oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

26.2.09

Porque razão não faço um post literário à tanto tempo

O meu marido perguntou-me hoje porque razão não faço um post literário à tanto tempo. Assim como quem diz "estou um bocado farto de post's patetas que não me dizem nada", ou "finjo que não dou importância ao teu género literário, mas gosto do teu génio literário, vá lá, inspira-te, tu sabes fazer melhor que isso".


Respondi que tenho alguns rascunhos (e meia dúzia de manuscritos) mas não tenho tempo. Alguma coisa entre nós, o nosso menino, a nossa casa, tem que ficar para trás.


Mas o pior meu amor, é que a inspiração é uma bodega que vem nas piores alturas. Quando há trabalho, quando não há tempo, quando estou no supermercado e sabes? Os pacotes de cereais não têm um raio d' um espacinho em branco para apontar de repente uma ideia, a frase perfeita é uma coisa tão fugaz, tão depressa se acende como desaparece, não sendo uma coisa palpável (é uma construção da nossa cabeça), não se pode apanhar, chega à caixa registadora do supermercado toda desfeita, desmoronada, ou simplesmente já lá não está.


Hoje fui fazer um exame (rastreio ao cancro da mama), no fim, a médica não escreveu o resultado numa ficha, pegou antes num pequeno gravador e -lo em voz baixa, para o aparelho. O resultado de um exame médico é uma coisa importante. Aquilo que eu escrevo não é. O resultado de um exame médico é uma coisa que pode mudar a vida de uma pessoa, aquilo que eu escrevo não muda nada. Não pode mudar nada. Não influencia nada, a influenciar, actua apenas sobre a minha dor, injeta uma certa analgesia no meu organismo que alivia (a vontade de escrever dói, para quem não sabe). Se o resultado do que eu escrevo fosse tão importante como um diagnóstico médico, palavra de honra se não ia já à Worten comprar um gravador daqueles para "apanhar" a inspiração quando ela me visita, onde ela mais gosta: um lugar insólito.


A inspiração é uma bodega, que vem sempre em má altura (ou num lugar insólito), por outro lado, se eu me sentar à noite em frente ao computador, cheia de madrugada para escrever, ela é capaz de não vir.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas fizeste (um post literário).

david

MiudaCute disse...

Acabaste por fazer.

Carmina Burana disse...

Está bem meus queridos, eu já percebi que acabei por fazer um post literário.
Eu dei por isso.
:D

Becas disse...

Boa desculpa para à tanto tempo não fazeres um post literário.

7 Sóis disse...

A fazeres post's literários vais acabar por ter um blogue intelectual e sem comentários.