oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

9.7.10

Varicela


A varicela é uma doença causada por um vírus com o mesmo nome. Transmite-se através de gotas minúsculas que pairam no ar e que contêm o vírus. A varicela é contagiosa desde o aparecimento das primeiras erupções da pele em forma de borbulhas com liquido dentro (bolhas) e continua a ser contagiosa até as últimas bolhas formarem crostas (habitualmente uma semana após o aparecimento da varicela).

Ao Miguel tudo começou com uma borbulha na 'asa' esquerda do nariz

(vê-se bem na foto, é a borbulha mãe!).


Dois dias depois tinha três bolhinhas no peito com liquido transparente lá dentro e a pele na zona das bolhinhas estava rosada.
Depois do meu momento de arte dramática
"ai meu Deus! isto parece zona!"
deixei-me de teatro
"isto é mas é varicela, do mal o menos, eu tive para aí com 12 anos e ele fica já despachado"
fui com o Miguel ao posto médico.
A médica não estava, a pediatra também não, metade da corporação formada em clínica geral estava mas estava de férias, um exército de pessoas para serem vacinadas, auscultadas, enfim, e eu ali com um menino em pleno auge do contágio da varicela na mão e a enfermeira que me atendeu
(as enfermeiras nunca me dão razão, esta vez não ia ser a primeira)

a dizer-me que eram "borbulhas do calor", ou "picada de insecto" e eu "ou varicela" e a enfermeira
(as enfermeiras nunca me dão razão, desta vez não ia ser diferente)
"na... varicela começa com febre e ele não tem febre, para além disso as primeiras borbulhas aparecem atrás das orelhas"
examinou-lhe a parte de trás das orelhas e concluiu triunfante
"Vê mãe? Atrás das orelhas o seu filho não tem nenhuma".
Como a intuição das mães é uma teima, como que uma birra, fui com o Miguel ao hospital mas foi mal pensado porque um hospital é um sítio onde há o quê? Muitas enfermeiras. E eu já aqui disse tudo o que tinha a dizer sobre enfermeiras.

No dia seguinte de manhã o Miguel tinha bolhas pelo corpo todo
(até tinha atrás das orelhas para fazer a vontade a alguma enfermeira mais céptica)
fomos direitinhos ao posto médico mas por causa da greve da função publica só havia uma pessoa para pegarmos a varicela: o sr. Armando (vigilante) mas como o sr. Armando já tinha tido varicela em pequeno e uma pessoa que tenha tido varicela desenvolve imunidade e não pode contraí-la de novo, não lhe pegamos coisa nenhuma. Fomos tentar no hospital e desta vez deram-me razão
(desde já o meu obrigado, não é que eu não pudesse ir à farmácia comprar o "CALADRYL" que é aquele remédio que deixa os meninos todos cor-de-rosa, mais um frasco de ATARAX para ele não se coçar mas uma doença atestada por um médico é logo outra coisa)
"Não há dúvida, o seu filho tem varicela".
Pois.
O Miguel tinha as unhas bem cortadas mas eu cortei mais um bocadinho (assim evita que ele arranhe a pele ao coçar-se porque demoramos um bocadinho a explicar a uma criança que não pode coçar porque depois aquelas borbulhas vão deixar uma cicatriz muito feia).
Para tomar banho deve usar-se Lactacyd, OLEOBAN ou Betadine em espuma (do frasco vermelho). Eu usei o Lactacyd.
Não me lembrava já (nem a minha mãe, a avozinha Ana) que a loção "CALADRYL" espalha-se pelo corpo e tem que se deixar secar muito bem (só depois vestir a roupa), nós espalhámos a loção, o Miguel sentou-se, continuámos a espalhar até ele ficar cor-de-rosa (e com um aspecto barrento) e quando o Miguel se levantou agarrado ao rabinho veio o lençol! Para o Miguel aquilo foi uma risota, nós (eu e a avó Ana também rimos mas era de fininho e só para lhe fazer a vontade porque não teve absolutamente piada nenhuma arrancar-lhe um bocado de lençol colado ao rabiosque com muito jeitinho e perícia para não arrancar borbulhas e tudo).

Lembramo-nos sim que é mais fácil, rápido e eficaz espalhar a loção pelo corpo com as mãos, que com algodão como diz na literatura do medicamento.
Como a minha sogra não se lembra se o Ricardo teve varicela
(e como ela não se lembra eu parto do princípio que ele não teve porque se não ela lembrava-se)
e porque temos férias marcadas daqui a 1 semana (hotel pago e tudo) decidimos separar o Miguel do pai para não o contagiar. De inicio pensamos em dividir a casa (eu e o Miguel ficávamos com a cozinha, o quarto de casal e a casa de banho grande, o pai com o quarto do Miguel, a casa de banho do quarto e a sala) sem nunca nos cruzarmos, mas por sorte temos sempre a avozinha Ana que apesar de andar coxa duma perna e a fazer fisioterapia a uma rotura de ligamentos num braço e ao avô João que está a fazer cocó de fininho à mais de 3 dias mais a hérnia do hiato e a gastroenterite corrosiva, já para não falar nos setenta e tal anos para cada lado (72 para o lado do avô, 74 para o lado da avó), ficaram com o Miguel de dia e de noite!

O menino de barro ainda tem algumas bolhas novas na cabeça (por baixo do cabelinho), no resto do corpo estão a cicatrizar bem,





já se nota: a varicela... está a passar.

8 comentários:

Gema disse...

O Miguel mesmo cheio de borbulhas irritantes faz carinha de desenho animado! É mesmo uma criança feliz :)
Que passe depressa e já tá despachado!
Beijinhos.

Becas disse...

Se o pai ficar com varicela eu vou contigo nas férias, não há problema. Tomo conta de ti e tomo conta do teu filho se for preciso.

Carmina Burana disse...

Depois o pai vai ter que tomar muito “Atarax” para as comichões, porque eu ir de férias com o filho e tu atrás deve ser coisa para dar imensa comichão :)

Carmina Burana disse...

(G)Ema: Hoje chorou um bocadinho
:( por causa daquela coisa de ter que se deixar secar a loção para não pegar, chorava de frio (deve arrefecer muito a pele) e também já está farto das borbulhas, perguntava ininterruptamente “quando é que eu não vou ter mais borbulhas main?”
Mas o remédiosinho (CALADRYL) é fantástico, seca as bolhas num piscar de olhos.

Carmina Burana disse...

Agora ao pai têm-lhe nascido toda a espécie de borbulhas :D
Só para baralhar.

Lenick disse...

Com olhos tão lindos nem se vê borbulha!

Diana Beatriz Oliveira disse...

Estava procurando rosas de barro no google e achei seu filhinho de barro. Fiquei tocada por ver tanto amor e sensibilidade num post sobre varicela. Que sorte de mãe e filho por viverem isso.

Carmina Burana disse...

Espero que apesar de ter tropeçado neste blogue (eu tenho o péssimo hábito de deixar tudo espalhado por aí), tenha encontrado as rosas :)
Obrigada pelo carinho, pelo comentário bonito, boa sorte para si.