oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.5.10

Condução defensiva

Ao contrário da maior parte dos condutores que se irritam e vociferam com os velhinhos e velhinhas que andam na estrada
("Deviam ser interditos de conduzir!", "Rais part' ó velho!", "F#! Ca#%=" tinha que ser um velho!")
a mim, enternecem-me.
Mais do que os condutores velhinhos, enternecem-me as mulheres dos condutores velhinhos que são as velhinhas que não se cansam de colocar a mãozinha de fora a agitar como se tivessem a dar umas palmadinhas para o ar que é um sinal que quer dizer "O meu marido vai mudar de direcção sem óculos", funciona melhor que fazer pisca, funciona muito melhor que fazer pisca para a direita e virar à esquerda (que é o que os velhinhos fazem) e para além de funcionar melhor é ... enternecedor. São elas que fazem a verdadeira condução defensiva.
E se deixarmos passar o marido, agradecem, voltam a colocar a mãozinha de fora e agradecem. Um mimo.
A minha mãe por exemplo quando vai com o meu pai no carro mói-lhe a cabeça, é só instruções, é como se o meu pai cada vez que vai com a minha mãe estivesse a tirar a carta mas eu duvido que o meu meu pai sem ela não trocasse a esquerda pela direita, não estivesse calmamente parado nos sinais verdes, tudo a buzinar e ele calmamente parado no sinal, ou entrasse numa pista para aviões à vontade sem dar conta de imensos homenzinhos vestidos de astronautas a fazerem sinais com pauzinhos luminosos. É isso e é quando o meu pai precisa estacionar o carro, a minha mãe sai e qual heroína mete-se entre o carro do meu pai e o carro onde supostamente sem o auxílio dela, o meu pai ia bater, e desata a fazer sinais (sonoros e gestuais, vale tudo), os sinais que a minha mãe faz não querem dizer nada até porque ela não sabe como se estaciona um carro, nem faz ideia, mas o que importa aqui é que ela fará se for preciso de pára choques do outro carro! aliás, o meu pai queixa-se da dificuldade de estacionar não pela manobra em si mas porque contornar a minha mãe é muito difícil para além de que ela é uma senhora forte e reduz o espaço do lugar, mas uma coisa é certa, mais nódoa negra, menos nódoa negra nas pernas da minha mãe, o meu pai nunca se meteu em despesas com pára choques dos outros carros.
E foi por causa de uma velhinha que era certamente a esposa do velhinho que ia a conduzir o carro que ia batendo no carro dum brutamontes (que não tem outro nome) esta manhã, que me deu para escrever isto. O velhinho queria encostar-se à faixa da esquerda, fez pisca para a esquerda, não olhou para o retrovisor porque os velhinhos tiraram a carta e conduziram muitos anos numa altura em que os carros não tinham retrovisores laterais, foi-se encostando, encostando, e a velhinha que ia ao lado pôs a mãozinha de fora e lá fez aquele gesto para o carro de trás abrandar que o marido não era de confiança, já de uma certa idade, sem óculos, essas coisas, ... e não é que o brutamontes do carro que vinha atrás não só não deu passagem aos dois velhinhos como ainda os insultou? E a senhora desculpava-se timidamente, e o velhinho ao volante todo encolhido, eu nem lhe via a expressão. Estava dois ou três carros atrás e não pude ouvir nada doq ue diziam, mas quase que aposto que a velhinha dizia para o brutamontes:
- Não leve a mal o meu marido, ele tem muitos problemas de coluna eu bem estava a dizer-lhe cuidado homem! que vem lá um carro mas ele, sabe? Foi operado a uma hérnia enguinal à dois anos e desde aí ficou muito surdo."
E são estas coisas que me enternecem.

5 comentários:

Gema disse...

Ena! Dois post's seguidos :)
(o que eu já me ri!)
Viva o Benfica!!!

Carmina Burana disse...

O Benfica ganhou?
Vê lá tu, não dei por nada :)
Por falar em campeões, o que não me dá vontade de rir são certos brutamontes acharem que são campeões perante um velhinho que ainda conduz.
Esta insolência para com os velhos atesta o nosso atraso civilizacional.

MiudaCute disse...

Fazes-me rir até quando o assunto não tem graça nenhuma!

MiudaCute disse...

Eu não podia estar mais de acordo, o meu avô ainda conduz, é a minha avó que faz os sinais (piscas, stopes :)) e são um orgulho para nós. São civilizados e o meu avô para que saibam, fica magoado quando ouve "F#! Ca#%=" tinha que ser um velho!"
Parem de humilhar os velhos!
Eles aprenderam a conduzir no deserto e deviam ser venerados por conseguirem conduzir na selva urbana 50 ou mais anos depois. depois.

Ana Clara disse...

Assisti à pouco tempo, e o teu post fez-me lembrar disso agora, um senhor já de idade a tentar estacionar em espinha, com alguma dificuldade, eu dentro do carro, com vontade de sair e ir ajudar a fazer a manobra (não era fácil, nem para um condutor novo) e passam 4 agentes da PSP (quatro!) no passeio, iam a conversar, viram mas não fizerm nada, não pararam para ajudar.
Fiquei a pensar: Como é que é possível?
Com uma Guarda assim, precisamos mesmo dos arrumadores de carros.