oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

16.3.08

Aqui nasceu Portugal

Estátua de D. Afonso Henriques

Onde se lê: "Aqui nasceu Portugal" é parte da muralha do Castelo de Guimarães.





O Castelo de Guimarães foi mandado edificar pela Condessa Mumadona Dias no Século X. Chamou-lhe então Castelo de São Mamede e com a criação desta fortaleza pretendeu proteger-se da sua condição de viúva e aos seis filhos, bem como das invasões dos Normandos (homens do Norte - antigo povo de navegadores e guerreiros, atacavam por terra e por mar usando técnicas upa, upa, vinham da Escandinávia, atendiam pelo nome de Vikings) e Muçulmanos. Passados 100 anos o conde D. Henrique, na posse do Condado Portucalense escolheu este castelo para se instalar e à sua corte. Mandou ampliar os muros e abrir mais duas portas: a principal, a oeste, que vigiava o burgo, e a de leste, chamada a porta da Traição.
Em 1127, quando Afonso VII rei de Leão, tentou exigir de D. Afonso Henriques vassalagem (obediência, submissão) deu-se o Cerco de Guimarães. Egas Moniz, vendo a vila em situação de desespero, garantiu ao rei a vassalagem do seu amo. O cerco foi levantado mas o príncipe português não cumpriu o prometido pelo seu aio e este foi com a sua família até ao reino de Leão, de corda ao pescoço, oferecendo as suas vidas em resgate da palavra dada. Em 1128, D. Afonso Henriques luta contra a su aprópria mãe D. Teresa na Batalha de São Mamede, tendo a vitória de D. Afonso Henriques dado início à Fundação de Portugal.

Sem comentários: