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19.2.09

Ensino especial

Foto retirada daqui APPACDM do Fundão



O governo pretende fechar todas as escolas do ensino especial que trabalham com crianças que têm necessidades educativas especiais. A ideia é promover a "inclusão", a meu ver no entanto, sem preparar as escolas e os professores e os educadores para receber estas crianças tão especiais. Não é fácil incluir um menino cego numa escola regular cheia de obstáculos que todos conseguem ver, menos ele,
não é fácil incluir um menino surdo numa escola regular onde a barreira do som é imposta não é uma condição,
e muito menos é fácil incluir numa escola regular um menino com deficiência mental, porque tem que se ter em conta o nível cognitivo.
O governo pretende que todas as crianças com necessidades educativas especiais sejam integradas no sistema de ensino regular e "transformar até 2013 as escolas de ensino especial em Centros de Recursos para a Inclusão", que é uma coisa que eu ainda não percebi o que é, até porque ainda não existe, o que eu percebo, é que era por fazer existir essa coisa “Centros de Recursos para a Inclusão” que o governo devia começar.
"Nós" não só deviamos cuidar que todas estas crianças tivessem direito à diferença, devíamos cuidar que não fossem incluidas nem excluidas, tivessem simplesmente o direito a serem diferentes, "nós" não só devíamos assegurar todas as escolas do ensino especial, como devíamos criar mais, e como ainda seria pouco, repito: seria pouco, devíamos criar um mundo só para eles, à sua medida, à medida das suas necessidades.
Os cegos não vêem o céu nem a estrada, devíamos cuidar que o chão não tivesse buracos nem obstáculos e depois criar um céu que eles pudessem contemplar.
(eles merecem, por serem tão especiais)

Este Post é dedicado ao meu querido Hugo e à mamã do Hugo (a minha grande amiga Sandra Godinho)

e é dedicado às crianças e aos funcionários da APADP (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos),

CERCITOP (Centro de Educação e Reabilitação de Deficientes de Todo o País),

CECD (Centro de Educação para o Cidadão Deficiente),

LPDM (Liga Portuguesa de Deficientes Motores),

CERCI -Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas,

Crinabel-Cooperativa de Ensino Especial e Solidariedade Social

e às crianças e funcionários de todos os Colégios e Escolas do Ensino Especial.


9 comentários:

Gema disse...

Este post parece Braile.
Só alguém especial como tu para lhe dar esse efeito.

Gema disse...

Que desenho lindo! o do Samuel.

Carmina Burana disse...

O desenho é lindo. Emocionou-me porque pareço eu, quando estava grávida, aos olhos de um menino tão especial...
E foi retirada da página da APPACDM do Fundão que tem imensos linkes e informações úteis e ainda por cima é do Fundão, a terra da avózinha ana (minha mãe) que é uma terra que só tem coisas boas (tem o Jornal do Fundão, o queijo, o bolo d' azeite...) até os sites são bons.

Anónimo disse...

E tem neve.

david

Carmina Burana disse...

E tem neve.

Carmina Burana disse...

E trovoadas! O Fundão é a terra das trovoadas (adoro trovoada), lembro-me da minha avó M.ª José dizer assim:

"Só se lembram de St.ª Bárbara quando faz trovões".

Becas disse...

Acho que bem que juntem as crianças com necessidades educativas especiais com as outras, e já agora incluam a claque do Benfica na do Sporting quando houver jogos e voltem a incluir os fumadores nos sitios regulares.

Carmina Burana disse...

Ora nem mais. Isso de respeitar as diferenças e o espaço de cada um são tudo tretas.

Carmina Burana disse...

Agora a sério, eu não sei se esta medida é uma coisa boa, eu não sei se em 2013 vai ser uma coisa boa, o que eu sei é que pais, crianças e educadores que forem apanhados na transição, são os que mais vão sofrer. Neste país de legisladores iluminados, 1º fazem-se as Leis e depois cumprem-se os recursos.