oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

31.7.11

Merda! Sou lúcido

also published in Facebook Maria João Viana






"Cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa

Aquele homem mal vestido, pedinte por profissão que se lhe vê na cara,

Que simpatiza comigo e eu simpatizo com ele;

E reciprocamente, num gesto largo, transbordante, dei-lhe tudo quanto tinha

(Exceto, naturalmente, o que estava na algibeira onde trago mais dinheiro:

Não sou parvo nem romancista russo, aplicado,

E romantismo, sim, mas devagar...).

Sinto uma simpatia por essa gente toda,

Sobretudo quando não merece simpatia.

Sim, eu sou também vadio e pedinte,

E sou-o também por minha culpa.

Ser vadio e pedinte não é ser vadio e pedinte:

E' estar ao lado da escala social,

E' não ser adaptável às normas da vida,

'As normas reais ou sentimentais da vida -

Não ser Juiz do Supremo, empregado certo, prostituta,

Não ser pobre a valer, operário explorado,

Não ser doente de uma doença incurável,

Não ser sedento da justiça, ou capitão de cavalaria,

Não ser, enfim, aquelas pessoas sociais dos novelistas

Que se fartam de letras porque tem razão para chorar lagrimas,

E se revoltam contra a vida social porque tem razão para isso supor.

Não: tudo menos ter razão!

Tudo menos importar-se com a humanidade!

Tudo menos ceder ao humanitarismo!

De que serve uma sensação se ha uma razão exterior a ela?

Sim, ser vadio e pedinte, como eu sou,

Não é ser vadio e pedinte, o que é corrente:

E' ser isolado na alma, e isso é que é ser vadio,

E' ter que pedir aos dias que passem, e nos deixem, e isso é que é ser pedinte.

Tudo o mais é estúpido como um Dostoiewski ou um Gorki.

Tudo o mais é ter fome ou não ter o que vestir.

E, mesmo que isso aconteça, isso acontece a tanta gente

Que nem vale a pena ter pena da gente a quem isso acontece.

Sou vadio e pedinte a valer, isto é, no sentido translato,

E estou-me rebolando numa grande caridade por mim.

Coitado do Álvaro de Campos!

Tão isolado na vida! Tão deprimido nas sensações!

Coitado dele, enfiado na poltrona da sua melancolia!

Coitado dele, que com lagrimas (autenticas) nos olhos,

Deu hoje, num gesto largo, liberal e moscovita,

Tudo quanto tinha, na algibeira em que tinha olhos tristes por profissão

"Coitado do Álvaro de Campos, com quem ninguém se importa!

Coitado dele que tem tanta pena de si mesmo!

E, sim, coitado dele!

Mais coitado dele que de muitos que são vadios e vadiam,

Que são pedintes e pedem,

Porque a alma humana é um abismo.

Eu é que sei. Coitado dele!

Que bom poder-me revoltar num comício dentro de minha alma!

Mas até nem parvo sou!

Nem tenho a defesa de poder ter opiniões sociais.

Não tenho, mesmo, defesa nenhuma: sou lúcido.

Não me queiram converter a convicção: sou lúcido!

Já disse: sou lúcido.

Nada de estéticas com coração: sou lúcido.

Merda! Sou lúcido."

Fernando Pessoa in
"Álvaro de Campos cruzou por mim, veio ter comigo, numa rua da Baixa"

30 comentários:

João Ayres disse...

everybody seems to be on "silly season" so, i have to thread me with you, into the blog, to hear these things..

Carmina Burana disse...

Mete-te comigo, mete :)

não estou a incomodar não? disse...

Boas escolhas, não dão é para levar para a praia, e sendo assim, já não vou para a praia.

Carmina Burana disse...

:D
Para levar para a praia são as asinhas de frango com arroz de tomate.

Carmina Burana disse...

Vocês são tão boa companhia…
(a minha localização geográfica impede-me de ficar. Aqui na terra da cinha/isaurinha/da pimpinha já são 1:35AM)
Quando eu voltar quero-vos aqui.. enfiados :)
Um beijo

não estou a incomodar não? disse...

Hum... não sei se é boa ideia

Rainha Reles disse...

Já não bastava a chuva a estragar o verão todo ainda vens tu estorvar a silly season com poetas mortos, líricos exasperados e lúcidos!
O Albano Jerónimo em atividade recente mudou sua foto de perfil e até a Joana Amendoeira tá no Meo Spot Summer Sessions, wake up girl!

Rainha Reles disse...

And U upstairs, 2 weeks waiting... You're driving yourself crazy!!

Ooh goosh! I'm so excited too

Carmina Burana disse...

Bruno: :D

Carmina Burana disse...

RainhaReles: Estou atenta (aparentemente off, mas atenta) à atividade recente de...

Carmina Burana disse...

RainhaReles II parte: Yes, is coming soon (the devil inside). I'm not excited, I'm getting nervous under pressure! very, very frightened, I’m trembling inside!

Rainha Reles disse...

Compreendo perfeitamente. É perfeitamente aceitável o teu estado.
Afinal, nada que a obra d’ O desassossego não contemple, ou esteja subentendido nalgum verso de Herberto Hélder.

Carmina Burana disse...

d(-_-)b

DuarteC disse...

Belos momentos! Obrigado.
Obrigado pela amizade. Bj

João Ayres disse...

quiet here i’m not the devil inside!

sent by iPhone 3GS

João Ayres disse...

I'm so, so so overexcited!! ¸.-´¸.-♥´¨) ¸.-♥¨)¸.•*´εïз¨`*•.¸εï...
yeah i'm at the final countdown! aveiro!! (there's still no place like home),
lisb♥n!
amad♥ra?? (strange places where people have chosen to live ☺☺
i'm comming !!! i'm comming !!! ஐ¸.•*´¨`*•.¸ ¸.•*´¨`*•.¸¸ ஐ♥.-´¯`-♥¸.•*´εïз¨`*•♥

sent by iPhone 3GS

Rainha Reles disse...

LOL!
Do you will come alone?

João Ayres disse...

very very alone, with a very wife, a lot of very kids, a very nanny, a dog, very very

sent by iPhone 3GS

Rainha Reles disse...

BAAAAH!! We have to share you with all these creatures?? Please bring only toothbrush and
some sweaters (things that you can really be missed).
You now: I hate animals and educated daughters and cute girlfriends...

ps: You forgot to mention that you're going to ÉVORA too.

João Ayres disse...

"things that you can really be missed" ok, ok :D

Évora? no way, ​​my dog ​​would attack the entire chapel of bones

sent by iPhone 3GS

Carmina Burana disse...

Duarte: Admiro-te muito. Bj

Carmina Burana disse...

The Butterfly Effect ஐ¸.•*´¨`*•.¸ ¸.•*´¨`*•.¸¸ ஐ

Efeito borboleta = teoria do caos.

Carmina Burana disse...

:)
=*

Thelma Elisabeth Candelário disse...

Thank you for letting me share a little of your private life
especially when I thought you had forgotten me!!
What a wonderful child is your son!
Unfortunately when you were in Aveyron I was working in Luxembourg, in return, we will be together again soon!

I will send my new address
Save my mail

Big Big Kiss!

Thelma Elisabeth Candelário disse...

Where can I see your daughter João Ayres? The blog of Dby is no longer available, I lost all your contacts... Remains for me to talk to you through this delicious page redirected to your phone :D

Thanks a lot, HAVE A GOOD TRIP!

João Ayres disse...

hi thelma,

is still available, you need permission. i give it to you.
i have two girls and a boy, i has tripled my happiness!
yeah (laughs), it's been ages since we last talk ..

thank you very much. i will. can't wait (laughs), can't wait.

sent by iPhone 3GS

Thelma Elisabeth Candelário disse...

You had two more children? Are you kidding me?

João Ayres disse...

i'm not kidding with you.
without sex. no sex.
seriously. i'm not kidding with you.

sent by iPhone 3GS

Thelma Elisabeth Candelário disse...

Oh yes! Two adopted children.
For a moment ... You caught me!

We have a lot to talk!

João Ayres disse...

i think so. one of these days we need to shoot the breeze : )

sent by iPhone 3GS