oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

5.8.09

Betus pax




Detive-me agora n' O segundo dia mais feliz da minha vida, e num comentário "antigo" do nosso querido Frei Albertino. Seja o que for que ele nos diz, nos conforta (ou emociona).


Albertino disse...
Meu querido Miguel. Tu és, de facto, o rei...
Eu sinto-me importante por ficar ligado, definitivamente (porque o Baptismo imprime carácter e uma vez recebido é para toda a vida) ao rei Miguel. Tenho certeza que um dia te orgulharás dos pais que tanto te amam e que vão mantendo aqui um pouco da história da tua vida.



Quando um dia eu for velhinho, vem até aqui e pede ao Amigo Jesus que me deixe ter muitos cabelos brancos mas um olhar sempre bonito como o teu.


Beijinhos para o Miguel, rei pequenino e abraço aos pais e avós.


Frei



Está (estará) sempre presente nas nossas vidas, ligado, e nós a si, pelo pensamento, pelas emoções, pelas saudades... Obrigado pelo carinho, pela amizade, pelos ensinamentos, pelas coordenadas, por esta sensação boa, de paz, que apesar dos problemas, do tempo sempre a correr... "está tudo bem", estamos no coração uns dos outros, fazemos sempre "parte d' alguém".

Soube à uns dias, quando regressamos de férias, que "andava um bocadinho abatido e triste". Os padres costumam rezar por nós, costumam pedir a Deus que "Olhe por nós", "nos leve pelo bom caminho", "ilumine as nossas vidas", quantas vezes estivemos presentes nas suas orações? Que eu tivesse sentido, muitas! Isto é só para lhe dizer que nós fazemos o mesmo, mas ao contrário :) ou seja: por si! Está bem? E fazemos com força e pedimos que Olhe por si e somos como as candeias, andamos acesas e juntas (à sua volta e de dia e de noite se for preciso, os amigos são para essas coisas) para que tenha sempre luz.


Um abraço forte.



em casa dos meus pais, hoje ao fim do dia:

minha mãe: - Tens ido ver o Frei Albertino?

eu - Não ultimamente, mas fui ao blogue.

meu pai - Ao blog...

minha mãe: - Agora também se vai à missa pela internet
pelos vistos.


http://betus-pax2.blogspot.com/


(espero que isto o faça sorrir um bocadinho)


Post relacionado: O segundo dia mais feliz da minha vida (as fotos)

29 comentários:

Lutetia C. disse...

Minha querida amiga,

tu sabes que sigo o rei na barriga todas las veces que posso si no comento más vezes es porque o portugues no es dos melhores, mas que tu me entendes, no me duda de que es una mulher de asoluta fé, me recuerdo de ti con tu pequeninho em braços, recém nascido a decir – “Deus e grande!

Enquanto las personas evocam a Deus no infortunio tu lo mencionas en la alegría. Nunca voy a olvidar disso.
Sé que no vás a igreja como nos otros desejaríamos (e Deus también!) pero que importa? És uma afortunada, tu família, tu hijo, teus amigos que aqui se encontran son preciosos para ti e tu para ellos, solo una boa persona com tu podría ter todas estas gracias de Deus.

Haveis sido hospedeira como eu, voluntaria, sabeis que dar tanto de nos aos otros nos rompe, es assim com Frei, as missas (quando as pessoas partem), a escrita en blogue, a amizade e cuidado para com los demás, la dedicação nos rompe a todos, eles são los que mas necesitan, seguir-lo (a Frei) e orar por él es o que podemos todos hecer.

No dejas nunca de escribir aquí tus emociones querida,
un gran beso desta tu hermana

MiudaCute disse...

LOL (a tua mãe ter achado estranho, melhor: conhecendo eu a tua mãe, a d. Ana não achou nada estranho, ela achou piada, isso sim)

Os blogues aproximam as pessoas. Ainda bem que há net e há blogues assim, a provar que a net "é um bom caminho".

beijinhos!

Unknown disse...

Foi com muito agrado e alguma emoção (é ainda muito recente a imagem que tenho dele no dia em que perdi a minha mãe) que (re) encontrei aqui o Frei Albertino Rodrigues.
Foi um prazer também e inesperado rever as fotos do baptizado do Miguel por muitas delas terem sido retiradas do blog numa opção perfeitamente legítima, mas a verdade é que o nosso pequeno monarca faz uma falta incrível nos muitos espaços em branco que ainda há por este blog.

Quanto ao Frei Albertino, por trás daquela figura frágil, está um homem incansável, que canaliza toda a sua força (até ficar sem ela, muitas vezes muito provavelmente) para as celebrações às quais preside, para as missões, para o ensino, até para um blog que é uma coisa que exige uma enorme dedicação e no fim é uma prova do seu condão humano, da sua perseverança em espalhar a fé e a sua crença e guardar os amigos.

A si, bem ha-ja por tudo minha querida (por ser tão animadora, tão especial) um beijinho.


manuela spiller ayres
7Aug09

Carmina Burana disse...

Olá soror (Lutetia)! não estava nada à espera :)
eu já volto a si...

Olá minha querida Manuela (isto é só queridos e queridas, ainda pensam que somos de cascais, bom, à frente...) o "nosso" Frei Albertino é em tudo para nós muito especial, é verdade, é professor, é missionário, ... dedica-se a um mundo de coisas boas.
Notei no seu comentário (Manuela) umas tristezas mas em breve estaremos juntas e num lugar de chegada (um cais, boa?) nem todos os lugares são só de partida.

Miuda Cute: A minha mãe, o meu pai, não acharam nada estranho, acharam piada claro, como se eu ir ao blogue fosse "desculpa" para o tempo que passo sem ir à igreja. E não é. Nem é a mesma coisa, há missas online mas não sou nada adepta, gosto do ritual presencial. Beijinhos!

Lutetia: Eu passo a vida metida nas igrejas soror! sou uma autêntica ratinha de sacristia! (saio ao meu pai, não é só uma questão de fé, de retiro, é pela parte histórica também, patrimonial). Mas sou pouco vista por não ir (muitas vezes) à missa, é certo.

Quando nos damos muito, primeiro que isso nos fortaleça, enfraquece-nos.
Mas depois renascemos melhores, não há problema.

Agora a ver se sou capaz de dizer alguma coisa na sua lingua materna:

Добро пожаловать

(que é como quem diz Bienvenida aquí)

Eu, Claudia disse...

Que abençoada és tu rapariga! Filho, marido, pais...

Adorei ver o Miguel pequenino nas fotos, com 5 meses (já se passaram 4 anos! Meu Deus, o tempo foge!)

E força!! (também sei que estás a precisar, andei a ler uns post's "ingratos" perdidos por aqui)

Becas disse...

Abençoada rapariga, pois é o que eu sempre digo.

Eu, Claudia disse...

Mandei o comentário e só depois pensei nisto do "Abençoada és..." Às vezes expressamos muito, e profundamente e publicamente a amizade e o carinho que sentimos mas não é muito bom dizer isto assim, pois não? (Capaz de atrair gente inbejosa? Achas?)

Eu, Claudia disse...

Mandei o comentário e só depois pensei nisto do "Abençoada és..." Às vezes expressamos muito, e profundamente e publicamente a amizade e o carinho que sentimos mas não é muito bom dizer isto assim, pois não? (Capaz de atrair gente inbejosa? Achas?)

Carmina Burana disse...

“… profundamente e publicamente”

e repetidamente também pelos vistos, comentas-te duas vezes (estou a rir!)

“Inbejas?” Credo! É claro que somos abençoadas Claudia, não há mal nenhum (não pode haver mal nenhum) em deitarmos isso cá para fora. Eu olho para os meus pais, para o meu marido, para o meu filho (quando ele nasceu, como lembrou a soror Letitia lá em cima, a frase que me ocorreu foi: mas Deus é grande) e sinto-me abençoada e por outras coisas, pelos amigos, pela saúde que vamos tendo, pela nossa casa… não quer dizer que os ventos não mudem, que estejamos a salvo de todos os males, perigos e das pessoas que não nos querem bem, não quer dizer que isso não nos passe pela cabeça, por isso também baptizamos os nossos filhos e sermos baptizados nos confere alguma paz (o Frei Albertino explicaria isto muito melhor do que eu) mas há que ter mais fé que diabinhos de pé de orelha. É nisso que eu acredito :)

“não é muito bom dizer isto assim, pois não?”

Eu acho que é. Mau é dizer mal, é criticar, é não ser tolerante, é não ser capaz de dizer amo-te, gosto de ti, tenho saudades tuas, admiro-te, desejo-te boa sorte, essas coisas, isso é que é mau. Sobretudo para as pessoas que não são capazes de o dizer.

Quanto aos post’s mais “ingratos”, obrigada pela força, mas aquilo não é nada. São os lobos com pele de cordeiro (um dia ainda hei de aprender a lidar com isso).

Carmina Burana disse...

Becas: Ainda estás aí? (estou a seguir os teus passos cibernauticos pelo netvibes)

Vieste “dar-me a bênção” foi? Posso interpretar este sinal como: já não estou zangado contigo por causa daquele post tanto blogue para nada?

Becas disse...

Bolas! Já nem aqui na Itália se pode comentar num blogue da concorrência sem ser visualizado??

Becas disse...

Não Carminazita, já não estou zangado contigo por ter caido que nem um patinho no "tanto blogue para nada".
Não consigo estar zangado contigo mais do que 3 segundos, deve ser por ter um enorme prazer em ser enganado por ti.

Becas disse...

Este post é demasiado... religioso.
Não me atrevia a entrar aqui zangado, antes perdoar, "dar a outra face". Vá, engana-me lá outra vez.

Carmina Burana disse...

Amanhã faço anos.

Becas disse...

"Com a verdade me enganas não vale". Não sei eu outra coisa que fazes anos amanhã. 8 do 8, impossível esquecer.

Carmina Burana disse...

Cada vez me sinto mais deprimida de fazer anos em Agosto, já não bastava uma infância sem festas porque primos e coleguinhas estava tudo de férias, já não bastava por esta altura não ter mais que 2 ou 3 gatos pingados para jantar, agora dois dias antes já me começam a ligar a lembrarem-se dos meus anos mas a dizerem coisas como: Estou no Algarve! Estou nos Alpes! Este ano vim até à Austria! Aos Açores! Desculpa, não posso ir ao teu jantar de anos porque estou aqui num resort, num SPA!

Deprime qualquer um.

Becas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Becas disse...

Conseguiste. Caí outra vez que nem um patinho.
Vou já fazer as malas. Eu nem gosto de Itália. Nem de Italianas nem nada. Nem do café daqui. Nem deste tempo. É só enxugar esta lagrimita e vou já fazer as malas.

Carmina Burana disse...

Ainda brincas não é?

Carmina Burana disse...

Fazes anos num mês que não é férias nem é Natal nem é nada, as pessoas não têm mais que fazer vão aos teus anos, não é?

Becas disse...

É.

Becas disse...

Ainda não tinha visto as coisas nessa prespectiva... Obrigado sim? Estou deprimido.

Becas disse...

Fora de brincadeiras, um forte abraço ao Frei Albertino (ele baptizou a Francisca, foi igualmente memorável, aquilo que diz também, fica.)

Carmina Burana disse...

A Francisca, a Carlota (neta da nossa querida Maria Manuela Rozeira), ...

Carmina Burana disse...

Abençoadas crianças!

Becas disse...

Então... PARABÉ...!! Aah! Ainda não se pode pois não?

Carmina Burana disse...

Não Becas, ainda não :D

Gema disse...

PARABÉ...!! Agora já se pode (00:16AM) mas eu prefiro tirar-te da cama! +351 21014.. .. ..

Albertino disse...

Olá, Olá, olá a todos...

E NÃO É QUE SEM QUERER O FREI VEIO AQUI PARAR HOJE...

Procurando uma coisa na net aqui vim dar e... há quanto tempo...
Antes de mais, e com uma lágrima, OBRIGADO pelas palavras que acima li acerca de mim. Que Deus recompense a vossa generosidade e sim... REZEM POR MIM, bem preciso de sentir a força da oração.
OBRIGADO!!!

E o rei Miguel? que é feito dele? Já sei e não me admira, já nem se lembra do Frei.
É que o Frei já saiu da Luz para Santo António, de lá para a Comunidade de Campo de Ourique e... agora está outra vez no Seminário da Luz. Ah pois é eh eh.

Bom que feliz me sinto por Deus esta noite me ter trazido aqui...

Abraço grande para todos e um muito especial para o Miguel.
Nunca se esqueçam de rezar por este pobre de Cristo que sou eu.

Deus vos abençoe.

Frei