oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

17.3.08

S. Bento da Porta Aberta


Parte do Rio Cávado (Caldo)
O Santuário da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta fica em Rio Caldo no Gerês, em Terras de Bouro perto de Vilarinho das Furnas. (Rio Caldo é como chamam ao Rio Cávado naquele lugar por parecer que faz ali um lago, uma sopa, daí o termo "caldo").

São Bento da Porta Aberta é um Santuário universal de peregrinação. A imagem do Santo vê-se ao alto, quando se entra na Igreja, ao fundo da nave central, para ver de perto o Padroeiro do Norte, S. Bentinho como lhe chamam carinhosamente os devotos, beijar a imagem do santo ou passar a mão ou um lenço pela estátua, há umas escadinhas do lado esquerdo que dão acesso ao púlpito onde está a imagem e podemos observar o corvo com o pão no bico aos pés do Santo. Reza a história que um discípulo de S. Bento o quis envenenar com um pedaço de pão mas o cónego previu a sua morte e atirou o pão ao corvo ordenando que a ave o largasse bem longe num lugar onde ninguém o encontrasse.



Imagem de S. Bento

Este Bispo fundador da ordem beneditina, hoje em dia é muito procurado por pessoas que sofrem de cancro ou vão pedir a S. Bentinho a cura para alguém que padece desse mal. São comuns grandes ofertas em dinheiro, bens ou terrenos, a oferta mais singela são os cravos, ramos de cravos talvez porque extraía cravos das mãos e curava outras doenças de pele e assim se tornou conhecido.

Sem comentários: