oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

21.8.07

Obrigada Enid pelos Sete e pelo Noddy

Noddy, personagem inventado e escrito by Enid Blyton. A mesma Enid Blyton que inventou e escreveu Os Cinco, e primeiro Os Sete (Os Sete eram os meus preferidos, aos Cinco já não liguei muito), os livros de aventuras que eu devorei na minha infância (talvez logo a seguir às revistas do Marco e da Heidi que a minha avózinha comprava à entrada-saída da Estação de Comboios de St.ª Apolónia, quando vinha do Tortozendo.)


Um dia, tinha que vir aqui agradecer. À Enid, à minha avózinha e à senhora que vendia jornais e revistas do Marco e da Heidi à porta da Estação.
Noddy é um menino de 5 anos que vive na Cidade dos Brinquedos, usa um barrete azul, muito azul, com um guizo na ponta. Conduz um táxi amarelo porque tem cinco anos, mas não é um menino de verdade, é um brinquedo, como todos os outros personagens da Cidade dos Brinquedos, a ursa teresa, o rechonchudo, a boneca dina, o Sr. lei, os xadrezinhos, o Sr. volumoso (que está-se mesmo a ver é um elefante!)
O primeiro livro editado do Noddy chamava-se "Noddy Goes to Toyland", foi publicado em 1949. Esta edição foi magnificamente ilustrada por Harmsen Van der Beek (Alemão) como se diz obrigado em alemão? A ilustração conta muito, que eu bem me lembro de ver o Noddy na televisão, no canal 2 pela primeira vez, estava eu pouco grávida do Miguel ainda, à hora do jantar, fui ficando a olhar para o ecrã, encantada com as cores, com os bonecos, fui escorregando no sofá até ficar deitadinha, maravilhada com aquilo, não pus a mesa para o jantar a horas naquele dia e a partir daí, sempre que podia, lá ía eu mudar para o canal 2 para ver o Noddy. O livro foi um sucesso imediato. Depois do livro, seguiu-se a série "Make Way for Noddy" de que vos falo, em Português, Abram Alas para o Noddy.
Os CD's do Noddy fazem parte do software que deve acompanhar qualquer criança pequena, tal e qual como a chucha, o biberão do leite, o leite. Antigamente, contavam os nossos avós, quando os bebés não paravam de chorar molhava-se a chucha em mel, hoje em dia poe-se um Cd do Noddy no leitor e não habilitamos os nossos filhos à diabetes. O efeito é o mesmo e pode prolongar-se por mais tempo, depende da quantidade de Cd' s do Noddy que tivermos em casa.
Todos os bebés e crianças gostam do Noddy (ou seja, aplica-se o método Cd do Noddy não só aos nossos filhos como aos dos outros se estiverem lá por casa).
Ainda hoje, quero tomar banho sossegada, ponho o Miguel a ver o Noddy, quero aspirar ao fim-de-semana, Noddy, quero ir escrever um Post no Blogue, Noddy... Obrigado Enid. Que criança teria eu sido sem ti? Que mãe seria eu agora? Não fosse mais esta fabulosa criação sua?

Sem comentários: