oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

7.9.09

Mãe ao contrário


À noite, partilhamos sempre a nossa cama com o nosso filho. As camas, são o lugar ideal para nos deitar-mos com os livros e contar-mos histórias antes de dormir, para fazermos guerras com almofadas e para as sessões de cócegas e de miminhos, mas invariavelmente chegará a hora de ir dormir, invariavelmente também o meu filho vai querer ficar mais um bocadinho, dormir na nossa cama
..
(Vá lá mamã, só hoje...)
(Parece que me está a doer um bocadinho a barriga)
(Está lá um monstro horrivel no meu quarto, não queres que ele me faça mal pois não?)
..
mais uma vez tentará perceber porque é que o papá pode dormir comigo e ele não, e mais uma vez não compreenderá, mas acabará por aceitar.
O meu filho não foi habituado a dormir ao colo, nem aconchegado num berço (teve sempre uma cama de grades) nem na nossa cama, salvo nas raras excepções em que esteve doente, teve pesadelos ou durante as férias nos quartos de hotel (férias são férias, até as normas tiram férias).
O meu problema (o Miguel já dorme numa cama sem grades) não é que ele acorde e venha a correr para a nossa cama (quando os filhos largam as caminhas de grades, passam a levantar-se sem problemas e a correr direitinhos para a cama dos papás), nem que chore antes de ir para a cama ou acorde durante a noite a chorar porque quer que eu fique na caminha dele a dormir (estes são problemas para a maior parte dos pais) o meu problema é deitar-me na caminha do meu filho (o Miguel já dorme numa cama sem grades) para lhe contar uma história e já não querer sair de lá...
Ainda vou ouvir o meu filho dizer:
- Está na hora de ires para a tua caminha. Eu sei que gostarias de ficar mais um bocadinho, ou dormir aqui comigo, mas não pode ser mamã.

É que ainda agora fiz um esforço gigantesco para o deixar a dormir sozinho.

Sou uma mãe ao contrário, eu sei, eu sei...

21 comentários:

Rainha Reles disse...

Pois... Se os filhos não se podem habituar a dormir na cama dos pais, os pais tb não se devem habituar a dormir na cama dos filhos.
Certo?

Rainha Reles disse...

A vida é chata mesmo (lol)

Carmina Burana disse...

Ontem de manhã quando acordei fui enfiar-me (lá está, eu é que acordo e vou logo enfiar-me) na cama do meu filho

- Main! Podemos ficar a dormir mais um bocadinho?
- Claro que sim filho
- E ficas aqui comigo o tempo todo?
- Até nos fartar-mos!
- Boa! E podemos ligar a televisão pequenina e ver bonecos?
- Até acabarem.
- E podes ir buscar flocos para mim e para ti e comemos aqui na cama?
- Bela ideia
- Ó main?
- Sim filho
- É verdade tudo o que estás a dizer?
- Claro que não! Levanta-te mas é da cama, vamos lá fazer a higiene se não a mamã chega atrasada ao trabalho :/

A vida é chata mesmo por vezes, malditas consequências...

Gema disse...

“Sou uma mãe ao contrário, eu sei, eu sei...”

(Estou a rir)

Gema disse...

Devemos explicar aos nossos filhos que da mesma forma que cada um tem a sua escova de dentes ou os seus sapatos, devem ter o seu quarto e a sua cama, até porque é difícil explicar a uma criança de 4 anos que dormir com os pais compromete a… intimidade conjugal.

Explicar isto a uma mãe não é que seja difícil, é que nem sei como é que isso se faz!

João Ayres disse...

tens consciência que os nossos filhos ao permitirem que fiquemos a dormir na cama deles, só estão a contribuir para nos tornarmos sexagenários inseguros, sem confiança em nós próprios e nada autónomos?

Carmina Burana disse...

(estou a rir!) Acreditas mesmo nisso?

João Ayres disse...

não

João Ayres disse...

os pais que partilham a cama com os filhos estão a fazer a única coisa que os acalma e também a única coisa rápida e eficaz quando precisamos mesmo dormir/ descansar

Carmina Burana disse...

Também nunca me passou pela cabeça deixar o meu filho no quarto sozinho, no escuro, a chorar.

Carmina Burana disse...

Imagino que sim :)
Bem-vindo ao clube.

Becas disse...

1º conseguem o mais difícil que é habituar os miúdos a dormirem sózinhos desde o nascimento (que é nem + nem - o sonho de qualquer pai!)
e depois à minima dor de barriga... enfiam-se na cama deles.

Becas disse...

Quando eu for pai durmo agarrado a um peluche mas arriscar assim (o sexo e tudo) não arrisco.

Carmina Burana disse...

Dormir agarrada a um peluche também é bom (em vez de agarrada ao filho)
mas não é a mesma coisa.

Jewel disse...

Os filhos do pessoal das barracas (passo o termo) dormem todos uns em cima dos outros e crescem (que eu tenho apreciado) bastante seguros e confiantes.
É porque não deve fazer mal.

Debora Ayres disse...

Na realidade é preciso conhecer os filhos, e a regra maior é a adaptação. Há bebés que ñ conseguem dormir sós, ou só adormecem ao colo (todos os esforços e estratégias são inúteis).
É demasiado cruel deixar um bebé, ou uma criança pequenina, no quarto, sózinha, às escuras a chorar. Pais que vão por aí, esses sim, farão dos filhos inseguros e carentes.

Eu durmo com a minha filha (todo o tempo que estou com ela é pouco) o João é um "pai ao contrário" como tu. A nossa filha é muito meiga, segura e o nosso comportamento faz com que se sinta protegida, é o que sentimos, nada mais. De resto, aos 16 quererá o seu próprio espaço e trancará o quarto à chave, é pouco provável que aos 16 (ou até antes) ainda se comova com as nossas "dores de barriga" :)

Todos os pais se queixam que os filhos crescem depressa, mas poucos sabem gozar "o momento".

Carmina Burana disse...

É porque não deve fazer mal (Jewel) também acho.

Carmina Burana disse...

Concordo contigo Débora, os filhos crescem e transformam-se num piscar de olhos, depressa chegará o dia em que preferem estar sós ou abdicar de nós.
Trancar as portas cá em casa já é mais difícil, isto é uma espécie de convenção de Schengen, já nem sabemos onde páram as chaves.

Gema disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carmina Burana disse...

Eu li Gema. Li tudinho antes de o eliminares.

Gema disse...

Ahhhhh! Aquilo?

Foi apenas uma... dor de barriga :D