oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

13.11.08

A última queda

Durante uma brincadeira com o pai o Miguel caiu, à três meses atrás e bateu com a cabeça no chão, com a zona do frontal. É frequente que neste tipo de traumatismos o médico solicite uma radiografia ao crânio, e em caso de fractura, uma tomografia. Na altura, apenas tratamos do "galo" e ficamos vigilantes, atentos aos sintomas relacionados: vómitos, sonolência, confusão mental, que felizmente, nunca aconteceram. Quando um traumatismo se localiza no parietal, que é parte lateral da cabeça e ocasiona uma fratura, o risco pode ser grave, pode acontecer uma lesão na artéria meníngea, "a zona do frontal é forte", repeti isto a mim mesma uma quantidade vezes: "o frontal é forte" como quem precisa acreditar nisso. Que "não foi nada". As crianças que nesta idade têm a cabecinha proporcionalmente maior que o resto do corpo, quando caem e porque ainda não aprenderam a levar as mãos ao chão para se protegerem, é a cabeça que sofre o primeiro embate. Depois vem o inchaço, o céfalo-hematoma, o "galo", que é um sinal externo que na maior parte das vezes não tem gravidade e sinaliza o sítio do traumatismo. Deve colocar-se gelo imediatamente para parar o inchaço e aliviar a dor.
A consequência das quedas tem muito a ver com a altura, a deslocação, a velocidade, por exemplo a andar de triciclo ou a correr, a consequência da queda pode ser mais séria. Mesmo que a criança não sangre, não tenha vómitos, não desfaleça, é bom consultar um médico, fazer um Raio X. Durante estes meses o Miguel teve sempre aquele altinho na testa, nunca se queixou, mas eu carreguei e carrego uma certa mea culpa, porque uma fratura do crânio é uma via aberta a infeções do exterior (nariz, garganta) para o cérebro e vice versa, fluídos do cérebro para o exterior. Isto sou eu a espoletar e depois de ter armazenado durante este tempo todo informação como esta: "Fractura do crânio em crescimento: forma de fractura do crânio, sobretudo na primeira infância. A laceração da dura-máter por fractura do crânio leva a interposição de substância cerebral, LCR e tecido de granulação. A fractura não fecha e a fenda alarga-se sob a pressão intracraniana" retirada do site medicosdeportugal.saude.sapo.pt ou "As fracturas de crânio podem lesionar artérias e veias que podem sangrar nos espaços à volta do cérebro. As fracturas, especialmente as que se produzem na base do crânio, podem romper as meninges (as membranas que revestem o cérebro). O líquido cefalorraquidiano, que circula entre o cérebro e as meninges, pode então sair pelo nariz ou pelo ouvido. Há casos em que através dessas fracturas entram bactérias para o cérebro, que causam infecções e o danificam gravemente" retirado integralmente do manual da Merck http://www.manualmerck.net.
Fomos ontem fazer o Raio X. Aparentemente, disse a técnica que (a custo, mas isso é para outro post) fez o exame ao Miguel, ele "não tem nada".
Dia 19 espero (ansiosamente) que a Dr.ª Manuela me diga a mesma coisa "O Miguel não tem nada", e, quando é que devemos começar a preocupar-nos quando os nossos filhos caem? Logo quando caem.

10 comentários:

Gema disse...

Não carregues a mea culpa, está tudo bem. Vai estar tudo bem. O frontal é mesmo um osso forte minha querida. Um beijo

Gema disse...

Se não soubesses disso tinhas agido à mais tempo, confia em ti, porque é que deixaste de confiar em ti? (és a melhor mãe que eu conheço), tu sabes que não foi grave por isso ficaste apenas vigilante. Vais ver que o "galito" um dia desaparece (ou não, o Rafael tem um de estimação) e para a próxima já sabes: raio x, nem que seja para descargo de consciência não é?

Becas disse...

Mea culpa??
Ai, ai...

Becas disse...

Com a experiência (curriculo) que tu tens...
Sabes o que é isso? Quando é aos "nossos"...

Carmina Burana disse...

Obrigada pelo conforto Ema. Para a próxima já sei: Raio X. Na hora. nem que tenha que ir a Viana do Castelo! (estava na Sertã para quem não sabe). Até porque não sei ligar com a confiança em mim própria.

Carmina Burana disse...

Sabes o que fazia quando eram os outros? mandava-os para o Raio X! Era logo.
Com o meu filho vacilei. Vá se lá saber porquê.

Gema disse...

Porque a exposição ao Raios X deve evitar-se ao máximo em crianças tão pequenas? E tu sabes isso. Queres mais razões?

Rainha Reles disse...

Se queres ficar com a "mea culpa" fica, mas divide-a por todos, não estavas sózinha quando o miguel caíu pois não?

Carmina Burana disse...

Quero Ema, mais uma ou duas e fico boa.
Rainha Reles: não, não estava. Mas isso não me tira grande peso de cima acreditas?

Rainha Reles disse...

Pá próxima (espero que não há-ja próxima) não vaciles pronto, escusas de ficar com essa moínha.