oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

14.5.09

O Quebra-nozes

Um dia destes o meu filho trouxe para casa um papelinho com um trabalho de casa atribuído pelo Prof. Mário João de música:

" Pesquisar Tchaikovsky (rosto, instrumento que tocava...)
Estamos a ensaiar a música do Quebra-nozes..."

Deu-me vontade de rir, aos 4 anos um trabalho de pesquisa sobre o Tchaikovsky... Na verdade achei o trabalho de casa, a escolha do compositor e da música, escolhas perfeitas para crianças tão pequenas (e há a Barbie e o Quebra-nozes que meninos e meninas adoram!) e um acto de grande sensibilidade por parte do professor.

Nesse dia o Miguel estava demasiado cansado e foi mais cedo para a cama, no outro dia de manhã dei ao Miguel um CD Rom do Tchaikovsky para ele levar para a escola, de uma colecção de CD's interativos de compositores célebres (vida e obra, curiosidades e a possibilidade de tocar - virtualmente claro, os instrumentos musicais). Á noite, viemos os dois para o computador e fizemos o trabalho de pesquisa na internet. Foi divertido. Ficou assim:



Peter Ilich Tchaikovsky
(1840-1893)

Eu e a mamã fomos ao Google e ela ajudou-me a procurar imagens do compositor Tchaikovsky, eu escolhi esta porque é igual à fotografia que está num CD com algumas músicas que ele compôs.
Três dessas músicas deram origem a bailados muito famosos: “A Bela Adormecida”, “O Lago dos cisnes” e o mais bonito dos bailados de Tchaikovsky: “O Quebra-nozes” que estamos a ensaiar na nossa escolinha com o Professor de música, Mário João.
É uma história passada na noite de natal. A menina Clara adormece junto à árvore iluminada, ao lado de um boneco que recebeu de presente – o Quebra-nozes, que se parece com um principezinho, e no sonho da Clara o Quebra-nozes ganha vida por amor, e destemido, enfrenta o tenebroso Rei dos Ratos, um exército de ratazanas e soldadinhos de chumbo!
(Eu e mamã dançamos cá em casa, a mamã põe a tocar a marcha do Quebra- nozes e faz de ratazana e eu faço de soldadinho de chumbo).
Ao pesquisar coisas sobre a vida e obra de Tchaikovsky, descobrimos que ele é Russo duas vezes, porque é de origem Russa (um país da Ásia e da Europa), e porque é loiro. A minha mãe diz que na Rússia quase não há pessoas morenas, as pessoas são quase todas loiras e de pele muito clara com olhos azuis ou verdes, porque a Rússia é um país frio, não tem muito sol e as pessoas não conseguem ficar queimadas e escuras.
Ele nasceu a 7 de Maio de 1840 e hoje é 7 de Maio de 2009, estou a fazer este trabalho com a mãe, 169 anos depois de ele ter nascido (tanto tempo! Que engraçado).
O 1º contacto que Tchaikovsky teve com a música foi com um órgão que havia na casa dele e que ele aprendeu a tocar com a ajuda da mãe, tinha 5 anos, eu tenho quase 4 e o meu instrumento preferido é a guitarra (e já sei dizer muitos dos instrumentos que o Prof. Mário João me ensinou, como por exemplo: maraca, trombone, trompeta, baquetas, piano, flauta, … e aquele que é assim para o lado… ai, não me lembro agora como se chama…).
A família queria que ele fosse advogado e por isso estudou direito em São Petersburgo (diz no Google que ele tinha muito boas notas na escola e ainda não tinha acabado o curso já era empregado no ministério da justiça lá na cidade de São Petersburgo), mas o sonho de Tchaikovsky era dedicar-se à música e matriculou-se então no Conservatório. Passados 3 anos já estava a dar aulas de teoria musical e composição.
Descobrimos também que a música “O Quebra Nozes” nasceu de um conto que se chama “O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos”, acham o nome do conto esquisito? Então vejam como se chamava o escritor que escreveu a história: Ernesto Teodoro Amadeus Hoffmann! (foi um escritor Alemão por isso tem este nome tão esquisito). Mas foi a versão em língua francesa de Alexandre Dumas (célebre escritor Francês) que inspirou o Tchaikovsky para fazer esta música tão bela e mágica.
Ah! Não me posso esquecer de agradecer ao Prof. Mário João por se ter lembrado de nos dar este trabalho de pesquisa, foi muito divertido e com a Música aprendemos imensas coisas!
Bom trabalho para os meus colegas e para todos.

miguel


O trabalho do Miguel (com a minha ajuda mas dele, com mais de "Miguel" que de "mamã" foi elogiado pelas educadoras e pelo Prof. Mário João e ficamos uns e outros, emocionados com isso.

6 comentários:

Rainha Reles disse...

... e passados 3 anos (sobre o TPC da vida e obra de Tchaikovsky) já estava a dar aulas de teoria musical e composição.

Gema disse...

Aposto que todos os outros fizeram copy-paste de um qualquer texto da internet ou se limitaram a imprimir uma página web sobre o Tchaikovsky.
Não admira que o Miguel seja uma criança tão sensível e criativa, passas-lhe isso.

david a. disse...

Tu fazes de... ratazana?
Como é que dançam as ratazanas? (Gostava de ver isso)

david

Carmina Burana disse...

Ó vês!!
"É uma espécie de private dance. No way."

Carmina Burana disse...

Com a música aprende-se mesmo muito, até uma língua estranha se aprende atravez da música. É uma coisa universal, não tem fronteiras, transversal..
Produz efeitos verdadeiramente especiais: dançar, cantar, vibrar, relaxar, (e agoniar também, depende da música).

Carmina Burana disse...

Rainha Reles: O próximo trabalho de casa que o meu filho me vai trazer vai ser da complexidade de fazer uma aurora boreal com uma gema d’ovo por este andar…