oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

18.7.09

Conques, Marcillac


A aldeia medieval de Conques em Marcillac, é uma povoação construída ao redor da abadia de Saint Foy, é uma das aldeias mais belas de França e uma célebre etapa para os peregrinos do caminho de Santiago de Compostela.
Curiosidade: se pedirmos água, nos bares ou nos restaurantes ela é-nos oferecida em garrafas de vidro, a água em Marcillac não se cobra nem se recusa, é uma vassalagem, um tributo, aos peregrinos que por ali passavam (e passam).


Abadia de Saint Foy

Pormenor da porta da abadia de Saint Foy, século XII


Ao detalhe, podemos encontrar o curioso (le curieux), os anjos (les anjes), o hérege (l' érétique), o traficante (le faux-monnayeur), o glutão (le glouton), o prevericador (le braconnier), os amantes (les amants), Saint Foy, ...

Dentro da abadia, podemos visitar o museu de relicários esplendorosos, entre os quais o relicário imagem de Saint Foy em prata dourada, com o pormenor da crucificação de Cristo gravada num cristal de roche (IX século)
É uma imagem (um relicário) pequeno (de pequenas dimensões) mas absolutamente deslumbrante.

Sem comentários: