oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

20.5.08

Actor (de teatro)

"Actor (no feminino actriz) é uma pessoa que representa uma
personagem criada pelo dramaturgo. Intervém no decurso da representação, através da sua
sensibilidade e inteligência.
Ao longo dos tempos a relação actor/ personagem
vai-se modificando.
Tradicionalmente o actor fazia-se coincidir totalmente
com a personagem, por forma a haver uma fusão total entre a realidade e a
ficção. Mais modernamente alguns dramaturgos (autor) entre eles Bertolt Brecht, recusam
proporcionar essa identificação. O actor deve adquirir uma técnica de forma a
levar o espectador a não confundir o real com o imaginário."
Extraído integralmente de Dicionário para o
Estudo do Português, ASA Editores
Henrik Ibsen foi o fundador da dramaturgia moderna. Agora percebo porque não gostas de encenar Ibsen e cálculo que também não gostes de Bertolt Brecht (a tua arte está em fundir totalmente a realidade e a ficção).
Calculo que gostes de dramaturgia Francesa: Jean Paul Sartre; Moliére: O Avarento, O Tartufo (são os meus preferidos);Victor Hugo: Os Miseráveis, O Corcunda de Notre Dame; Cromwell, depois talvez os Norte Americanos Tennessee Williams: Um eléctrico Chamado Desejo; Arthur Miller: Morte de Um Caixeiro Viajante... (já me pedis-te para ler, "Lê se não leste, é lindo, o mundo irreal que ele tenta mostrar aos filhos")
Já só me falta perceber porque é que não gostas de comida Italiana.

31 comentários:

Carmina Burana disse...

Comenta. Adoro quando falas do teu (verdadeiro) talento.
Bj (boa viagem)

João Ayres disse...

Não digo que não gosto de Brecht (nem que uma rapariga das chaves do areeiro me entrou pelo camarim dentro).
Ele escreveu imensos estudos e ensaios sobre teatro, não o posso contornar, a Ibsen também não, são ambos inspiradores, não é o meu estilo (definiste isto tão bem).
Eu dirijo diversos géneros e estilos dramáticos: a tragédia, a farsa, a comédia, o melodrama, o simbolista, o expressionista, o épico, o absurdo; a contemporânea; o monólogo; o musical (há mais…), Bertolt Brecht tem uma concepção cénica muito própria, Ibsen também, Ibsen vai mais longe, o estilo de falar no palco, a linguagem quotidiana o mais aproximada à que usamos diáriamente (intimamente), com a representação de factos que têm uma relação estreita com a vida das pessoas, o especial prazer em nos desmascarar, por a nú os nossos problemas (ou parece ser sempre essa a vontade que tem). Neste momento estou “Na casa das bonecas” (tu sabes) a seguir vem Luigi Pirandelli (e não é comida Italiana!) “Seis Personagens à Procura de um Autor”. Strindberg, Bernard Shaw, Oscar Wilde, Eugene O`Neill são todos modernistas.
Eu gosto mais da dramaturgia Francesa, sim. Jean Paul Sartre: Entre Quatro Paredes; Moliére: O Avarento, O Tartufo
Victor Hugo: Os Miseráveis, O Corcunda de Notre Dame, Cromwell, acertas-te em todos. Os clássicos inspiram-me, enceno-os com maior paixão, embora sob as suas influências mas que ainda assim, consiga tocar as pessoas de forma pessoal e única. Sou comtemporânio, nada modernista, aos modernistas reciclo-os que é uma das maneiras de fazer uma boa obra contemporânea!
Depois gosto dos Norte-Americanos Tennessee Williams: Um eléctrico Chamado Desejo, Doce Pássaro da Juventude; Arthur Miller: Morte de Um Caixeiro Viajante… (já leste?)Para mim uma peça de teatro tem que ser mais emocional que interventiva ou chocante, ou crua, ou ordinária e realista (a importância das metáforas é tão importante para mim quanto para ti), a mim interessa-me emocionar a plateia, uma só pessoa que seja! Faz isso mais por ela (e por mim)que o “choque” a provocação, porque isso as pessoas esquecem, é tão moderno como o fast food.
Uma coisa que nos emociona nunca mais nos larga.
Não é que eu não goste mas de facto a minha arte, o meu estilo está na fusão (total) entre a ficção e a realidade, como se fizesse (imagina) adormecer a plateia e no final da peça, a plateia acorda, aplaude e tudo não passou de um sonho incrivelmente real.

Quanto à comida Italiana foi o que me deram no avião. Foi o que a minha querida serviçal e ama da minha filha me deu para jantar… a massa fusilli, macarronette e esparguete com queijo ralado por cima (que me deram no avião) eu percebo (e tinha saladinha) as Lasanhas da Jarreth eu nunca percebo se fui eu que deixei demasiada roupa e papeis espalhados pelo chão da casa ou qualquer outra coisa que a arrelia se é uma simpatia para com a Isabel que gosta de massinhas. Mas aborrece. Não haver batatinhas, hortaliça… Beijinhos.

PS: quando alguém te quer falar, não peças para esse alguém falar (Comenta. Adoro quando falas…”), os aviões caem nos lugares mais impróprios e eu estou cheio de vontade de fumar.

Carmina Burana disse...

Comenta (o teu comentário é lindo, adoro - adoro-te, quando falas de teatro...)

P.S.: Por mais voltas que o teu avião dê, cai sempre na Antártica (continente desabitado por toda a gente menos por uma loira de perna longa), quando alguém me quer falar estou em cima de um tapete de sisal (palco, imagina), a teatralizar com uma espécie de Brad Pitt uma peça intemporal, a plateia adormece "e no final da peça, a plateia acorda, aplaude e tudo não passou de um sonho, Incrivelmente real"

Bom dia!! (Está bom tempo em Espanha?)

Carmina Burana disse...

Quanto ao vício, temos que urgentemente deixar de fumar...

Becas disse...

Conta lá porque é que não gostas de comida Italiana.
Apanhas-te alguma intoxicação alimentar?
Enjoas-te uma Italiana…

Rainha Reles disse...

Vais contar ou esperamos pelo Post da Carmina? Ou pelo Jorge Palma (que vos assenta como uma luva), é bem capaz de fazer uma letra sobre rapazes que não gostam de carbonara.
Beijos

Gema disse...

Mau colesterol? Outra vez?!
O teu comentário João, está… (tu és brilhante)
Carmina: volta a subir o João no “side bar”, desculpa…

João Ayres disse...

Não apanhei nem uma nem outra (intoxicação ou Italiana), também não enjoo assim...
É mais simples que isso.

João Ayres disse...

porque é que andam comigo para cima e para baixo no sidebar?
Está a chover em Espanha(para essa miúda…)

Rainha Reles disse...

Não leste o coment. da Gema?
Tenho mesmo que esperar pelo post da carmina, pela letra do Jorge Palma?

João Ayres disse...

É apenas o desagradável sabor de tomate e queijo misturados (e derretidos) mas vocês têm que saber tudo??

Rainha Reles disse...

Queremos saber tudo, já sabemos que não fumas depois de.
E quantos cigarros fumas?
São Americanos? Lights?

João Ayres disse...

Não li o coment. da gema, não sei aonde estou sequer.
Não fumo depois de.
Gosto de fumar durante.
Fumo 7 a 9 vezes por dia.
Fumo (Zino) Davidoff, lights
"pode descobrir-se mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira que num ano de conversa." Platão
Já chega!

Rainha Reles disse...

A fumar disso (eu também gosto por acaso, do Branco) depois não queres que te tomem por gay!

Agora estás entre a madrinha Alice e o Paulo e a Margarida

João Ayres disse...

Ponham-me mais para baixo, ao lado da Fiori.

Rainha Reles disse...

Em cima ou por baixo da Fiori?

João Ayres disse...

Ao lado da Fiori, eu disse ao lado, a beber café.

Rainha Reles disse...

Ao lado não dá querido que aquilo é estreitinho, ou em cima ou por baixo.

João Ayres disse...

Por cima (por ordem de entrada na vida da Carmina e para não entornar café no sidebar)

Rainha Reles disse...

Por ordem de entrada na vida da carmina estavas em cima da “A mãe”. Fui confirmar.

João Ayres disse...

E era café por todo o lado!

(estás de férias? O becas?)

Rainha Reles disse...

Estou esta semana, o Becas está mal (gripe) mas está a trabalhar. A que horas é o espetáculo? (vais tirar fotos?)

João Ayres disse...

Eu depois ligo-lhe. O espetáculo é às 21 (Lisboa 20) não, não tiro fotos, vai ser filmado. A Isabel tem filmagens de todos os espetáculos da mãe)

Rainha Reles disse...

E do pai.

João Ayres disse...

Desculpa, nem te agradeci ainda o elogio (sms) da minha aula! Tencionava escrever qualquer coisa e mandar por e-mail.
A isabel gosta mais dos espetáculos da mãe (as minhas expressões para ela ainda são monótonas, que coisa séria! e o pai não voa!)
Vai ao msn liga a câmara para eu te agradecer o elogio e para a Isabel e a Débora te darem um beijinho

Carmina Burana disse...

Raínha Reles: "uma letra sobre rapazes que não gostam de carbonara" :) para Jorge Palma, nada é impossivel. Com que então a fumar no meu blogue. Está bem, aqui pode-se (fumar durante, eu sei que é bom)

João Ayres: também está a chover em Lisboa(fumar durante... diz lá: "sou eu que me retenho em algum pecado" na Luxuria cometo-os todos ao mesmo tempo.
E quem é que amanhã me vai deixar um sms assim: "sabes alinhar pontos cardeais? Estou com o fuso horário avariado", quem é?

Becas: O rapaz das altas temperaturas, desta vez o termómetro acusou qualquer coisita. Para quem costuma enganar o mercúrio... estavas distraído.

Beijinhos

João Ayres disse...

Sabes alinhar pontos cardeias?
Urgente.

Carmina Burana disse...

Estás com o fuso horário avariado...
(eu adoro os teus sms para vir ao Post tal!)

Carmina Burana disse...

(assim como quem diz, vai ter comigo ao café)

João Ayres disse...

(vai ter comigo à minha casa)

João Ayres disse...

Vai ter comigo ao Post "Casa de Bonecas" que eu já li e apetece-me tanto comentar (mas prometo, vou ser breve, brevissimo)