oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

19.3.08

Amanhã é o 7º dia...

Sei muito pouco sobre o significado das Missas, de modo que fui ver...
Missa de Acção de Graças:
O devoto solicita ao Padre que seja celebrada uma missa por uma graça alcançada, a cura de uma doença por exemplo.
Réquiem:
O Padre roga a Deus pela alma daquele que faleceu com o corpo presente (missa de corpo presente) ou ao sétimo dia (missa do 7º dia) ou 30 dias depois e daí por diante, de ano em ano.
Missas Campais:
Celebradas em grandes áreas abertas para permitir a concentração de muita gente.
Missa Solene:
Celebrada por um conjunto de pessoas seguindo a hierarquia católica (Papa, a seguir Cardeal, Bispo, Padre e por último as ordens, por exemplo, a Ordem dos Franciscanos)
Pontifícia:
Missa celebrada pelo Bispo
Cantada:
Missa recitada em coro
Deu-me para escrever isto (sob consulta de vários sítios na net) porque amanhã deveria celebrar-se a missa do 7º dia da Paula, mas porque é Quinta-feira Santa, ou seja, o dia anterior à morte de Jesus Cristo (Sexta-feira Santa é o dia da morte e 3 dias depois, Domingo, o dia da ressurreição) não pode ser realizada, vai acontecer no Domingo à tarde, ou seja já Jesus Cristo estará acordado.
O significado para mim deste dia, o 7º, muito tem a ver com o que me explicou uma vez um amigo meu, Padre, que me disse que o N.º 7 vem referenciado na Bíblia inúmeras vezes e é um número muito importante para os Católicos. Ele disse-me que Deus construiu o mundo em 7 dias e ao fim dos 7 dias olhou para o mundo e pareceu-lhe perfeito. Descansou (daí também o dia de descanso ser ao Domingo porque passámos 7 dias a trabalhar). Quando alguém que nos é querido morre, choramos muito, fazemos o luto, temos saudades, achamos que nunca mais vamos ser os mesmos e até, que às vezes a nossa vida acabou ali, os 7 dias simbolizam esses sete dias de luto, de sofrimento, ao cabo dos 7 dias realiza-se uma missa para marcar o virar da página, ou seja olhar em frente, a vida continua. Por isso acredito muito na importância que esta missa tem para os familiares e amigos mais próximos, porque entendo que precisem dela como marco. A seguir ao luto, passados 7 dias, virá a bonança. A mim, parece-me que ajuda bastante e assim, também me parece que a família e os amigos mais íntimos da Paula prolongarão o seu luto por mais 3 dias e o marco está a mais 3 dias de ser alcançado.

Sem comentários: