oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

6.6.09

Playmobil a história de um sorriso no Museu do brinquedo

Hoje voltamos ao Museu de todos os sonhos, o Museu do brinquedo, e tivemos o prazer de assistir à inauguração da exposição temporária de brinquedos Playmobil .
Os brinquedos do avô João ( O meu PAI no museu de todos os sonhos ), deram lugar à "História de um sorriso", é assim que se chama a exposição temporária destes brinquedos engraçados, didáticos, em forma de "lego" que têm aquela particularidade que me agrada (que me convence) tal como os Little people, por exemplo: não há cenários de guerra. Os playmobis são pequenas representações das profissões, são cenários como a quinta, o aeroporto, a empresa de entrega de mercadorias, o quartel de bombeiros ou o circo, as peças encaixam, desmontam-se, ganham vida, não há limite para a imaginação e para a construção. Talvez o cenário mais parecido com "guerra" seja o barco dos piratas, mas um playmobil pirata nada tem de agressivo, antes pelo contrário, para estimular a agressividade (descarregar que também é preciso como dizem alguns entendidos na matéria) existem outros brinquedos.


Em cima: João Arbués Moreira (fundador do museu), esposa Ana (diretora) e o Miguel que brinca com um carrinho de lata daqueles que se dá "corda" para andar, em cima das pernas do Eng. João, e brincou durante muito tempo até o Eng.º João ter mais que fazer (que servir de pista de carrinhos) e com aquele sentido de humor inteligente e rápido, que é uma característica sua, lhe disse:

- Agora pára com isso Miguel que tens que ir lá atrás dar-me corda para eu andar.

Em cima: carrinho (de bombeiros) em lata que a mamã comprou no museu.

Eu tenho o privilégio do meu filho gostar De brinquedos, mesmo de brinquedos simples (a imaginação faz o resto), normalmente as crianças gostam "Dos" brinquedos (dos que passam na televisão, dos que estão na moda, dos brinquedos dos amigos, dos que abrem as portas ou emitem feixes de luz).

Em cima à direita está a "Menina do museu! (como diz o Miguel), na verdade chama-se Carla Antunes e é (para além de gira que se farta) uma das colaboradoras do Museu do brinquedo.

Outra das colaboradoras do museu chama-se Silvana. É a Silvana que decora todas aquelas vitrinas do museu do brinquedo e todos os brinquedos já de si apetecíveis, ainda ficam mais de serem expostos por ela com tanto carinho e arte (e nervos, nervos? génio!) de modo que, se vir alguma criança no museu...


A lambuzar vitrinas (por exemplo)...


ou a pôr o dedo (por exemplo) a culpa (Silvana) é em parte, sua.

Descobrimos que esta decoradora de vez em quando, pula a fronteira do museu do brinquedo e pinta o mundo lá fora. O jardim mesmo em frente ao museu, está agora também ele decorado pelas mãos desta artista:

aqui está ela, connosco, ao lado de um "coro" de flores.

as joaninhas...

e os girassois (a minha flor preferida!)

Eu já escrevi sobre o espólio deste museu (Museu do brinquedo/ Fundação Arbués Moreira), já escrevi sobre o fundador João Arbués, ainda me faltava escrever que (para além de giras), as colaboradoras deste museu são excelentes guias, artistas ou hospedeiras. Este post é também para agradecer toda a simpatia e afecto que nos dedicaram.

15 comentários:

Becas disse...

Estive lá há tão pouco tempo (por altura da exposição do teu pai) e não vi a Menina do museu!
Sou mesmo doido por brinquedos, não vejo mais nada.

Becas disse...

É que nem vi as Joaninhas da Silvana, mas isso é porque estão pintadas de fresco, será?

Carmina Burana disse...

Tu não és mesmo doido por brinquedos, és mesmo doido, ponto.
As joaninhas da Silvana estão pintadas de fresco, ou, ainda não eram nascidas quando lá foste. Há uma foto que tem a data, foram pintadas em Abril.

Carmina Burana disse...

Um dia ainda ganho coragem e peço-lhe para pintar um girassol no quarto do Miguel e uma papoila na sala (são as minhas flores preferidas), melhor, dava-lhe as paredes todas da casa porque um(a) artista deve ser livre (paredes todas menos o teto da casa de banho maior, que esse a humidade já tratou de enfeitar com… cogumelos? qualquer dia tenho cogumelos no teto da casa de banho!).

MiudaCute disse...

Lol
Isso é da sauna.

Eu, Claudia disse...

Afinal o teu filho também é da qualidade dos que lambuzam vitrinas!
(onde é que eu já vi isto?)
Gostei de saber ;)

João Ayres disse...

tens um “guernica” no teto da casa de banho?

Carmina Burana disse...

Um guernica muito mal assinado.

Carmina Burana disse...

100 Vintém: temos filhos com espirito Ajax, temos.

Carmina Burana disse...

Miuda Cute: antes fosse! (da sauna)

Rainha Reles disse...

Não vi os girassóis! (mas andei no escorrega)
Aqui só para nós: ficamos fechados nesse jardim! sentamo-nos num banquinho de pedra, não demos pelas horas, tivemos que saltar o portão, um portão enorme! para aí com uns 2 metros d’ altura, daqueles com setas no cimo e tudo, mentira!
(era um portãozito de nada).

Carmina Burana disse...

Aqui só para nós: também eu fiquei “trancada” dentro do jardim! It’s true. Eu, o Ricardo, o Miguel e os meus pais (connosco é assim, quando um faz figura de parvo, faz a família toda, ninguém fica de fora, para salvar). Estes últimos, aos 74 anos, a minha mãe de saias e tudo, terem pulado a “cerca” teria sido um acontecimento extraordinário. Passaram entretanto 2 Guardas-republicanos que acharam imensa piada de nos ver ali “dentro”, o que eu até percebo, são agentes que estão habituados a ver pessoas saltar portões para entrar e não para sair (mas era escusado, terem achado piada era escusado, sinceramente).
Tivemos sorte (os meus pais, principalmente) que encontrámos um 3º portão que estava aberto (o que dá para a esplanada) e fomos, portanto, felizes e contentes, dormir a casa.

Jewel disse...

(eh eh)
Sempre era melhor passar a noite no museu (que ao relento).

Jewel disse...

Os brinquedos artesanais do teu pai vão deixar saudades. Playmobis não é a mesma coisa...

Carmina Burana disse...

Os playmobil não são uma coisa naif, não têm a carga sentimental de um brinquedo feito pelas próprias mãos a pensar num filho ou num neto, ou na infância, são brinquedos fabricados em série, mas não menos importantes, como

"ferramentas, que as crianças precisam para
transformarem os sonhos em realidade"

e para a história do brinquedo.

Foi para o meu pai uma honra, ver expostos os seus brinquedos num Museu tão importante, assim como foi uma honra terem figurado também no Museu de Albano Teixeira Silva "O museu do Silva" que é outro lugar encantador, imperdível, entre Caneças e a Pontinha, onde se podem encontrar recordações da infância e retalhos da vida rural do casal "Silva".

Para mim é sempre emocionante olhar para as "casinhas" e para os "moínhos" do meu pai, estejam eles no Museu, na casa dos meus pais em cima do frigorífico e do gira-discos ou na minha, por cima dos armários da cozinha.