oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

2.7.08

FELIZ ANIVERSÁRIO FILHO!

A MAMÃ GOSTA DE TI MAIS DO QUE TUDO NO MUNDO

Extractos do blogue desde 2005


É verdade, confesso. Tenho o Rei na barriga. Passo as horas a
olhar para o meu próprio umbigo.O meu próprio umbigo, é o centro do universo.Eu
e o meu filho, havemos de nascer os dois no mesmo dia e enquanto aguardo por
esse acontecimento, vou analisando o centro do universo, num quarto crescente e
peço todos os dias ao anjo da guarda que o proteja.Se pareço que tenho o rei na
barriga, confesso, tenho o rei na barriga, e toda a vaidade. Só eu sei o tesouro
que trago comigo (…)
Quando te vi pela primeira vez, a preto e branco (como
as fotos do Sebastião Salgado ou como as fotografias da avozinha Ana e do
avozinho João, enfim, a preto e branco, como devem ser todas as imagens dignas
de serem registadas na nossa base de dados sentimental), medias 14,5 milímetros.
Ena! Que grande! Grande acontecimento, claro!Dois corações a baterem em um corpo
só. Dois corações a baterem dentro das mesmas fronteiras. É inexplicável a
sensação que quero transmitir-te.Tens 7 semanas de vida (…)
Não calculas a
felicidade que sinto. Está tudo bem.Vim contigo, pequenino, impresso em película
de radiografia, dentro de um saco de papel, a rir-me por dentro pelas
costuras.Só eu sei o tesouro que carrego.
Medes 3 centímetros e tens 9
semanas de gestação (…) Já olhei três vezes para a película (ecografia) desde
que comecei a escrever. Estou embevecida (…)
O meu filho Miguel nasceu no
dia 2 de Julho de 2005 (Sábado) às 19:45 H com 2.895 Kg e 48,5 cm’s. Nasceu de
parto eutócico (ver Link) na Maternidade do Hospital Fernando Fonseca, na
Amadora.Há quem diga que a dor do parto se esquece…A verdade é que quanto maior
é a dor, maior é o alívio (…)
Foi horrível. Mas felizmente, o meu filho
nasceu 5 minutos depois.Já passaram 8 dias, já passaram as dores, não passou a
lembrança.Ainda choro quando me lembro das dores. Ainda choro quando olho para o
meu filho de madrugada e recordo tanta angústia… Não sei se é mágoa, se é
depressão. O resto é emoção por ter o meu filho, tão pequenino, trémulo e quente
como um passarinho dentro dos meus braços fechados, de olhos bem espertos postos
em mim a decorar-me. Dou de mamar com uma persistência infinita, um amor
desmedido e repito para mim mesma, ainda incrédula, que ele é tão bonito, tão
perfeitinho…O meu filho encheu a nossa casa de novos cheiros, de cores que não
havia, das sensações mais nobres. O meu filho é a causa e a recompensa do meu
extremo cansaço.Talvez esteja na altura de eu começar a escrever os nossos dias…
sem chorar.
Hoje descobri a maravilhosa invenção do biberon! Adeus dores nos
rins, adeus mamadas de duas horas, adeus noites em claro. O meu filho bebe um
biberon de leite em 10 minutos e dorme satisfeito com carinha de anjinho (…)
Comecei hoje a tomar a pílula da amamentação embora sexo seja a última das
minhas vontades (…)
A pediatra, a Dr.ª Marinela do Posto Médico, foi a única
pessoa até agora capaz de avaliar o meu cansaço, foi a única pessoa que
reconheceu em mim, um estado quase irremediavelmente depressivo. Só por isso
estou-lhe grata. Só por ter reparado em mim, entender perfeitamente tudo aquilo
por que passei, só por isso, estou-lhe imensamente grata e sinto-me muito
melhor… (…)
Faço hoje 33 anos.Almoçamos na casa dos meus pais. De regresso a
casa o Miguel vomitou. Já tinha vomitado uma vez, mas ao contrário dessa, não
ficou aliviado.A Sandra está grávida. Vou ter mais um "sobrinho", ou será desta
que vai nascer uma menina? (…)
O meu filho faz hoje dois meses de vida. Eu
também dou por terminado o meu primeiro mês como mãe. Parece-me que o vendaval
já passou. As coisas começam finalmente a entrar na rotina e a tornarem-se
simples. Fez-se luz na minha vida. Ando feliz sem liberdade, o tempo que me
cabe, para as minhas coisas é diminuto, mesmo assim, não importa, o meu filho
ilumina a minha vida. Todos os dias me comovo, todos os dias me envaideço, todos
os dias agradeço tanta luz.Quanto à dor do parto, não pensem que me esqueci
dela, não. Não vou é andar a vida toda a queixar-me de uma coisa que já não me
dói (…)
O dia do baptizado do meu filho, foi o segundo dia mais feliz da
minha vida e agradeço do fundo do coração ao nosso querido Frei Albertino por
ter sido também, o segundo dia mais importante da minha vida (...)
Um
brinquedo! Um brinquedo Gigante!
Transportei-o com dificuldade, mas trazia
estampado na cara a alegria imensa que me deu comprar um presente de Natal para
o meu filho. O maior presente da loja!
O Natal é das crianças. E apesar de
eu não gostar lá muito do Natal desde pequena, os brinquedos têm magia. Fazem
magia.
Saí do Colombo a cantar (para dentro, claro): Brinquedos, brinquedos,
eles são a nossa maior alegria! Lá, lá, lá...
Depositei o embrulho azul e
verde, gigante, na sala e fui buscar o Miguel:
- " É da mamã, filho, foi a
mamã que comprou, era o brinquedo maior da loja filho, é para ti!
- " A mãe
gosta de ti mais do que tudo no mundo..."
Ao que ele me respondeu "ã" com um
ar seriamente preocupado.
Eu de lágrima no olho a olhar para o embrulho, o
meu filho a olhar mais para a lágrima no olho que propriamente para o embrulho.
Eu, à espera da noite de Natal.
Eu, à espera da noite de Natal para
oferecer um brinquedo gigante ao meu filho.
Parece mesmo magia dos
brinquedos... (…)
Mas este Natal foi diferente... E eu e o meu filho vamos
mudar o mundo! (Fiquem sossegados, prometemos mudar o mundo em horário
apropriado para não incomodar) Dia 25 continuará a ser Natal, mas vamos os dois
arredar o mundo um nadinha mais para o lado do coração (…)
Hoje fiz anos. 34. E recebi a prenda mais valiosa de todas as prendas de aniversário que recebi
em 34 anos: o meu filho deu os primeiros passinhos. Acredito que a minha mãe e o
meu pai tenham treinado o Miguel para fazer esta gracinha nos anos da mãe, mas
de qualquer forma, se ele não tivesse perdido o medo de vir direitinho aos
nossos braços abertos, pelo seu próprio pé, nada disto tinha acontecido. Ainda
estou de lágrima no olho. E de braços abertos também... (…)
Os legos, quanto
a mim só têm um defeito: as peças não voltam sózinhas para a caixa e dói muito
quando pisamos uma! (…)
A primeira gracinha do Miguel foi mostrar a toda a
gente aonde é que a pitinha põe o ovo. É muito engraçado o dedinho indicador da
mãozinha direita a picar a palma da outra mão. Depois cantamos: A pitinha pôs o
ovo, veio o Miguel e comeu-o todo! E ele ri à gargalhada. Esta gracinha também
serve para seduzir a mãe ou tentar convencê-la a acabar com a refeição da sopa.
Quando o Miguel não está mesmo interessado na sopa toca de fazer a pitinha põe o
ovo sem ninguém lhe perguntar nada (…)
Por incrivel que pareça ontem
perguntaram-me o que é que eu gostaria que o meu filho fosse, quando fosse
grande! Eu fingi que nem ouvi a pergunta (de tão idiota), podia ter respondido
com o meu humor: não sei, mas acho que ele vai ser electricista, sempre se
espantou quando olha para o tecto e descobre um candeeiro, ou então ciclista
porque adora pedalar, mas enfiei outro tema pela conversa a baixo e a pergunta
idiota ficou sem resposta igualmente idiota.
Quero que o meu filho onde meta
as mãos meta a cabeça e que nunca se esqueça o coração é que move mãos e cabeça.
Esta é a resposta, mas para a próxima, é melhor responder médico, também não é
nenhuma mentira e fica sempre bem (…)
O que mais me custa nesta fase?
O meu filho não querer dormir nem quando está a cair de maduro.
A toda a hora,
afinar as cordas vocais.
O meu filho levar as mãos à boca logo a seguir a
uma colher de sopa e todo ele é sopinha de legumes com carninha (quando é
sopinha de legumes com peixinho o Miguel cheira a foca durante uma quantidade de
tempo) ah! e atirar com todos os brinquedos para o chão! (as vezes que eu vergo
a mola cá em casa! Se eu fosse da qualidade que parece que engoliu um garfo,
havia mais chuchinhas e soldadinhos e carrinhos e bonecada pelo chão que chão)
E também me custa não ter tempo para as minhas picuínhices, as minhas
escritas, as minhas leituras, as unhas e os banhos de imersão (...) O meu filho
gatinhou hoje pela primeira vez. Para ser inteiramente verdade, o meu filho
gatinhou hoje pela primeira vez para a frente. Sim, porque ele é um caranguejo
(de signo) e como tal, a influência que os astros exercem sobre o Miguel têm-no
praticamente obrigado a gatinhar e a arrastar-se para trás e para os lados até à
data de hoje, em que finalmente, o astral e o ascendente (há sempre um
ascendente) estavam distraídos e o Miguel lá foi em frente em busca de outros
mundos!A primeira caminhada do Miguel sem a nossa ajuda, vão ser meia dúzia de
passos, com pequenos espaços entre os passos, mas um grande salto que ele dará
para a humanidade. Hoje, quando o Miguel gatinhou pela primeira vez, para a
frente! (Para a frente é que é a humanidade) eu estava lá de olhar atento e
emocionado. Quando o Miguel der os primeiros passinhos sózinho, eu vou lá estar,
de mãos estendidas para o segurar sem ele saber. Espero.
Estarei sempre lá
para o caso de haver quedas e para o caso de eu me emocionar... (…)
Depressa cresce outra vez, pois é?
E para além do mais,
não deitei fora os cabelinhos do meu filho, não! Guardei-os num saquinho de pano
dentro da caixinha das recordações, ao pé das chuchinhas que foi largando, da
primeira esponja de banho e das pulseirinhas que trouxemos da maternidade.
A
mesma caixinha para onde qualquer dia, vai um dentinho de leite, um rabisco no
papel, um desenho e claro, mais saquinhos com cabelo para matar as saudades! (…)
“fi - fi, na, na, na... cun - quinha!” Que é como quem canta:Miffy, que
esperta coelhinha...Miffy, que linda coelhinha...É parecido não é? (…)
O
linhão, a fifafa, o cão, o coelhinho, o pato, o sapo, a rã, a minhoca, a vaca, o
mémé, o camêio, o pi-piu... (…)Vuméio, vêde, amaiêio, azui, roxo, laranja, pêto
e banco (…) O melhor das palavras é quando são so-le-tra-das, sentiiiiiidas!
Gua... guague... gaguejadas, o melhor das palavras é quando dão suúluúçaádas,
as, chorá-ádas, as, ou, cantadas lá, lá! (Quem canta bem as palavras são os
fadistas). O melhor das palavras é quando o meu filho não as sabe dizer.
- Vai dar apentaçôin! (*)
- É uma fixiléca! (**)
- Não anda... Não tem zagolina (***)
O melhor das palavras é quando são ditas pelas crianças.
Especialmente naquela fase em que ainda não as sabem dizer. Às
palavras.

(*) Apresentações, Traillers(**) Bicicleta (***) Gasolina
(...)
- Tu sabes cantar o poeta filho?
- xim.
- Tu
decoras-te tudo meu passarinho?
- canta o poeta mãe, canta comigo...
(…)
Apesar de ter nascido como mãe vai para três anos, ainda não
me habituei, nem contornei, nem aceitei, nem sou capaz, o facto de ter que me
levantar cedo como se fosse trabalhar aos fins-de-semana. Eu de semana,
levanto-me bem, o meu filho ainda está a dormir, eu vou direitinha à casa de
banho, faço a minha higiene, visto-me e depois vou acordá-lo com miminhos, desde
que sou mãe nunca mais acordei de mau humor porque tenho o meu filho lá em casa,
vou abraçá-lo e enche-lo de beijinhos, acender a luz do dia, ouvir os bons-dias:
- Bom dia mãe, ti dumistes bem? O papá? Já foi pó tabalho? Vamos àvóana? Uvô
Juão tem lá livros?
Mas porque é que isto aos fins-de-semana não resulta? É
que eu aos fins-de-semana acordo por força da maternidade que me chama por volta
das 7 e meia da manhã e à mais de meia hora que está para ali a chamar, main...
main... Mamã. Mamããããããããã!
com uma telha que não calculam!
Depois
levanto-me assim, com a telha, mal humorada, fula, danada, tiro o miúdo da cama
com maus modos
- Bom dia mãe.
- Bom dia? Não achas que ainda é de noite?
- O Miguel já dumiu muuuuito.
- Já, já
Ponho-o em cima dos meus pés
descalços para que ele mal e porcamente chegue à retrete, resmungo enquanto o
xixi não vem, não consigo abrir os dois olhos ao mesmo tempo
- Ti dumis-te bem?
- Faz mas é xixi que a mãe está descalça, vá, asinha, asinha!
Pego
nele ao colo, como a um traste nem os bons-dias, enfio-o cadeirinha a baixo,
aperto com o cinto, aperto o babete à volta do gasganete e não tarda nada estou
a dar-lhe colheres de papa com a telha, mal humorada, fula, danada e o meu filho
com infinita misericórdia espera pelas 9 e meia de sábado ou de domingo, tanto
faz, e quando já estou de chinelos, com os dois olhos abertos, já bebi um café e
dou o ar da minha graça
- Meu filhinho, passarinho da mãe (seguido da
beijoca na bochecha)
aquele anjinho, olha para mim, com o seu sorriso
misericordioso e responde:
- Ti já não tás zangada mãe? (…)
E não é que
este pequeninosinho que eu aqui tenho se ajoelha em frente à coluna e fica a
ouvir o Turandot, o Adagio de Albinoni, o coro dos Escravos da Ópera Nabucco e
tudo o que eu estiver a ouvir, Jorge Palma e tudo e eu digo-lhe: - Sai daí
filho! Não é preciso estares com o nariz enfiado dentro da coluna. - Ao que ele
responde:- É bom! Eu gôto dito!
Um pequeninosinho deste tamanho, como se música desta,
leia-se alternativa (às musicas da carochinha) fosse como pão com marmelada...
(…)
Não estava à espera (ninguém está à espera) de voltar a sentir nas
minhas mãos, no meu peito, na minha cara o morno sangue do meu filho. O mesmo
cheiro que se entranhou na minha memória, quando o Miguel acabou de nascer,
ensanguentado como deve de ser e o colocaram em cima do meu coração alvoroçado,
ontem avivou. Foi só um susto. Já passou (ontem era vai passar, filho, a mãe
está aqui, vai passar) (…)
Correu bem. Sem anestesia, sem lágrimas, as
enfermeiras e médicas do Posto (da Venda Nova) umas queridas de volta do
Miguel:- De quem são esses olhos tão lindos?(Gosto do elogio frequente aos olhos
do meu filho, que geralmente é dirigido aos meninos (as) de olhos grandes, ou
muito azuis ou muito verdes, dirigido ao meu filho é por causa do brilho, da
expressão, que é uma coisa que a mim, mais do que a ninguém, inebria...)
(…)

37 comentários:

Rainha Reles disse...

Parabéns meu quido! 3 aninhos, ena! Que grande!
Um beijo para ti e para os teus pais vaidosissimos e felizes (pois pudera!)

Gema disse...

Feliz dia!
Muitos Parabéns, nada de limão verde esse ar de felicidade só te fica bem (é só motivos não é? os nossos homens - lindos- só nos dão alegrias!)
És a mamã mais encantadora do mundo! Álvaro, Ema Viana, Rui e Alexandre

7 Sóis disse...

Parabéns Cool Mum!
(hoje estamos os dois de parabéns não é verdade?)
Eu já vou mais adiantadinho...
Um beijo, tudo de bom

MiudaCute disse...

Parabéns Miguel pelos teus três aninhos.
Este ano já vais para a pré-escola, depressa aprenderás a ler e a descobrir que este blogue conta a tua história, é onde a tua mamã guardou e guardará carinhosamente, emocionadamente, por palavras, o teu primeiro sorriso, dentinho, corte de cabelo, os teus primeiros passos, é onde ela guarda sentimentos (amores, felicidade mas também a angustia e os momentos piores), ela é demasiado humana, este lugar é teu, é dela por isso é tão bonito. E parabéns mamã, com a maternidade ainda ficas-te mais bonita, generosa e inspirada.

Carmina Burana disse...

"O João não tem jeito nenhum para escrever"
e a tua filha também não.
Emocionam-me as pessoas que não sabem escrever.

Carmina Burana disse...

Já dormis-te?

João Ayres disse...

ainda não

Carmina Burana disse...

andas com os sonhos trocados?

João Ayres disse...

Não, estou com contracções!

Carmina Burana disse...

Merecias estar a ter uma!

Carmina Burana disse...

Por esta hora estava eu à 3 anos a tentar ver o "Constantine" com o Keanu Reeves e não fui capaz de chegar ao fim...

João Ayres disse...

Excelente filme para fazer a dilatação

Carmina Burana disse...

Vamos lá de baixo para cima responder a todos
Miuda Cute: Este blogue é onde a mamã guardou e guardará os amigos(as) como tu.
Parabéns 7 Sóis! pelos teus 11 anos de paternidade cheia de sucessos, um beijinho para a Ângela.
Ema: nada de limão verde! já experimentei, não sai assim. A felicidade faz inveja mas mais do que tudo: contagia!
Rainha Reles: Pois pudera.
Cheguei a ti João outra x, desculpa, não sai nada, eu a escrever sou um desastre.

Becas disse...

Beijinhos ao puto mais giro que eu conheço (tem a quem sair) e vê lá se fazes outra igual, faz lá isso outra vez! está na hora!
Parabéns

Carmina Burana disse...

Isso o quê? Um filho?
Faz tu!!

Becas disse...

Eu é que vou fazer uma "maria" para o Miguel! a Isabel (do João Ayres) já tem 9, tá velha já.

Becas disse...

Já tem idade para ser mãe dele.

Carmina Burana disse...

Mãe?! 6 anos de diferença não é nada!

Carmina Burana disse...

estás a ser preconceituoso.

Becas disse...

Cauteloso.

Becas disse...

Ela é de L.A. tinhas que mandar o puto para a universidade de Los Angeles (UCLA) ficavas sem ele.

Carmina Burana disse...

Não ficava nada sem ele.
Se a Isabel estiver na Rota do meu filho, não farei nada (não mexo uma palha!) contra o destino.

Rainha Reles disse...

Até dávas um empurrãozinho. Diz lá que não gostavas?

Becas disse...

Isso sim era ironia do destino, f++!

Rainha Reles disse...

"Ás vezes esbarramos com o nosso destino nos caminhos que escolhemos para fugir dele."
Tunga

Rainha Reles disse...

Era um Reloaded!

Carmina Burana disse...

Rainha: O que é que andas a ler?

Rainha Reles disse...

La Fontaine.

Rainha Reles disse...

mas diz lá: gostavas não gostavas?

Carmina Burana disse...

gostava pois!

Carmina Burana disse...

mas isto não invalida (Bequinhas, Rainha)até porque quem manda neste blogue é o destino, que não venha por aí a "maria" hã? Tratem lá disso que eu para sogra tenho um imenso talento.

Becas disse...

Não, não invalida, mas sendo assim vou fazer um "arnaldo" em vez de uma "maria".

Becas disse...

É só para deixar a Rota livre (para não a encher de tráfego é mais isso, não contribuir para o engarrafamento)
Mas custa-me (gostava tanto de ter uma menina)

Rainha Reles disse...

Ó Becas tu se falasses - e trabalhasses +

Carmina Burana disse...

É. E depois vai comentar para o Post "Eu sei, eu sei" e escreve isto: "Mulheres pá! Danadas para a palheta." ai, ai

Carla Boavida disse...

Ainda se aceitam votos de parabéns? Desculpem os dois! Atrazados mas sinceros. Um grande beijo para o seu menino.

Carmina Burana disse...

Então não se aceitam? ó.
Não é que eu precise de pretextos para beijar o meu filho, mas assim não parece tão mal (e não me chamam piegas e lá estás tu a lambuzar o puto com beijinhos, olha que ele fica maricas e tal)assim: este beijinho é da Dr.ª Carla, filho, este é da madrinha este é do padrinho, este é da tia Sandra, este é da D. Fernanda, este é da Prof.ª Isabel, este é da Prof.ª ... e assim sucessivamente.