânea, as pastilhas e os adesivos, nicles, nem comparticipados são, nada, rien, e é fascista porque é uma Lei a favor da intolerância e gente hipócrita e gente intolerante é gente parva. No mínimo.
Uma Lei como esta só poderia mesmo ser aplicada aos fumadores. Os fumadores não são a Cimenteira da Arrábida nem nada. Os fumadores nem sequer são aqueles indivíduos maus e de aspecto intimidador que andam com umas carrinhas que não levam à inspecção a emitir gases venenosos para cima de tudo quanto respira neste mundo.
Nunca vi ninguém apontar o dedo ao bêbado que bate na mulher e nos filhos todos os dias porque é alcoólico nem nunca ninguém o proibiu de beber. Também pode conduzir devidamente alcoolizado, os olhares em direcção a ele serão sempre de respeitinho, que o respeitinho é muito bonito e nunca se sabe. No entanto, os fumadores são olhados cada vez mais como cães sarnentos. E não há problema. O fumador é olhado como um cão sarnento mas continua fumando o seu cigarrinho no cantinho, sossegado, sem infectar ninguém, nem ofender, ali, à chuva e ao relento, mas na boa. Até, capaz disso é ele, de aproveitar para reduzir, nutre-se de bom senso e até acata parte desta Lei, porque antes dela, também se abusava, não é que o fumador não apagasse o cigarro quando estava a incomodar porque até apagava, mas era um abuso.
Hoje em dia pode-se:

a) urinar atrás dos monumentos
b) cuspir para o chão qualquer tipo de escarreta
c) incendiar papeleiras
d) mandar seringas usadas para o ar (elas depois caem inevitavelmente no chão por causa de uma outra lei que é a Lei da gravidade)
e) vazar todo o tipo de embalagens de plástico e de metal num lago ou numa fonte uma vez que não há legislação que faça a separação lógica de um lago (por exemplo) de um eco ponto amarelo
f) praticar o aborto até às 10 semanas de gestação. E depois das 10 semanas também, que ninguém vê.
g) ser pedófilo
h) ter um cão danado, um ou mais, os que um gajo quiser (um leão é que acho que não se pode, não sei, uma pantera também acho que é proibido, parece-me, um pit bull pode-se)
i) Viva as touradas! Viva!!
j) Já estou cansada...

Hoje em dia não se pode:

a) Fumar
b) nem um cigarrito.
c) nem na discoteca.
d) nada
e) nicles

E se o Sócrates de repende decidisse acabar com as touradas? Esse hábito igualmente social, medieval, tradicional, ancestral, antiquíssimo e o caneco? Acabar, Cessar. Proibir. A partir de hoje vão espetar bandarilhas no lombo da vossa tia, que agora, acabou-se o festim. Claro que no outro dia vinha logo um desmentido, uma coisa do género: - O Sr. Eng.º Sócrates estava na brincadeira, já não se pode brincar com o Português não? Com o Português que gosta da touradasinha, não? Então não se vê logo que era uma brincadeira? Ia lá agora este governo acabar com as touradas, com as touradasinhas, continuem lá a torturar os animais e batam palmas! E toquem trompetes!
Os fumadores não são cães sarnentos (se fossem, sou da opinião que não deviam poder coçar-se apenas fora dos centros comerciais, fora das lojas, fora dos restaurantes, às escondidas, deviam ser tratados contra a sarna), os fumadores não são contagiosos, não são extra terrestres, não são criminosos (o comércio do tabaco é livre), não fazem o mal que se apregoa aos outros que por tolerância ou sem ela, levam com o fumo, há males maiores e ninguém fala disso, porque não convém. Mesmo nada. Que se fale disso. Ou porque são cobardes. Fundamentalmente. Os fumadores fazem mal a eles próprios, e pagam impostos para uma coisa que continua a ser legal mas não se pode fazer. Os fumadores são civilizados, são simpáticos, são actores, escritores, escultores, artistas na sua maioria. São pessoas.

Ó Sr. Eng.º Sócrates, já agora que tal uma Lei do género:

a) só podemos gastar 60% do nosso vencimento
b) os restantes 40% são imposto para o Estado
c) para a Igreja, vá.
d) A diabetes e o colesterol em acusando valores superiores a 110, aplique-se uma coima, que pode ir dos 250 ao 750 Euros, ou mais!
e) controlo da medição da tensão arterial pela PSP e GNR por meio de um mecanismo semelhante e a usar nas mesmas circunstâncias (operações Stop, do Natal, e tal) ao do balão
f) não se pode ter dentes careados, por cada indivíduo, independentemente da raça, idade, que calhe em sorrir e apresente uma carie, tunga! Aplique-se uma coima pesada. Leve-se a tribunal. Infracção grave.
g) se o Sr. Eng.º quiser, arranjo mais algumas Leis hipócritas, fascistas e parvas. Espere só que eu fume um cigarrinho, sim, porque aqui pode fumar-se. O Sr. Eng.º aqui não manda nada. Nem manda no meu corpo e na minha vontade que eu não gosto. E se for lá a casa com a asae verificar se eu não estou a cometer a infracção de fumar à varanda, levam todos com o chinelo.
Esta Lei já tem mais de 10 semanas de gestação. Já não se pode abortar pois não? Ou será que pode?

Sem comentários: