oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.5.10

Aplasia medular e outras m# que nos lixam

"A minha prima foi internada ontem à noite para começar o
tratamento que combate a aplasia medular. Ficará um mês em isolamento, porque
não pode estar exposta ao exterior nem nada que venha de cá, uma vez que o
organismo dela não tem defesas. Já se sabe que a irmã, a mais provável dadora,
não é compatível nem existe ninguém no banco nacional de dadores que seja.

Neste momento só nos resta esperar que o tratamento resulte (o médico
falou em 80% de possibilidade de sucesso… mas a minha mãe, enfermeira, diz que
lhe parece um pouco optimista demais…) ou que exista alguém no banco
internacional que seja compatível com ela.

Estou a tentar através de
todos os meios divulgar os sites que explicam como as pessoas se podem
esclarecer e informar, para que possamos ser cada vez mais. À semelhança do que
já fiz com outras pessoas que tenho a sorte de conhecer, queria pedir-te se
podias, da forma que quiseres e puderes, divulgar também. E se essas pessoas,
mesmo não podendo ser dadoras, divulgarem também, talvez possamos ajudar mais
alguém.

Muito e muito obrigada"


Extraído integralmente Daqui .


Eu não posso ser dadora de medula óssea (o que me fez e ainda faz sentir que não presto para nada) porque tenho menos de 50 kg.
Estão aqui os links que explicam tudo:

Portal da Saude
Centro de Histocompatibilidade do Sul


Eu já os tinha colocado noutros post's, mas aqui vão outra vez, eu não "presto para nada" mas os que ainda não são dadores sem terem qualquer impedimento (baixo peso, portadores de doenças crónicas ou auto imunes, tenham recebido uma transfusão de sangue depois de 1980), podem passar por esta vida sem viver com essa sensação.


Post's relacionados CEDACE

7 comentários:

Rainha Reles disse...

Menos de 50Kg... errrr (isto sou eu a rosnar)

Rainha Reles disse...

Quer dizer tu nem podes dar medula nem órgãos, deve ser tudo microscópico.

david a. disse...

Tu dás a camisola (sentido figurado), a mão, pões alma nas coisas.
Quem dá o que tem...

david

Carmina Burana disse...

Quem dá o que tem recebe em dobro. É limpinho.

Carmina Burana disse...

Rainha Reles: Rins, fígado, útero, tudo microscópico. De boneca. Pareço a Anatomy Jane, a boneca :)
O coração é que é grande, deve ser por ser músculo, estica-se.

Carmina Burana disse...

E é chato ter o coração grande, às vezes quero arrumá-lo e não cabe em lado nenhum.

MiudaCute disse...

:D :D