oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

18.10.08

Sushi

O sushi é um bolinho de arroz com uma tira de peixe, lula, polvo, camarão, ... cada bolinho é uma porção feita à medida de uma boca para que seja comido de uma vez só. O peixe é o elemento principal do sushi, deve começar-se pelo sushi de peixe mais claro (o sabor é menos intenso) e terminar no sushi de peixe mais escuro. A acompanhar o sushi vem sempre uma porção de gengibre curtido em tempero agri-doce e sempre que trocar de peixe deve comer o gengibre para eliminar da boca o gosto do peixe anterior.
Pegue no sushi e molhe a parte do peixe e não a do arroz no molho antes de o levar à boca, assim:


O peixe é que deve ser temperado e não o arroz e a parte que toca primeiro a língua deve ser o peixe, é na lingua que ficam as papilas gustativas, se provar o sushi ao contrário o que vai saborear é o arroz.
É mais fácil comer com os hashis (pausinhos) do que parece, é como segurar numa caneta, descontraidamente. É possivel comer arroz com hashis sem ter que encostar a tijela aos lábios e empurrar o arroz com os paus para dentro da boca que é uma coisa tão selvagem como estar esfomeado e não olhar a meios. Deve apanhar-se um punhado de arroz do tamanho de uma noz e levantar suavemente os hashis e verá que o montinho de arroz se equilibra e chegará à boca sem perder nenhum baginho (eu acho que o segredo é a leveza dos movimentos, o jeito, a comida japonesa é exótica é um momento de prazer e o segredo para disfrutar melhor do prazer é… relaxar? Outro segredo é não espirrar quando o arroz estiver em posição de equilibrio, é claro). No entanto não é errado comer o sushi com as mãos. É como eu gosto de comer sushi, com as mãos, é mais um sentido à mesa (depois há as toallhitas quentes para limpar os dedos, o limão...)
As bebidas que acompanham bem o sushi são a água, a cerveja ou o tradicional vinho de arroz japonês: o Saquê.
O Saquê é normalmente servido num recipiente barrigudo de cerâmica e com um pescoço fino, uma espécie de bule de chá mas elegante. Se gentilmente alguém quiser servir-lhe o Saquê, segure o copo corretamente, assim:

E beba devagar… o saquê é… intenso.
E coma sem pressa... o sushi também é.

17 comentários:

Gema disse...

Este post é demasiado... sugestivo. Cresce água na boca apesar de que na realidade o sushi tem um sabor particularmente difícil de gostar.
Uma coisa que quase nunca consigo: comer o sushi de uma vez só. A porção exacta não deve exceder os 5 cm mas tem restaurantes que não cumprem. Há sushi que eu como 1/3 de cada vez (eu também sou pisca, para falar verdade). Beijos

Gema disse...

Pisca, rebelde e às vezes meto a etiqueta para dentro também.

Becas disse...

Tu sabes que eu nem aprecio peixe cru, mas palavra que este post me fez outra vez água na boca.
Foi o post do beijo em baixo da árvore agora sushi... intenso... tenho que passar a trazer um babete quando vier ao blogue.
Faz lá um post sobre a cozinha tradicional Portuguesa: as alheiras de Mirandela, a carne de porco à alentejana, as tripas à moda do Porto, para ver se isto do excesso de salivação me passa.

Carmina Burana disse...

Ema: Pois eu também tenho "boquinha de chupa ovo" minha querida. É de familia pronto.
Comer 1/3 de cada vez parece-me bem. E por a etiqueta para dentro de vez em quando ahhh! É libertador!

Carmina Burana disse...

Becas: Faço um post sobre cozinha tradicional Portuguesa que é para tu em vez de te babares, vires para aqui arrotar, que ainda é pior. Naa.

Becas disse...

Isso era dantes, quando eu era pequenino é que arrotava quando ficava satisfeito.

Anónimo disse...

Essa das mulheres se queixarem que o sushi é muito grande… cof, cof...

MiudaCute disse...

Já andei aqui a treinar os hashis a olhar para o vídeo que gentilmente colocas-te aqui à disposição de pessoas como eu que só fui uma vez ao Japonês e não gostei lá muito mas tenciono lá voltar e se o sushi se come com as mãos o resto da comida Japonesa não, e requer mesmo destreza nos hashis. Nos restaurantes Chineses há talheres ocidentais, mas nos Japoneses não há pois não? Ou há? Diz que sim…

Becas disse...

Pelo sim pelo não leva de casa.

Rainha Reles disse...

Para as "boquinhas de chupa ovo" (COF, COF): A dica é comerem sushis no balcão giratório, assim o sushiman olha para a vossa boca e faz o sushi à medida para ser comido de uma vez só.

Carmina Burana disse...

Qual balcão giratório qual Japonês a tirar-me as medidas (à boca ainda para mais), sou boquinha de chupa ovo e se eu entender que o sushi é grande, minha amiga, não estou com etiquetas, muita sorte têm os Japoneses em eu não meter os paus no nariz, nem lamber e chupar os hashis ou apontar com eles.

Carmina Burana disse...

E depois dizer que a culpa é do saquê.
Jewel: estás cheio de tosse.

Carmina Burana disse...

Miuda Cute: Podes pedir os talheres ocidentais quando fores ao Japonês, não há problema. A diferença é que nos restaurantes Chineses a mesa está posta com os talheres ocidentais e se quiseres comer com os hashis tens que pedir e nos restaurantes Japoneses dão-te os hashis e se quiseres os ocidentais tens que pedir para trocar.

Carmina Burana disse...

Tens que pedir é em Japonês...

MiudaCute disse...

Deixa estar, eu vou seguir o conselho do Becas.

Anónimo disse...

Eras mesmo capaz Carmina b. de enfurecer um Japonês? (chupar e lamber os hashis?)

david

Carmina Burana disse...

Não.